Debutamos no Autódromo Velo Città
“A primeira vez a gente nunca esquece”, é o que diz uma máxima popular.
Assim, nosso debute no autódromo Velo Città em Mogi Guaçu-SP foi válido pelo 19º Round, num par de dias de bastante Sol e calor e recheado de emoções, adrenalina e disputas, muitas disputas!
E esse Round foi repleto de “primeiras vezes”!
Explico.
Além de ser a primeira vez da F. Inter no Velo Città, foi também a primeira vez que Alex Seid venceu na categoria, ele que estava estreando a nova pintura em seu capacete, foi ainda a primeira vez dos pilotos André Nobre e Gabriel Beumer guiando os bólidos da categoria e igualmente a primeira vez em que o piloto Daniel Mageste pilotou, de forma válida pelo campeonato, o MG-15 de cor Açaí nesse seu retorno ao cockpit, ele que foi revelado pela “Incubadora de Pilotos da Fórmula Inter” e fez questão de ostentar nas laterais de seu fórmula, seu estimado numeral #82.
Os Treinos Livres e o Classificatório
1º Treino Livre
Diferente também foi a sexta-feira (12/10 – feirado nacional), haja vista que nela, além dos tradicionais treinos livres das sextas-feiras fora incluído o treino classificatório.
Rotina alterada e agenda preenchida com muitas atividades em pista para os pilotos e staff técnico da categoria.
Pela manhã, às 08h55, vem a liberação para que os MG-15 pudessem avançar ao traçado Guaçuano tendo início o primeiro treino livre do dia.
Uma certa apreensão no ar, afinal era um traçado diferente para todos e um a um os carros se põem no trilho emborrachado do Velo Città…
O representante de Volta Redonda, piloto Daniel Mageste, surpreende a todos demonstrando sua destreza ao volante do Açaí #82 cravando o melhor tempo desse treino, sendo o único a girar na casa de 1’35” durante todos os dias de competição em Mogi Guaçu.
Os tempos do 1º Treino Livre:
1º – #82 Daniel Mageste – 1’35”900
2º – #7 Alex Seid – 1’36”271
3º – #18 Marcelo Henriques – 1’36”625
4º – #42 Gabriel Salomão – 1’36”763
5º – #3 Edu Bruza – 1’37”201
6º – #12 André Nobre – 1’38”652
7º – #11 Raphael Frossard – 1’40”366
8º – #31 Gabriel Beumer – 1’40”509
2º Treino Livre
No segundo treino livre, às 12h10, debaixo de um Sol “fritador” e com os pilotos já mais habituados ao traçado, mudou tudo! Ninguém repetiu a mesma colocação e tivemos 5 pilotos “embolados” no mesmo segundo em 1’37”, mas quem ponteou a grelha de tempos foi o piloto Marcelo Henriques, de volta ao cockpit de seu “Silver Jet” #18 nesse round, fez o melhor tempo desse treino.
Os tempos do 2º Treino Livre:
1º – #18 Marcelo Henriques – 1’36”835
2º – #42 Gabriel Salomão – 1’37”261
3º – #3 Edu Bruza – 1’37”353
4º – #82 Daniel Mageste – 1’37”685
5º – #7 Alex Seid -1’37”810
6º – #31 Gabriel Beumer – 1’37”969
7º – #12 André Nobre – 1’38”079
8º – #11 Raphael Frossard – 1’39”044
Treino Classificatório
E às 15h20 aproximadamente, ainda sob muito calor, a pista era liberada mais uma vez para a entrada dos bólidos da Fórmula Inter, dessa vez para realizarem o treino que definiria a posição de cada piloto no grid de largada do próximo dia.
Apesar da liberação da pista, uma certa tensão pairava no ar na tenda reservada pela organização do evento para uso da F.Inter como boxes, pois nenhum dos pilotos se dirigiu ao traçado…
O motivo foi que o staff técnico da categoria segurou ao máximo a liberação dos pilotos, em razão de um reparo que era executado no carro de Mageste e assim, para que todos tivessem as mesmas possibilidades em tempo de pista.
Com o carro #82 apto, todos rapidamente acessaram pela terceira vez no dia o traçado Guaçuano.
Mais uma vez o nome que figurou na primeira colocação ao término do Classificatório foi o de Marcelo “Mr. Poleman” Henriques, girou dentro de 1’36”, não sendo alcançado por nenhum outro piloto nesse momento.
