– Além de receber 120 garotas na véspera de todas as corridas, nas 10 cidades icônicas, programa garante acesso exclusivo no dia da corrida para 50 jovens em todos os mercados, bem como o e-karting e outras ativações em escolas e universidades na maioria dos locais.
– A iniciativa de formação durante toda a temporada é parte integrante do programa de diversidade de gênero da competição, assim como o primeiro teste do gênero exclusivamente com mulheres, que reuniu 17 pilotos de elite na pré-temporada em Madri.
– O Parceiro de Título do Campeonato, ABB, também anuncia um compromisso renovado com o programa, como Parceiro Principal para a 11ª temporada.
– Agora em seu sétimo ano com a Fórmula E, o FIA Girls on Track já apoiou mais de 4.500 jovens mulheres com iniciativas educacionais na semana da corrida, incluindo workshops, acesso aos bastidores e palestras sobre carreiras conduzidas por mulheres líderes no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E.
A Fórmula E revelou hoje que o início da Temporada 11 trará também planos ampliados para sua iniciativa de diversidade de gênero na formação de base – FIA Girls on Track – com novas ativações no dia da corrida para 50 garotas, bem como chance de acesso mais exclusivo aos bastidores disponíveis para aquelas que buscam construir uma carreira no automobilismo e nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Reafirmando o seu compromisso com a educação e a inclusão do gênero no automobilismo, a Fórmula E ampliou ainda mais o seu apoio à iniciativa de base, permitindo que ainda mais jovens tenham acesso e aprendam com o esporte totalmente elétrico. Oportunidades e ativações adicionais de e-karting em escolas e universidades vão se somar ainda ao total de 120 garotas já envolvidas na programação em cada corrida, incluindo representantes da iniciativa que participarão da premiação no pódio da vitória em cada um dos mercados.
Esta melhoria da iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla a longo prazo para promover a igualdade de gênero e apoiar o percurso das mulheres no automobilismo.
Recentemente, a Fórmula E foi pioneira num campeonato da FIA ao realizar um evento de teste só para mulheres – para dar uma oportunidade única às pilotos de elite de desenvolverem as suas capacidades no carro atual da Fórmula E, o novo GEN3 Evo, capaz de fazer o 0-100 km/h em apenas 1,86s, 30% mais rápido do que um carro de F1 atual.
Abbi Pulling, que lidera o campeonato da F1 Academy, assegurou o tempo mais rápido na sessão de três horas para a equipe de Fórmula E da Nissan, junto a um grupo de 17 pilotos que representam o mais alto nível do talento feminino.
O teste feminino faz parte da estratégia ampliada da Fórmula E a longo prazo, juntamente com o programa Girls on Track da FIA, para eliminar barreiras e expandir as oportunidades para as mulheres no campeonato totalmente elétrico.
Na última temporada, a Fórmula E expandiu a experiência do FIA Girls on Track para jovens mulheres de 12 a 18 anos em todos os locais de corrida, realizando 27 eventos em 11 finais de semana de corrida, tanto na pista quanto nas comunidades, apoiando mais de 4.500 jovens em todo o mundo desde o início de parceria nesse programa da FIA.
ABB renova compromisso com Parceria Principal
A Fórmula E tem o prazer de anunciar que a ABB renovou o seu compromisso como Parceiro Principal para o programa FIA Girls on Track para a Temporada 11, reforçando sua dedicação à promoção da igualdade de gênero e à inovação na competição totalmente elétrica, como parte da sua Agenda de Sustentabilidade para impulsionar o progresso social, através do programa de formação para inspirar a próxima geração de mulheres.
Experiência FIA Girls on Track na Temporada 11
Para a Temporada 11, o programa tem como objetivo chegar a um número ainda maior de jovens mulheres em todos os locais de prova, apoiando a crescente procura feminina por oportunidades e dando apoio para que sigam carreira no automobilismo. Os eventos serão realizados em colaboração com as comunidades locais, aproveitando experiência e relacionamentos de cada área. Isto se alinha com a abordagem de impacto social mais amplo da Fórmula E, que consiste em envolver as comunidades locais de cada local de corrida.
Além das 120 jovens que participam em visitas aos bastidores e workshops na véspera de cada corrida, 50 jovens terão acesso exclusivo ao espaço FIA Girls on Track na Fan Village nos dias de corrida, juntamente com a opção de assistir a palestras inspiradoras sobre carreiras, conduzidas por mulheres do ecossistema da Fórmula E, ajudando com orientação e aconselhamento para funções variadas em engenharia, tecnologia, condução, gestão de equipes, sustentabilidade, meios de comunicação e marketing.
