Primeira categoria de monopostos nacionais, com sistema “seat and drive”, baixos preços e com extenso pacote promocional e de mídia vai mostrar seu monoposto em atividade
A mais nova e inovadora modalidade de monopostos para preparar os kartistas e pilotos de séries de base do país terá inicio em 2016. No entanto, neste domingo (20/12) os pilotos e fãs poderão conhecer de perto o Fórmula Inter, que estará exposto e eventualmente se apresentará no intervalo das provas do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).
A categoria adota o modelo “seat and drive”, ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento, e ao chegar na pista para competir encontra o carro pronto. Todos os monopostos são propriedades da Formula Inter, e portando, serão mantidos pela mesma, garantindo a qualidade do produto bem como a igualdade de competição. Pela primeira vez uma oferta completa para quem quer começar ou permanecer no automobilismo.
A Fórmula Inter terá o custo de apenas R$ 13.990,00 por prova. Para incentivar os interessados que comparecerem em Interlagos neste final de semana, os promotores vão abrir quatro vagas com preço de R$ 75 mil por toda a temporada, para pagamento à vista em janeiro de 2016.
E ainda, para a primeira prova da temporada 2016 foram reservadas seis vagas para aqueles que optarem em experimentar a categoria, participando inicialmente apenas da etapa inaugural, pagando em até 10x de R$1.399,00 no cartão de crédito. Uma forma simples e prática de fazer parte da história da categoria e participar de sua primeira corrida.
Inclusos no pacote de locação estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos treinos, classificações e corridas. O valor da locação compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada.
Além dos preços baixos, a categoria irá oferecer extenso pacote promocional e de mídia. A Fórmula Inter e Bandsports estão em negociação para a transmissão de todas as etapas do Campeonato da categoria e também de seu reality-show para 2016.
“O calendário que se inicia em abril terá todas as suas etapas veiculadas pela Bandsports, bem como o seriado, que abordará todos os aspectos esportivos e humanos ligados à categoria, sempre com destaque para os pilotos e conceitos que abordem seus desafios, suas experiências de superação e o aprendizado proporcionado pela Academia de Pilotos F.Inter”, contou Marcos Galassi, Diretor Executivo da Fórmula Inter.
F-INTER MG-15
O Fórmula Inter foi projetado por José Minelli e construído em São Paulo, nos arredores do Autódromo de Interlagos. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes nos melhores softwares de simulação, que asseguram o atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional.
Tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por uma das principais equipes de Fórmula 1, produzida pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento em compostos de fibra de carbono a cada um dos carros. As asas dianteiras e traseiras são totalmente construídas em fibra de carbono.
Além de ter crash boxes dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão para os side pods estruturais em plano inclinado – que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral -, e pelo habitáculo em fibra de carbono, com extrator de banco e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é em fibra de carbono, com painel eletrônico “on-board”.
O Fórmula Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8″ na dianteira e 11″ na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.
O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6000 rpm, acoplado a caixa de câmbio nacional com 5 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos é de 232 km/h.
CAMPEONATO
Serão 11 etapas no calendário 2016 de Formula Inter, que se iniciará junto com o Campeonato Paulista de Automobilismo, a ser organizado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).
A cada rodada o piloto participará do sorteio do chassi que utilizará na prova. O piloto não pode repetir aquele carro até o final da temporada. O piloto só tem fixo o seu banco – feito sob medida -, os seus pneus, e eventual carenagem pintada (paga a parte).
O campeonato terá quatro divisões, com pontuação geral e separada: Sprinter, para pilotos de 15 a 18 anos incompletos; Pro, para aqueles entre 18 e 25 anos de idade, Master, de 26 a 40 anos, e Sênior, de 40 anos em diante. Haverá pódio separado para cada categoria.
O certame paulista será composto por três turnos: O primeiro da 1ª à 4ª etapa (1 descarte), o segundo da 6ª à 9ª etapa (1 descarte), e o terceiro turno com a 5ª, 10ª e 11ª etapas (sem descarte). Desta forma os campeões saem apenas na última etapa.
CALENDÁRIO:
1ª Etapa – 03 de Abril – Domingo – Interlagos/São Paulo
2ª Etapa – 24 de Abril – Domingo – Interlagos/São Paulo
3ª Etapa – 15 de Maio – Domingo – Interlagos/São Paulo
4ª Etapa – 5 de Junho – Domingo – Interlagos/São Paulo
5ª Etapa – 26 de Junho – Domingo – Interlagos/São Paulo
6ª Etapa – 24 de Julho – Domingo – Interlagos/São Paulo
7ª Etapa – 14 de Agosto – Domingo – Interlagos/São Paulo
8ª Etapa – 04 de Setembro – Domingo – a definir
9ª Etapa – 16 de Outubro – Domingo – a definir
10ª Etapa – 20 de Novembro – Domingo – a definir
11ª Etapa – 18 de Dezembro – Domingo – Interlagos/SP
Obsº: Autódromos considerados para etapas fora de São Paulo: Goiânia (GO), Cascavel (PR), Londrina (PR), Campo Grande (MS).
FICHA TÉCNICA FÓMULA INTER
Monoposto: F-Inter MG-15
Construtor: Minelli Racing
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8″ dianteira e 11″ traseira
Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
Caixa de Direção: Minelli Racing
Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros
Pintura: Sherwin Williams à base d’água
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco
Banco de segurança: em fibra de carbono, removível
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
Aerofólio: Fibra de carbono, com 1.000mm regulável de 0 a 11 graus.
Asa: Fibra de carbono, com 1.800mm externo fixo em 11 graus
Flaps: em fibra de carbono, dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo
Dimensões:
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.
Peso: 520 kg sem combustível.
Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água
Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: 5 marchas em H
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Foto: divulgação