A etapa extra da F.Inter no calendário de 2019 realizada no autódromo Velo Città na cidade de Mogi Guaçu, interior do estado de São Paulo, situada a aproximadamente 162km da Capital paulista, ocorreu em meio ao calor vivido na sexta-feira (29) de Treinos Livres e sábado (30) de Classificações e Corridas.
Marcada por diversas estreias no final de semana, a competição trouxe algumas novidades para o privado traçado Guaçuano, a começar pelos pneus, afinal os MG15 da F.Inter ainda não haviam percorrido o asfalto do traçado do Velo Città com as gomas da marca japonesa Yokohama, que passaram a calçar os bólidos da categoria ainda no início da atual temporada.
Continuando sobre as estreias, saímos do traçado e vamos para o cockpit, três novos pilotos tiveram suas primeiras vezes guiando os MG15 em modo competição, foram eles, Cláudio Taborda, Roberto Milani e Luca Milani.
Para Taborda a estreia foi triplamente importante! Essa (ainda que não tenha sido sua primeira oportunidade de guiar um MG15, pois já o tinha feito através dos “F.Inter Days”, somente como teste em Interlagos) foi sua primeira vez num grid da categoria, no próprio automobilismo e também no Velo Città, marcando o seu início de carreira.
Já os pilotos do clã Milani, Roberto e Luca, pai e filho respectivamente, possuem suas sólidas histórias no automobilismo, mas eram suas primeiras ocasiões a bordo dos carros da Fórmula Inter.
Os Treinos Livres
A sexta-feira de Treinos Livres serviu para que todo o time técnico obtivesse informações suficientes do comportamento dos MG15 calçados com os pneus Yokohama no traçado do Velo Città, tanto de forma eletrônica – via aquisição de dados, quanto de forma orgânica – via feedback fornecido pelos pilotos após cada sessão na pista, para encontrarem o melhor setup pro sábado de classificações e corridas.
As Classificações e as Corridas
Classificação-1 / Corrida-1
Classificação-1
Pela manhã do Sábado (30) aconteceu a Classificação para a formação do grid da Corrida 1, ao final o grid ficou assim: Cássio Cortes #3 cravou a pole position com 1’36”672, em segundo veio Raphael Frossard #53 com 1’36”968, o terceiro melhor tempo foi de Luiz Cesar #33 em 1’37”483, em quarto Edu Pimenta #110 com 1’38”449, o quinto de Cláudio Taborda #13 com 1’40”165, em sexto veio Roberto Milani #4 em 1’44”738, o sétimo foi Alex Seid #7 (que com problemas não marcou tempo) e fechando o pelotão estava Edu Bruza com o carro #20, aproveitando a prova extra para testar configurações e novidades nesse carro já visando a temporada 2020.
Corrida-1
Ainda pela manhã é dada a largada os pilotos aceleraram fundo e o ronco dos motores de 2.0l tornou-se altíssimo com os MG15 rasgando a reta principal em velocidade, abrindo a primeira das 16 voltas programadas para a etapa no Velo Città.
Cássio Cortes larga bem e mantem a ponta, enquanto que atrás dele o panorama é totalmente diferente.
Alex Seid faz uma largada espetacular e na sequência de curvas conhecida como “Caipirinha” ele já era o terceiro colocado pressionando Edu Pimenta que também largou bem e assumiu o segundo posto, mas é ultrapassado por Seid pelo lado de fora no contorno da curva “da mata” e vê o oponente seguir em busca do líder, Cortes.
Um pouco mais atrás, Raphael Frossard que não fez uma boa largada, em razão de o motor de seu carro apresentar falhas no funcionamento, começa sua recuperação de posições no pelotão formado por Edu Bruza, Roberto Milani e Cláudio Taborda e um pouco mais a frente deles, Luiz Cesar.
Cesar acelera forte e tira a diferença que o separava de Pimenta e em uma aproximação maior, consegue a ultrapassagem sobre o piloto do carro #110, assumindo a terceira colocação.
