O piloto paulista garantiu mais um pódio na Rotax Mini Max e se mantém na frente da classificação de quem busca vaga para o Mundial Rotax, na Itália, em outubro.
O piloto paulista Francisco Rocha (Equipe: Car Racing / Coaches: Alberto Cattucci, Léo Reis, Rafael Reis) teve um fim de semana movimentado e de muito trabalho pela quinta etapa da Copa São Paulo KGV, disputada na pista do Kartódromo da Granja Viana, em Cotia-SP. Francisco defendia a liderança da categoria Rotax Mini Max na temporada e lutava por uma vaga no Mundial Rotax, em outubro. Além disso, também estava na briga para garantir um lugar na final da Regional Cup, da categoria OK Júnior, que vai acontecer no final de julho, na Paraíba.
Depois dos treinos livres, no meio da semana, Francisco Rocha partiu confiante para a tomada de tempo e para as baterias válidas para esta quinta prova do ano, no KGV. Após ser o campeão do 1º turno na Mini Max, o piloto abriu este 2º turno cravando a marca de 46 segundos e 637 milésimos no treino de classificação e garantiu a primeira fila na bateria um do fim de semana.
Depois de assumir a ponta e andar na frente em boa parte da prova, Francisco Rocha perdeu rendimento nas voltas finais e foi ultrapassado, cruzando a linha de chegada na quarta colocação em sua categoria e ainda foi penalizado com o desarme do painel frontal, terminando na sétima posição. Na bateria dois, partindo da quinta fila, o piloto do kart 408 fez uma espetacular prova de recuperação e cruzou a linha de chegada em segundo lugar, mas com a penalização, também por painel frontal, do primeiro colocado, Francisco ficou com a vitória na segunda bateria. Assim, na soma das duas provas, garantiu a terceira colocação no pódio da Mini Max. Este resultado assegurou-lhe na liderança da categoria na temporada regular e a ponta da classificação daqueles que buscam uma vaga no Mundial Rotax, que vai ser disputado em outubro, na Itália.
“A primeira bateria foi uma corrida para esquecer. Entrei na segunda bateria para fazer a corrida da minha vida e a vitória foi a recompensa de uma corrida espetacular que ajudou a diminuir o prejuízo da primeira prova. Consegui o pódio e o mais importante foi me manter na frente no campeonato e na luta pela vaga no mundial. A próxima etapa é só em agosto e, até lá, temos tempo de nos preparar ainda mais”, disse Francisco Rocha, depois de mais um pódio no Paulista KGV.
O fim de semana ainda reservava a terceira seletiva da Regional Cup para Francisco Rocha, na categoria OK Júnior. Ele ainda buscava uma vaga para a final da competição, que será disputada no Circuito Internacional Paladino, na Paraíba. Depois de conseguir a pole position na tomada de tempo, era grande a confiança em alcançar seu objetivo. Na largada da primeira bateria, ainda na primeira volta, Francisco acabou rodando e deixando a prova. Na segunda bateria, largando em último, fez uma corrida de recuperação brilhante, cruzando a linha de chegada na terceira colocação. Pena, que recebeu outra punição por painel frontal e acabou a prova na quinta colocação, fechando esta seletiva no Top 9 da OK Júnior.
“A seletiva começou bem para mim, com a pole position. Mas depois de não conseguir segurar a ponta na primeira bateria, tive que partir para uma segunda prova de recuperação com uma pilotagem bem arrojada. Cruzar em terceiro foi, para mim, quase uma vitória. Não foi o resultado que esperávamos, mas ainda temos uma chance de conseguir a vaga na última seletiva, na Paraíba”, explicou Francisco Rocha.
Durante as disputas da 25ª Copa Brasil de Kart, onde o Francisco competirá também pela categoria Júnior Menor, no Circuito Internacional Paladino, na cidade de Conde-PB, será realizada a quarta e última seletiva da Regional Cup, que vai selecionar mais quatro pilotos para a final da Regional, onde Francisco estará disputando na categoria OK Júnior.