O grid para a primeira prova da mais inovadora e positiva categoria de fórmula do automobilismo brasileiro no autódromo Velo Città, estava formado!
Os tempos do Treino Classificatório:
1º – #18 Marcelo Henriques – 1’36”597
2º – #42 Gabriel Salomão – 1’37”177
3º – #7 Alex Seid – 1’37”294
4º – #82 Daniel Mageste – 1’37”330
5º – #3 Edu Bruza -1’37”690
6º – #31 André Nobre – 1’38”103
7º – #12 Gabriel Beumer – 1’38”395
8º – #11 Raphael Frossard – 1’38”956
A Corrida
O ensolarado sábado 13/10 – dia de corrida(!) – reservava fortíssimas emoções aos que acompanhavam as peripécias dos pilotos da F. Inter durante as 15 voltas previstas no inusitado Autódromo em Mogi Guaçu.
Às 10h50 nossa tradicional largada lançada (com os carros em movimento, alinhados em pares levemente defasados em suas posições à direita e à esquerda, respeitando os tempos no classificatório) aumentam a aceleração e a prova começa!
Extremamente audaz, o piloto do carro Laranja #42, Gabriel Salomão, sai da 2ª colocação e de forma indefensável supera o pole position Marcelo Henriques, assumindo assim a liderança do Round e começa a abrir uma pequena vantagem na ponta.
Marcelo Henriques, ainda nessa largada, vê-se em maus lençóis sendo pressionado por Alex Seid e um endiabrado Daniel Mageste (que lhe “infernizaria” durante boa parte da prova).
Ao final da primeira volta Bié liderava, Henriques era o segundo com Mageste (praticamente engatado na traseira de seu prata #18) em terceiro seguido de Seid, fechando as quatro primeiras colocações.
A curva um, vulga “Curva do Macaco”, no final da reta principal foi palco de diversas tentativas de ultrapassagem durante toda a corrida e também em diversas colocações. Ali os pilotos chegavam a toda aceleração, deixando para frear no ponto mais tardio possível, colocando em xeque a habilidade do oponente na tentativa de manter a colocação em forma de defesa ou de ataque! Não raras foram as vezes em que os intrépidos pilotos da F. Inter a contornaram lado-a-lado, mantendo a indefinição da manobra de ultrapassagem até que chegassem a semi reta conseguinte.
Ainda no início da prova o piloto Edu Bruza sofre enorme pressão dos estreantes Gabriel Beumer e André Nobre, com tentativas de trocas de posição em diversos pontos do traçado, tudo visto de perto pelo piloto do carro #11 Azul escuro, Raphael Frossard.
O ritmo de prova era fortíssimo e todos seguiam alucinadamente em busca de uma melhor colocação.
Mageste investia pra cima de Henriques, volta após volta, tudo acompanhado de “camarote” por Seid e com isso, Bié seguia na liderança do pelotão, firme, forte e rápido!
Beumer, em sua tentativa de manter-se o mais próximo possível de Bruza para efetuar um ataque, roda e vai para a última colocação.
A luta pela segunda colocação seguia ferrenha entre Mageste (no ataque) e Henriques (na defesa), com Seid espreitando de perto (muito perto!) em quarto.
Lá na frente Bié usava com vontade e sabedoria o pedal da direita, mais líder do que nunca, também auxiliado pela batalha travada pela segunda colocação, o que o deixava de cara para o vento no traçado Guaçuano levando seu “Orange 42” ao limite numa bela tocada com belas derrapadas controladas aqui e ali, de um lado e outro da pista e sempre muito rápido.
Bruza que vinha numa tocada segura com seu Azul #3, vê-se em situação complicada já próximo da metade da prova. Deu azar e sorte simultaneamente! Sim, isso mesmo! Entenda, o azar foi ter rodado, mas como não bateu em nada e isso ocorreu instantes antes da entrada do Safety Car programado, deu sorte, voltou pra pista na sexta posição muito próximo de todos os outros oponentes, ou seja com chances de disputa.
O Safety Car libera o traçado e novamente os MG-15 rasgam a reta principal em busca da maior velocidade possível, recomeça o Round!
Bié repete a boa performance e dispara na ponta não dando chances a ninguém.
Já o piloto de Volta Redonda, Mageste, desfere um ataque fulminante pra cima de Henriques, assumindo a segunda colocação e deixando-o a mercê de Seid.