Lá na frente Seid, a bordo do vermelhinho #7, também elimina a diferença que o separava do líder Cortes e parte para o bote, bem sucedido na empreitada, assume a ponta instantes antes da neutralização programada.
Nesse momento Seid, Cortes, Cesar, Pimenta, Taborda, Frossard e Milani seguem em fila indiana atrás do Safety Car conduzido pelo piloto Marcelo Gomes “Torrão”, que vai ditando o ritmo enquanto agrupa os competidores.
Vem a relargada e o piloto Cassio Cortes a bordo do azul #3 ataca a posição de Alex Seid e reconquista a ponta da prova no final da reta principal, enquanto três pilotos lutam pela terceira colocação poucos metros atrás.
Seid não se dá por vencido e passar a pressionar fortemente o líder da prova, tanto que em dado momento tentando uma ultrapassagem na freada da curva cinco, acaba bloqueando os freios e sai do traçado ideal, evitou o choque e a saída da pista, mas perdeu um pouco do contato com o ponteiro.
Mais atrás Edu Pimenta força pra cima de Luiz Cesar e conquista a terceira posição, enquanto Cláudio Taborda assiste a tudo de camarote.
Taborda não se contenta só em “assistir” e também imprime um ataque pra cima do piloto Luiz Cesar, conquistando a quarta colocação e se pondo em posição de ataque pelo terceiro posto nas voltas seguintes.
Roberto Milani que vem em ritmo próprio, dá uma escapada da pista no contorno da curva dos boxes, mas consegue controlar o carro e conduzi-lo novamente para o traçado ideal, seguindo na prova.
Vem a última volta e a pressão nas brigas por posições cresce!
Na ponta o piloto Alex Seid novamente tira a diferença para o líder Cássio Cortes e na terceira colocação, nada está definido, pois qualquer um dos três pilotos, Pimenta, Taborda e Cesar, podem cruzar a linha de chegada na posição…
Ao final Cortes consegue conter o ímpeto de Seid e sagra-se vencedor da prova, Pimenta recebe a bandeirada logo à frente de Taborda que traz consigo Luiz Cesar, Roberto Milani finaliza em sexto e Raphael Frossard, com problemas no carro, finaliza na sétima colocação com uma volta a menos, tendo recolhido seu MG15 para os boxes na volta anterior a da bandeirada.
Classificação-2 / Corrida-2
Classificação-2
No horário comumente usado para refeição, a tal “hora do almoço”, os MG15 da Fórmula Inter estavam novamente na pista, mas dessa vez para a segunda Classificação do dia, válida para formar o grid de largada da Corrida 2.
Encerrado o tempo regulamentar para a sessão de pista, a grelha de tempos apontou o seguinte resultado: Gabriel “Bié” Salomão #53 realiza a volta mais rápida e garante a pole position da prova, aliás Bié crava o tempo mais rápido do dia, que é 1’36”253. Na segunda posição está o piloto Daniel “Nunca Desista” Mageste #13 com 1’37”208, o terceiro melhor tempo é de Luca Milani #3 com seus 1’37”799, André Nobre #7 garante a quarta posição com 1’38775”, em quinto vem Luiz Cesar #33 com a marca de 1’39”180, o sexto colocado é Edu Pimenta #110 com 1’30”642 e na sequência, em sétimo, vem o piloto Rodrigo Pedroso #4 com 1’46”893, fechando o grid com o MG15 que testa novos componentes e configurações para a Temporada de 2020, dessa vez está Raphael Frossard.
Corrida-2
O início da tarde no autódromo situado na cidade de Mogi Guaçu continuava quente, muito quente, dentro e fora da pista, dentro e fora do cockpit.
Boxes abertos com liberação para formação de grid e lá vão os intrépidos pilotos da Fórmula Inter para mais um confronto sobre o asfalto.
A largada é lançada, acontecendo com a saída do Safety Car e os carros alinhados dois a dois aumentam a rotação do motor e despejam potência no asfalto através das rodas traseiras!
Bié mantem a ponta e o estreante em MG15, Luca Milani, faz bela largada e leva seu azul #3 para o segundo posto, na sequencia vem André Nobre, Mageste (que perdeu duas posições), Cesar, Pedroso que ganhou a posição de Pimenta e em oitavo (testando o carro), Frossard.
