Gabriel Bortoleto deu 130 voltas em seu primeiro dia oficial na Fórmula-1

Brasileiro campeão da Fórmula-2 fez a sua estreia pela Stake F1 Team KICK Sauber

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(Luca Bassani | Divulgação)

O começo da realização de um sonho! Com esta frase o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, de 20 anos, resumiu a sua participação em seu primeiro treino de F-1 com o status de piloto oficial da categoria.

Gabriel, que 48 horas antes havia conquistado o título do Mundial de F-2, nem mesmo teve tempo para comemorar. Na segunda-feira, dia 09 de dezembro, o piloto passou o dia no escritório da equipe no Autódromo de Yas Marina, nos Emirados Árabes, quando pôde ser apresentado ao time técnico da escuderia. Nessa ocasião ele recebeu instruções sobre o seu cronograma de trabalho do dia seguinte, aprendeu um pouco mais sobre o funcionamento do volante e, por fim, conferiu seus novos equipamentos pessoais como macacões, luvas e até mesmo os fones de ouvido para se comunicar com a equipe.

De forma muito tranquila, o agora Campeão Mundial da F-2, chegou ao autódromo bem cedo na manhã de terça-feira (10) e, com isso, deu início aos seu dia de trabalho. A pista estaria aberta, sem uma divisão por sessões, das nove às 18 horas e, cada equipe, poderia organizar suas atividades dentro dessa janela de horários.

Seguindo estritamente a orientação de seu time de engenharia Bortoleto teve a sua primeira experiência em um treino coletivo de F-1. Na pista, junto à outros 19 carros, ele conseguiu desempenhar cada uma das orientações recebidas. Fosse para testes aerodinâmicos, de componentes ou mesmo apenas para a sua adaptação ao carro e os novos sistemas, tudo foi minuciosamente trabalhado.

Dentre a gama de pneus oferecidos pela Pirelli para o teste, C3, C4 e C5, Gabriel testou com os três compostos e isso, certamente, o ajudou a entender a degradação em cada um desses tipos de borracha.

Seguindo a orientação da equipe os pneus C5, de tarja vermelha, os mais macios no dia do teste, foram utilizados apenas nos últimos 30 minutos do treino.

Bortoleto, animado para realmente extrair toda a potência do seu F-1, infelizmente não conseguiu impor a sua melhor performance. Infelizmente, na sua tentativa de volta rápida com o primeiro set de pneus macios, um carro rodado na pista ocasionou a interrupção do treino com bandeira vermelha. Na segunda tentativa, então, um dos itens do carro parou de funcionar corretamente e, com isso, o desempenho do #98 ficou aquém do que poderia apresentar. Ao todo o piloto brasileiro concluiu 130 voltas no circuito dos Emirados Árabes concluindo um cronograma de teste de 686,53 quilômetros. Sua volta mais rápida foi estabelecida com o tempo de 1m24s738.

“Hoje a minha vida ficará marcada como o meu primeiro dia oficial como piloto de F-1- foi uma sensação incrível. Acredito que tivemos um dia muito proveitoso onde pude colocar toda a minha atenção na adaptação ao carro. Procurei aprender o máximo possível com os mecânicos, engenheiros e todas as pessoas do time. Tenho certeza que foi um primeiro dia bastante proveitoso no novo escritório. Os carros de F-1 são muito mais velozes e, naturalmente, muito diferentes do F-2 que eu me acostumei a pilotar nesse ano. Estou muito orgulhoso em fazer parte desta nova equipe e animado para descobrir a história que poderemos escrever juntos na próxima temporada”, comentou o jovem de 20 anos.

Por: Assessoria de Comunicação do piloto Gabriel Bortoleto|Flávio Quick

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