Líder do Campeonato Brasileiro só deixou de marcar um dos 106 pontos em disputa nas duas primeiras etapas desta temporada. Próxima corrida será dia 15 de maio em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Eu corro pensando nele! Essa frase de Felipe Giaffone bem que poderia ser parte de uma dessas músicas sertanejas, mas, menos romântico, ele fala sobre as várias partes do seu caminhão Volkswagen Constellation que venceu as duas primeiras provas da temporada da Fórmula Truck. Mais do que ganhar em Santa Cruz do Sul e em Curitiba, Felipe fez 105 dos 106 pontos possíveis em disputa nas etapas. O único pontinho que deixou escapar ficou com Paulo Salustiano, que fez uma das duas melhores voltas na pista gaúcha, na abertura do campeonato. Agora, dia 15 de maio em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Giaffone quer continuar na frente, mas a experiência o ensinou a não ir com tanta sede ao pote.
Vídeo de Felipe Giaffone após a vitória em Curitiba em: https://www.youtube.com/watch?
“Sem dúvida que este é o melhor começo de temporada que já tive. Apesar disso, sei que é importante, mas pode não significar muito. Veja que no ano passado ganhei quatro vezes e acabei em terceiro lugar no campeonato. Pode ser um momento em que a maré está do meu lado e sei que o jogo pode virar rapidamente. Por isso, mantenho a cautela e sei que não dará para brigar pela vitória em todas as corridas. Quero me manter ali entre os três ou quatro primeiros colocados“, diz Felipe, que tem um total de 25 vitórias na categoria.
Para conseguir chegar ao pódio nas corridas ele precisa tentar evitar acidentes e, algo que depende diretamente de sua pilotagem, economizar ao máximo o equipamento durante as oito provas restantes desta 21ª temporada da Fórmula Truck.
“Eu corro pensando nele! Claro que falo do equipamento. Sempre busco economizar o motor, o turbo, a suspensão, enfim tudo, para tentar chegar ao final em boas condições. Normalmente as quebras não acontecem pelo estilo de pilotagem, mas ser muito agressivo o tempo todo pode atrapalhar. Veja o turbo. A maioria das vezes não tem a ver com a maneira como se guia, mas sabemos que quanto mais alta a rotação, maiores são as chances de quebra. É uma peça sensível que é utilizada acima do seu limite e daí vêm os problemas. Pelo que a gente usa, o turbo até quebra pouco“.
Os dois excelentes resultados na abertura só serviram para comprovar que Felipe Giaffone é forte candidato ao tetracampeonato. E o resultado do campeonato mostra que ele acertou na previsão de que os caminhões Mercedes-Benz seriam seus principais adversários nesta temporada. O vice-líder, Diogo Pachenki, o terceiro colocado, Raijan Mascarello, e o quarto, Gustavo Magnabosco usam os caminhões da marca alemã.
“Claro que quero o título, pois faz tempo que conquistei o último, pois foi em 2011. Tenho um caminhão bem acertado e sei que posso estar ali entre os quatro ou cinco primeiros se nada de anormal acontecer. Fica claro que os MAN-Volks e os Mercedes estão um passo à frente, mas tenho certeza que quando o Leandro Totti acertar o Volvo dele virá igual ou até melhor. Tenho bom retrospecto em Campo Grande e vamos ver como meu caminhão se comportará lá“, finalizou Giaffone.
Venda de ingressos para a corrida de Campo Grande (MS), dia 15 de maio
Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a terceira corrida do 21º ano – dia 15 de maio – da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul:www.lojaformulatruck.com.br/
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 13 de maio, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (15/5) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 520, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (15/5), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2016
13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Guaporé (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – a definir
4 de dezembro – Curvelo (MG)
Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/
twitter.com/formula_truck
instagram.com/
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.
Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442
Foto: Luciana Flores