A categoria destinadas a pilotos estreantes e oriundos do kart tem estreia prevista para o segundo semestre da temporada 2025
A Fórmula Truck está no período de feiras, mas nem por isso as novidades surgem praticamente todos os dias. O presidente Gilberto Hidalgo anuncia uma excelente novidade para pilotos que desejam estrear na categoria, sejam eles novatos ou oriundos do kart e de outras categorias do automobilismo brasileiro. Será criada a categoria Original, com estreia prevista para o segundo semestre de 2025.
Gilberto Hidalgo explica que a categoria será completamente original. Serão mexidos somente os itens de segurança, conforma as normas estabelecidas pelas federações que fazem a supervisão das provas da Fórmula Truck e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). O regulamento está em fase final de elaboração e em breve estará à disposição dos interessados. “Será uma categoria barata que servirá de acesso às categorias F-Truck e GT Truck. A velocidade máxima será de 110 km/h limitada pelo tacógrafo em todos os pontos da pista. É uma categoria para aqueles pilotos que nunca competiram com um caminhão e para aqueles garotos do kart que têm nos procurado, manifestando interesse em ingressar na Fórmula Truck. Terão que ter a idade mínima de 16 anos, conforme estabelece a CBA e a graduação B na carteira de piloto”, adianta Gilberto Hidalgo.
Temporada 2025
A temporada 2025 da Fórmula Truck terá início no dia 16 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e se encerrará no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, no dia 7 de dezembro. Serão 10 etapas ao longo do ano, passando por São Paulo, Uruguai, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A Fórmula Truck 2025 terá promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas. Master Power e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Pré-calendário da Fórmula Truck para a temporada 2025
16 de fevereiro – São Paulo (SP)
16 de março – Rivera (Uruguai)
13 de abril – Guaporé (RS)
18 de maio – Cascavel (PR)
15 de junho – Campo Grande (MS)
3 de agosto – A definir
14 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS)
12 de outubro – Tarumã (RS)
9 de novembro – Londrina (PR)
7 de dezembro – Cascavel (PR)
Por: Luiz Aparecido da Silva