Outras atividades oferecidas no programa incluem:
- Novo boletim informativo da comunidade FIA Girls on Track para manter as participantes envolvidas no programa em todo o mundo, durante todo o ano.
- Uma área centralizada de recursos para conectar as participantes aos principais grupos e acionistas do mercado, Associações Esportivas Nacionais, grupos comunitários e oportunidades de aprendizagem.
O programa FIA Girls on Track é orgulhosamente apoiado pela Hankook (Parceiro de Apresentação), ABB (Parceiro Principal) e FortescueZero (Parceiro Oficial).
Julia Palle, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Fórmula E, afirmou:
“Há muito empenho em continuar a proporcionar o maior número possível de oportunidades a jovens mulheres que queiram vir trabalhar no setor. Estamos conscientes demais sobre o desequilíbrio entre os papéis masculinos e femininos, sendo assim, com um programa cada vez maior em eventos e oportunidades, em que as mulheres podem aprender e ganhar confiança, o setor pode começar a se equilibrar e a beneficiar todas as pessoas envolvidas.
No entanto, nosso compromisso para com as mulheres não se limita às bases, mas também ao auge do esporte. Em Madri, a realização de uma sessão de testes só para mulheres proporciona uma oportunidade crucial de testarem a si próprias utilizando a tecnologia atual, que esperamos que não só desenvolva as suas próprias capacidades, como também sirva de inspiração para muitas das jovens mulheres envolvidas no nosso programa FIA Girls on Track”.
Karin Lepasoon, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da ABB, afirmou:
“É com grande entusiasmo que anunciamos o nosso apoio contínuo à iniciativa FIA Girls on Track. Este programa é uma ótima maneira de divulgar as muitas aplicações animadoras e variadas das STEM à próxima geração de mulheres, para além da infinidade de carreiras disponíveis para elas, mesmo nas indústrias mais dominadas pelos homens.
Na ABB, vemos a diversidade e a inclusão como uma força fundamental para um negócio bem-sucedido e sustentável. Em última análise, são fatores essenciais para permitir que as indústrias superem e ultrapassem o seu desempenho, razão pela qual temos o nosso próprio compromisso de aumentar a proporção de mulheres em cargos de gestão sênior para 25% até 2030”.
FIM DO COMUNICADO
Serviço E-Prix São Paulo – abertura da Temporada 2024/2025
Datas: 6 de dezembro (sexta-feira): Treino livre 1
7 de dezembro (sábado): Treino Livre 2, Classificação e Corrida
Horário: Sexta-feira a partir de 16h30, sábado a partir das 7h30
Local: Sambódromo do Anhembi – São Paulo
Idade: livre para todas as idades. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um dos pais ou um responsável legal
Ingressos: a partir de R$167,50
Compras: Fever UP (URL: Link)
Calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E 2024/2025
Rodada 1: São Paulo, Brasil – 7 de dezembro de 2024
Rodada 2: Cidade do México, México – 11 de janeiro de 2025
Rodadas 3 e 4: Jeddah, Arábia Saudita – 14 e 15 de fevereiro de 2025
Rodada 5: Miami, EUA – 12 de abril de 2025
Rodadas 6 e 7: Mônaco – 3 e 4 de maio de 2025
Rodadas 8 e 9: Tóquio, Japão – 17 e 18 de maio de 2025
Rodadas 10 e 11: Xangai, China – 31 de maio e 1º de junho de 2025
Rodada 12: Jacarta, Indonésia – 21 de junho de 2025
Rodadas 13 e 14: Berlim, Alemanha – 12 e 13 de julho de 2025
Rodadas 15 e 16: Londres, Reino Unido – 26 e 27 de julho de 2025
Equipes e Pilotos para Temporada 2024/2025:
Andretti Formula E: Jake Dennis / Nico Müller
DS PENSKE: Jean-Eric Vergner / Maximilian Günther
Envision Racing: Sébastien Buemi / Robin Frijns
Jaguar TCS Racing: Nick Cassidy / Mitch Evans
Kiro Race Co: a confirmar
Lola Yamaha ABT: Lucas Di Grassi / Zane Maloney
Mahindra Racing: Edoardo Mortara / Nyck De Vries
Maserati MSG Racing: Stoffel Vandoorne / Jake Hughes
NEOM McLaren Formula E Team: Sam Bird / Taylor Barnard
Nissan Formula E: Norman Nato / Oliver Rowland
TAG Heuer Porsche Formula E Team: Antonio Félix da Costa / Pascal Werlein
Credenciamento de Mídia e Imprensa: Link
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de
l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Por: Eugenio Augusto Brito – Textual Comunicação