Bié segue liderando, aumenta o ritmo e abre pequena vantagem para Milani, enquanto que na terceira colocação a briga se intensifica com a pressão exercida por Mageste pra cima de Nobre e assim a prova permanece durante certo tempo, até que Daniel Mageste consegue superar André Nobre na curva “do Museu”, conquistando a terceira posição.
O rendimento do MG15 cinza #53 de Bié cai drasticamente e Milani que vinha na segunda colocação assume a ponta, Bié não completa a volta e segue para os boxes. Nesse instante acontece a neutralização da prova com a entrada do Safety Car programado na pista e Nobre também entra com seu vermelho #7 nos boxes, mas abandona, enquanto Bié volta pra prova!
Com a saída do Safety Car do traçado, os carros já alinhados relargam e a prova tem seguimento.
Luca Milani mantém a ponta e Daniel Mageste é só pressão pra cima dele a partir de então.
Edu Pimenta faz uma ótima relargada com seu azul claro #110 e assume a terceira colocação da prova, seguido de Luiz Cesar #33.
Bié retorna aos boxes e acaba abandonando a prova.
Pimenta continua sua tocada sustentando a terceira colocação a frente de Luiz Cesar e Rodrigo Pedroso conduz seu amarelo #4 pelo traçado do Velo Città, acumulando ainda mais experiência ao seu currículo de piloto, com um outro circuito.
A pressão de Mageste pra cima de Milani chega a um nível elevadíssimo, onde a diferença entre eles inexistia no cronometro era totalmente no visual, e por diversas voltas seguidas, até que na última volta, Daniel Mageste vê uma oportunidade única na freada da curva cinco e agarra a chance.
Mageste lança seu carro na pequena abertura deixada por Milani ao contornar a curva e quando os dois estavam lado a lado, o carro de Mageste escorrega um pouco a mais de traseira e as rodas dessa parte dos carros se chocam, então o resultado não poderia ser outro. RODARAM!
Milani se recupera rapidamente e volta para o traçado, Mageste também consegue se recuperar, mas já não tem mais tanta proximidade assim do carro #3 pilotado pelo estreante na Fórmula Inter (mas não no automobilismo) Luca Milani, que cruza em primeiro a linha de chegada e recebe a bandeirada dupla agitada por Flávio Perillo, diretor desportivo da categoria.
Mageste também recebe a bandeirada, sendo o segundo.
Na sequência vem Edu Pimenta, Luiz Cesar e Rodrigo Pedroso.
Confira os resultados das duas provas da Fórmula Inter no Autódromo Velo Città em 2019:
Corria 1
1º – Cássio Cortes;
2º – Alex Seid;
3º – Edu Pimenta;
4º – Cláudio Taborda;
5º – Luiz Cesar;
6º – Roberto Milani;
7º – Raphael Frossard.
Corrida 2
1º – Luca Milani;
2º – Daniel Mageste;
3º – Edu Pimenta;
4º Luiz Cesar;
5º Rodrigo Pedroso.
A próxima etapa da Fórmula Inter será a de encerramento da Temporada 2019, acontecerá no próximo dia 22 de dezembro no Autódromo de Interlagos em São Paulo-SP.
Fórmula Inter 2019 – Ainda Mais Inovadora! – formulainter.com.br
Patrocina a Fórmula Inter: Ursoft – Soluções em Internet
Apoiam a Fórmula Inter:
Yokohama Pneus | NGK Spark Plugs – Brasil | Tecpads – Sistemas de Freios | Branco Blindagens | Kãguru Jeans
Fale com a gente no (011) 97739-8266
Acesse, curta, compartilhe e comente:
no Instagram: instagram.com/formulainter
no Facebook: facebook.com/formulainter
no Twitter: twitter.com/formulainter
no YouTube: youtube.com/formulainter
Assessoria de Imprensa: Ronaldo Arrighi – ronaldo@formulainter.com.br
Imagens: Eder Martins/Fórmula Inter