Fórmula E: após acidente, Senna pede mudanças em Mônaco

Piloto leva susto em batida na primeira curva, mas sai apenas com dores no corpo

Bruno Senna escapou apenas com dores pelo corpo do sério acidente em que foi envolvido neste sábado logo depois da largada do E-Prix de Mônaco, 7ª etapa da Fórmula E. Na saída do esse ao final da reta de largada, o piloto da Mahindra Racing deu de cara 252421_499513_bruno__monaco_2_web_com o carro do alemão Daniel Abt, que acertara o guarda-rail na esteira de um toque com o do francês Nicolas Prost e parou sem qualquer aviso. Sem margem de manobra, Bruno “escalou” o carro de Abt, saltou com as quatro rodas no ar e aterrissou de lateral. A única alternativa foi o abandono da prova depois de deixar o cockpit sem qualquer ajuda.

No final da corrida, na qual o suíço Sébastien Buemi repetiu a vitória de Punta del Este (Uruguai), Bruno contabilizou, além dos danos materiais no carro e do incômodo especialmente nas costas, uma má-disfarçada irritação com o traçado das ruas do principado, que utiliza parcialmente o desenho do GP de Fórmula 1. “Conversei com o pessoal da FIA e pedi mudanças no desenho para o próximo ano. A gente já sabia que a chance de acontecer algo ali na largada era grande. Sem contar que a prova praticamente não teve ultrapassagens”, lembrou. Diferentemente da conhecida pista da F1, a subida do cassino foi abolida e os carros entravam à direita na altura da curva Ste. Devote.

O epílogo prematuro foi um pesado golpe contra a expectativa de Bruno de iniciar uma recuperação no campeonato que o deixasse mais próximo dos ponteiros. Estacionou nos 28 pontos, se manteve em 10º na classificação geral e viu o líder Lucas di Grassi e o vice Nelsinho Piquet, segundo e terceiro colocados na prova, se distanciarem ainda mais na ponta da tabela – têm agora 93 e 89 respectivamente. A próxima etapa está marcada para dia 30 em Berlim (Alemanha).

Bruno, no entanto, admitiu que poderia estar numa posição melhor que a 7ª no grid e, assim, reduzir os riscos de um choque. “Errei na estratégia do treino classificatório. Ataquei na primeira volta, os pneus e os freios não estavam prontos, e aí ferrou. Com isso, a segunda acabou sendo conservadora demais, porque fiquei sem as referências ideais’, explicou. Na segunda-feira, Bruno estará na sede da equipe na Inglaterra e na quinta testará o carro da McLaren GT3 em Snetterton.

O resultado da prova:

1 – Sebastien Buemi – e.dams-Renault – 47 voltas em 48’05″225
2 – Lucas Di Grassi – Audi Abt – 2″154
3 – Nelson Piquet – China – 4″634
4 – Sam Bird – Virgin – 4″801
5 – Jerome D’Ambrosio – Dragon – 5″881
6 – Nicolas Prost – e.dams-Renault – 11″032
7 – Stephane Sarrazin – Venturi – 26″472
8 – Scott Speed – Andretti – 41″138
9 – Charles Pic – China – 49″538
10 – Antonio Felix Da Costa – Aguri – 52″658
11 – Nick Heidfeld – Venturi – 52″936
12 – Jarno Trulli – Trulli – 58″984
13 – Karun Chandhok – Mahindra – 1 volta

Não completaram:

Vitantonio Liuzzi
Jean Eric Vergne
Salvador Duran
Loic Duval
Daniel Abt
Jaime Alguersuari
Bruno Senna

O campeonato:
1.Di Grassi 93; 2.Piquet 89; 3.Buemi 83; 4.Prost 77; 5.Bird 64; 6.D’Ambrosio 52; 7.Da Costa 45; 8.Vergne 34; 9.Alguersuari 30; 10.Senna 28.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 – Serviços Jornalísticos Ltda.
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Foto: Divulgação/MF2

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