Piloto faz prova segura e conquista primeira vitória na categoria; o paulista Juan Vieira e o venezuelano José Miguel Alvarado completam o pódio
Em prova marcada por muita competitividade e com uma dose extra de emoção, o piloto Pedro Burger venceu a segunda corrida da terceira etapa da Fórmula Academy Sudamericana, realizada nesta manhã no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Foi a primeira vitória do paulista de 18 anos na categoria. O conterrâneo Juan Vieira, líder do campeonato, e o venezuelano José Miguel Alvarado completaram o pódio.
A corrida foi marcada por uma grande disputa pela vitória desde o início. Como determina o regulamento, os pilotos largaram com base no resultado final da primeira prova, mas com o grid invertido. Assim, Rafael Dias largou do primeiro posto, dividindo a primeira fila com Burger. Rafael Grasti partiu em terceiro, com Alvarado e Vieira logo atrás.
Burger assumiu a ponta ainda na primeira volta e teve sempre próximo Alvarado e Vieira. Os três pilotos mantiveram praticamente o mesmo ritmo durante as 18 voltas, mantendo assim indefinido o resultado da prova até a bandeirada. Vieira ainda conseguiu ultrapassar Alvarado na última volta, na Curva do Bacião, e levou o segundo lugar. Burger, no entanto, demonstrou força e consistência para vencer. Os três primeiros terminaram separados por apenas 1s493.
“Estou muito emocionado com essa primeira vitória na Fórmula Academy. Fiz uma prova muito segura, controlando o Alvarado e o Vieira. Conseguia abrir na saída do Bacião e, assim, mantive a vantagem até a bandeirada. Foi uma prova muito dura, desgastante pelo fato de não poder cometer qualquer erro. Quero agradecer a todos que contribuíram para essa vitória. É muito bom ganhar”, afirma Burger.
O resultado manteve Vieira na liderança do campeonato com 133 pontos. Grasti é o segundo com 102. Alvarado ocupa a terceira posição com 87 pontos. A quarta e última etapa do campeonato, que decidirá o título da temporada, acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro no Autódromo Victor Borrat Fabini, em Montevidéu, Uruguai.
Resultado da segunda corrida:
1) Pedro Burger (BRA) – 18 voltas em 21min47s494
2) Juan Vieira (BRA) – a 0s803
3) José Miguel Alvarado (VEN) – a 1s493
4) Rafael Grasti (BRA) – a 32s071
5) Rafael Dias (BRA) – a 36s812
Melhor volta: Juan Vieira em 1min08s176
Classificação do campeonato:
1) Juan Vieira (BRA) – 133 pontos
2) Rafael Grasti (BRA) – 102 pontos
3) José Miguel Alvarado (VEN) – 87 pontos
4) Pedro Burger (BRA) – 82 pontos
5) Rafael Dias (BRA) – 53 pontos
6) Marcelo Servidone (BRA) – 38 pontos
7) Pedro Ferro (BRA) – 10 pontos
Foto: Tiago Guedes
Por: MediaOne Communications