Fotógrafo de automobilismo cria carro em homenagem ao pai ex-piloto, e Christian Fittipaldi dá primeiras voltas em Interlagos

José Mário Dias acelera Chevette 1977 visualmente idêntico ao que seu pai pilotava no Paraná no século passado

 

Um projeto de memória esportiva que celebra o legado de uma família apaixonada pelo esporte a motor acaba de largar em Interlagos:

José Mário Dias, fotógrafo paranaense com vasta experiência de cobertura fotográfica em diversos eventos automobilísticos pelo mundo, e a ProMacchina Motorsports, oficina comandada pelo multicampeão nos ralis, Mauricio Neves, recriaram  o carro em que o pai do fotógrafo competia em corridas regionais no Paraná.

O projeto que durou quatro anos para ser finalizado consiste na restauração completa de um Chevrolet Chevette 1977. O carro foi totalmente refeito para que seu visual externo ficasse idêntico ao carro pilotado por Cecílio Irineu Dias, pai do fotógrafo. O interior do carro e toda a parte mecânica foram atualizados, garantindo ao veículo segurança e confiabilidade para a prática de TrackDay, modalidade onde é permitido colocar o próprio carro nas pistas de corrida, sem que haja competição.

Para o test drive inicial, uma celebridade das pistas:

No último dia 12 de setembro o piloto Christian Fittipaldi deu as primeiras voltas no carro no Autódromo de Interlagos.

“Fiquei impressionadíssimo com o nível de detalhamento do Maurício Neves, afinal de conta não é um carro atual. Ele conseguiu restaurar de maneira impecável um carro de 40 anos atrás. A atuação da pista é bem equilibrada e é aquilo que se espera de um carro de corrida, neste caso usado para Track Day. Fiquei muito impressionado com o desempenho na pista, considerando tratar-se de um carro antigo. O ponto alto é que não tem nenhuma tendência brusca, ele é bem neutro, uma das coisas mais agradáveis de guiar um carro de corrida é justamente isso, ele ser neutro nas atuações, você não sente ele puxar pra nenhum lado, nem sair de traseira, nem sair de frente, é muito na mão. Fiquei impressionado com o que é possível fazer com um carro com tanta idade”, comentou Christian.

Maurício Neves também deu algumas voltas para sentir o que seria necessário ajustar no repaginado Chevette e, após o shakedown, comentou: “O carro foi feito com muito cuidado, um projeto de quatro anos com muitas adaptações tinha reais chances de apresentar algum problema, já que o carro nunca havia andado nem na rua, veio da oficina direto pra pista. Mas foi uma ótima surpresa, o Zé Mário andou o dia todo e o carro não apresentou absolutamente nenhum problema, ficamos muito felizes com o resultado”.

O carro, que conta com o que tem de melhor no mercado brasileiro, agora ficará à disposição dos apoiadores do projeto para exposição.

José Mário Dias diz que agora também poderá aproveitar para desenvolver mais o hobby da pilotagem: “Agora eu  tenho o meu próprio carro de corrida para botar em prática o que aprendi com o instrutor Roberto Manzini, O ‘véio’ [apelido carinhoso do Chevette] mesmo tendo uma aparência de mais de 40 anos, na prática é um carro moderno.”

O premiado fotógrafo acrescenta que sentia pagar tributo à memória de seu pai, falecido, porém vivo em cada imagem produzida por ele ao longo da carreira internacional. “Não tenho dúvidas que o gene do automobilismo que tenho, é devido a paixão do meu pai, então, agora sinto que estamos quites.”

Mais imagens do carro podem ser encontradas no perfil do fotógrafo no Instagram @josemariodias . A página publicará ainda cada passo do projeto.

 

Ficha técnica:

Modelo: Chevrolet Chevette 1977

Motor: GM C20XE

Potência: 190cv a 6000 RMP

Torque: 22kgfm de Torque a 3900 RPM

Peso: 950kg

Fluídos: Motul

Bancos e Cinto: OMP Racing

Injeção eletrônica: T5000 InjePro

Pneus: Yokohama Neova 195/55 R15

Freios: TecPads Racing

Amortecedores: Bilstein

Molas: R37

Radiador: Real Radiadores

Rodas: Taludas Rodas

Tapeçaria: Automotiva Tapeçaria

Layout: Victor Bravo/Interlakes

Plotagem: Octanas Motorsport

Ferramentas: Vonder

Execução do projeto: ProMacchina Motorsports

Foto: Rodrigo Ruiz

Por: Luis Ferrari

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