Fundação Volkswagen prorroga período de inscrições para o 9º concurso de projetos sociais “Volkswagen na Comunidade”

  • Concurso oferecerá prêmio em dinheiro aos 11 projetos sociais vencedores; quantia deve ser investida em ações de transformação social
  • “Volkswagen na Comunidade” promove o engajamento social, pois os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades
  • Inscrições podem ser realizadas por meio do site www.vwnacomunidade.com.br até o dia 9 de maio 

 

ViewImage (3)A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, acaba de prorrogar o período de inscrições para a 9ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade”. Agora, os projetos sociais podem ser inscritos até o dia 9 de maio, por meio do site www.vwnacomunidade.com.br

O concurso entregará prêmios em dinheiro para os 11 melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão de projetos para melhor administrar suas ações sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.

Do total de 11 prêmios, dez serão entregues aos melhores projetos sociais inéditos, sendo nove prêmios aos projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil – incluindo fábricas, Centro de Peças e Acessórios e Escritórios Regionais – e um prêmio para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que será entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso que melhor geriu os recursos durante o ano.

O curso de gestão de projetos oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros.

“Além de contribuir com o desenvolvimento social, o concurso Volkswagen na Comunidade também tem forte impacto positivo dentro da Volkswagen do Brasil, uma vez que os projetos são inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente em entidades assistenciais. Com a iniciativa, estamos ajudando a construir uma verdadeira corrente do bem, reconhecendo e apoiando colaboradores engajados na ajuda ao próximo e na transformação social”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.

“Por meio dos prêmios em dinheiro, o concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ oferece condições reais para que as instituições contempladas tirem seus projetos sociais do papel e os transformem em realidade, mudando destinos de diversas comunidades Brasil afora. Além disso, o curso de gestão de projetos sociais, que é oferecido às instituições vencedoras e também às finalistas, auxilia essas entidades a administrar seus projetos e recursos, desenvolvendo um trabalho sustentável a longo prazo”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

Concurso promove oficinas para orientar organizações sociais

Neste ano, o concurso “Volkswagen na Comunidade” trouxe uma novidade: promoveu a oficina gratuita “Elaboração de Projetos Sociais”. A iniciativa reuniu um total de 260 participantes nos quatro encontros promovidos nas seguintes localidades: São Carlos (cidade onde está localizada a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil), Vinhedo (onde está o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios da empresa), Taubaté (fábrica onde são produzidos o up!, Gol e Voyage) e Curitiba (a fábrica da Volkswagen do Brasil está localizada na cidade vizinha de São José dos Pinhais, onde são produzidos o Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, Audi A3 Sedã e Audi Q3).

Direcionada a entidades sociais, a oficina deu dicas de como as instituições podem participar do concurso “Volkswagen na Comunidade”. “Com as oficinas inéditas, o ‘Volkswagen na Comunidade’ amplia ainda mais sua abrangência, aproximando instituições que desejam participar do concurso, mas que não sabiam como se inscrever. Nos encontros, os representantes dessas instituições tiveram acesso à equipe da Fundação Volkswagen e puderam tirar suas dúvidas”, esclareceu a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

A Fundação Volkswagen também cadastra essas instituições interessadas em participar do concurso “Volkswagen na Comunidade” e as “apresenta” aos colaboradores da Volkswagen do Brasil que gostariam de iniciar um trabalho voluntário, mas não sabem onde e como. Para esses colaboradores, o primeiro passo é se inscrever no site do concurso (www.vwnacomunidade.com.br) no campo “Apadrinhe um projeto”. Dessa forma, a Fundação Volkswagen também se empenha para que novos trabalhos voluntários tenham início.

“Volkswagen na Comunidade” já beneficiou 18.239 pessoas diretamente

Em seu histórico, o concurso “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro e beneficiou 18.239 pessoas diretamente. As oito edições já realizadas, até 2015, somam 3.560 projetos inscritos em todo Brasil.

Na 8ª edição, em 2015, o concurso “Volkswagen na Comunidade” atingiu recorde de inscrições: foram 707 projetos indicados por colaboradores da Volkswagen do Brasil – incluindo fábricas, Centro de Peças e Acessórios e Escritórios Regionais – e da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ).

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*