Lá atrás Beumer de posse de seu Douradão #31 ataca e supera a Frossard e Bruza, colando em seu companheiro de estreia na categoria, André Nobre.
Bruza não se dá por vencido e se mantem próximo ao #31, distanciando-se de Frossard.
Nesse momento Alex Seid passa a pressionar fortemente a Marcelo Henriques, já Mageste se põe a captura de Bié.
Eis então que Bruza diz “adeus” ao 19º Round. Seu Azul #3 apresenta problema no eixo da roda traseira esquerda obrigando-o a retirar-se da prova.
Mageste chega em Bié e o pressiona pela liderança da prova, Seid também não dá sossego para Henriques pela terceira colocação, um pouco mais atrás está André Nobre que vê Gabriel Beumer se aproximando dele. Frossard vem mais atrás fechando a fila…
E assim eles permanecem por algum tempo, até que, de repente, num ímpeto maior com o intento de avançar uma colocação, Henriques investe num ataque e “passeia” pela grama do Velo Città com seu “Silver Jet” #18, mas – incrivelmente(!) – mantém-se em terceiro, tendo Seid em seu encalço, contudo muito mais próximo de Mageste!
Com isso Bié tem novo “refresco”, mais uma vez faz bom uso e abre pequena vantagem na liderança.
Alex Seid de forma decidida investe em direção a colocação de Henriques na curva “Do Macaco”, inicialmente por fora, onde o piloto do #18 defende, mas Seid decididamente queria a posição e troca a linha indo por dentro, deixando Henriques sem reação e assumindo o 3º posto da prova.
Bié se vê novamente pressionado (fortemente) por Mageste, e, Seid agora livre de Henriques, se aproxima dessa disputa.
Mas estranhamente o carro cor de Açaí numeral #82 pilotado por Daniel Mageste, roda ao final da reta principal, num 360 completo, indo para na penúltima colocação, o que põe fim as suas chances de lutar pela vitória, pois nesse momento restam apenas duas voltas para o fim.
Alex Seid aproveita a situação e assume a segunda colocação, chegando cada vez mais próximo do líder, Gabriel Salomão.
Última volta!
Seid ataca! Ele e Bié dividem a curva zero lado-a-lado, Seid por dentro e Bié por fora(!), entram na reta principal e mantém-se emparelhados, não há vantagem, chega a curva um (a tal do Macaco) e eles continuam LADO-A-LADO(!!!), dois gi-gan-tes, Bié por dentro e Seid por fora! Momento ELETRIZAAANTEEE!!!
Eis então que Seid consegue uma pequenina vantagem no contorno da curva (ainda que a preferência lógica não fosse dele) e sai a frente de Bié, assumindo a ponta e permanecendo líder até a bandeirada final dada por Flávio Perillo!
Portanto vitória para Alex Seid no 19º Round da Fórmula Inter, Bié é o segundo, Henriques o terceiro, Nobre o quarto, Beumer o quinto, Mageste o sexto e Frossard o sétimo.
Classificação final do 19º Round:
1º – #7 Alex Seid – tempo total: 25’52”408 – melhor volta: 1’37”538
2º – #42 Gabriel Salomão – tempo total: 25’53”497 – melhor volta: 1’38”400
3º – #18 Marcelo Henriques – tempo total: 25’54”677 – 1’37”823
4º – #12 André Nobre – tempo total: 25’55”964 – melhor volta: 1’37”874
5º – #31 Gabriel Beumer – tempo total: 25’57”420 – melhor volta: 1’37”911
6º – #82 Daniel Mageste – tempo total: 26’01”439 – melhor volta: 1’37”348
7º – #11 Raphael Frossard – tempo total: 26’25”947 – melhor volta: 1’39”480
8º – #3 Edu Bruza – tempo total: 14’22”315 – melhor volta: 1’38”074
– Melhor volta da corrida: Daniel Mageste – 1’37”348
O próximo Round acontece nos próximos dias 23 e 24 de novembro no também inusitado para nós, Autódromo Internacional Ayrton Senna em Londrina-PR!
Até lá!
Fonte: Assessoria de Imprensa Fórmula Inter
Texto e reportagem: Ronaldo Arrighi
Imagens: Rodrigo Ruiz / Ronaldo Arrighi
Postado por Ronaldo Arrighi