Grande final da temporada 2023 foi com altas doses de emoção, disputas e pilotos jogando com as estratégias de paradas nos boxes
Ricardo Zonta e Felipe Massa foram os vencedores das corridas da 12ª e última etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series, mas quem ficou com o campeonato foi Gabriel Casagrande. Em Interlagos, São Paulo (SP), neste domingo (17), o piloto paranaense conquistou o segundo título da carreira na principal categoria do automobilismo nacional após um terceiro lugar na corrida 1 e 21º na corrida 2.
Quem largou da pole position na primeira corrida foi Ricardo Zonta, que reagiu bem e manteve a liderança, abrindo vantagem para Gabriel Casagrande. Felipe Fraga, que largou da 26ª colocação, em duas voltas já tinha subido oito posições e chegou a ser 18º, mas abandonou a prova na oitava volta, saindo da briga pelo título.
Na abertura da janela de paradas obrigatórias, na volta sete, Casagrande foi o primeiro a cumprir o procedimento, seguido por Rafael Suzuki. Zonta se manteve na pista e entrou na volta 10. Na volta, na abertura da volta 11, Casagrande ultrapassou Zonta usando o push to pass. Julio Campos saiu de sua parada logo atrás de Zonta e Casagrande. Ao final da janela, os três primeiros colocados estavam no mesmo ritmo, com Zonta, Campos e Casagrande no top 3, que não mudou até a bandeirada final. Com o resultado, apenas Casagrande e Daniel Serra ficaram com chances de título.
Para a segunda corrida, quem largou na frente foi Átila Abreu, que foi o décimo colocado na primeira prova, dividindo a primeira fila com César Ramos. O #51 também reagiu bem na largada e conseguiu manter a posição, assim como César Ramos. Casagrande caiu da oitava posição para a 25ª colocação nas primeiras voltas. Enquanto isso, Serra tentava subir a todo custo, já que somente a vitória interessava ao tricampeão.
Abreu parou logo na primeira volta da janela e precisou abastecer. Serra parou e abasteceu, enquanto Casagrande também precisou de combustível em sua parada e trocou dois pneus. Felipe Massa e Marcos Gomes entraram na última volta da janela e o Safety Car foi acionado por causa do acidente com Sérgio Ramalho na curva do Laranjinha. Os dois saíram de suas paradas obrigatórias à frente de Rubens Barrichello, então o virtual líder da prova, mantendo suas posições até a bandeirada final. Barrichello completou o pódio da corrida 2. Serra terminou a prova na 12ª colocação e, mesmo chegando em 21º, Casagrande conquistou o seu segundo título na Stock Car Pro Series.
“Estou morto [risos]”, disse o novo bicampeão. “Tenho de agradecer a Deus pelo dom da vida e por ter me dado oportunidade e a capacidade de estar aqui mais uma vez fazendo isso. Amo minha família, que sempre me aguenta quando estou bravo em casa sem corridas… Agradeço aos meus patrocinadores, que fazem isso acontecer, a todos os que estão torcendo em casa. Toda a energia é muito bem-vinda. Somos bicampeões e vamos por mais”, comemorou o campeão.
“Tentei definir [o título] na primeira corrida, cheguei até a assumir a liderança, mas o carro não aguentou até o fim. E na segunda prova sabia que tinha de marcar o Daniel. Ele teria de fazer 21 pontos. No fim das contas, é um alívio muito grande conquistar o título depois do que aconteceu ano passado. Agradeço demais ao ‘seu’ Mauro [Vogel], ao todo o time de engenheiros e mecânicos, por todos os meus parceiros. Se estou aqui é por eles, que acreditam no nosso projeto e no nosso trabalho. Graças a Deus, deu tudo certo”, prosseguiu Casagrande.
“Estava muito mais nervoso [no primeiro título]. Dessa vez fiquei nervoso, óbvio, mas consegui controlar muito bem. Tenho de agradecer a todo mundo que trabalha comigo no preparo físico e mental. Sempre há uma cobrança interna, é natural, mas dessa vez consegui disfarçar bem o nervosismo, não afetou em nada a pilotagem. E a sensação, ah, essa é maravilhosa. O primeiro é muito especial, o segundo é uma continuação desse sucesso que atingimos. E não vamos parar por aqui”, acrescentou Gabriel.
Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.
A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.
Resultado da Corrida 1
1. Ricardo Zonta, 19 voltas em 33:04.890
2. Julio Campos, a 2.370
3. Gabriel Casagrande, a 3.636
4. Rafael Suzuki, a 4.041
5. Daniel Serra, a 8.520
6. Thiago Camilo, a 16.746
7. Bruno Baptista, a 18.806
8. Felipe Baptista, a 21.280
9. Cesar Ramos, a 22.172
10. Atila Abreu, a 23.515
11. Enzo Elias, a 26.168
12. Lucas Foresti, a 31.086
13. Sergio Ramalho, a 32.869
14. Felipe Massa, a 36.394
15. Ricardo Maurício, a 40.875
16. Lucas Kohl, a 42.549
17. Eduardo Barrichello, a 43.598
18. Rubens Barrichello, a 44.387
19. Allam Khodair, a 46.882
20. Digo Baptista, a 53.820
21. Cacá Bueno, a 57.917
22. Gianluca Petecof, a 58.665
23. Guilherme Salas, a 1:09.538
24. Matias Rossi, a 1:19.503
25. Denis Navarro, a 1:43.084
26. Tony Kanaan, a 1 volta
27. Nelson Piquet Jr, a 2 voltas
28. Sergio Jimenez, a 5 voltas
Não completaram
Felipe Fraga
Felipe Lapenna
Marcos Gomes
Resultado da Corrida 2
1. Felipe Massa, 17 voltas em 32:03.043
2. Marcos Gomes, a 0.491
3. Rubens Barrichello, a 1.524
4. Ricardo Maurício, a 2.267
5. Bruno Baptista, a 3.613
6. Thiago Camilo, a 5.935
7. Atila Abreu, a 6.335
8. Nelson Piquet Jr, a 7.070
9. Felipe Fraga, a 7.578
10. Ricardo Zonta, a 7.948
11. Matias Rossi, a 12.193
12. Daniel Serra, a 12.840
13. Felipe Baptista, a 2.445
14. Cesar Ramos, a 15.433
15. Denis Navarro, a 16.998
16. Digo Baptista, a 18.091
17. Felipe Lapenna, a 18.710
18. Enzo Elias, a 19.815
19. Julio Campos, a 20.283
20. Rafael Suzuki, a 22.322
21. Gabriel Casagrande, a 22.778
22. Lucas Kohl, a 23.889
23. Allam Khodair, a 26.312
24. Sergio Ramalho, a 5 voltas
Não completaram
Cacá Bueno
Tony Kanaan
Lucas Foresti
Guilherme Salas
Gianluca Petecof
Eduardo Barrichello
Classificação final do campeonato
1º – Gabriel Casagrande, 308 pontos
2º – Daniel Serra, 296
3º – Ricardo Zonta, 280
4º – Thiago Camilo, 280
5º – Felipe Fraga, 265
6º – Rafael Suzuki, 263
7º – Rubens Barrichello, 260
8º – Ricardo Maurício, 231
9º – Felipe Baptista, 229
10º – Felipe Massa, 224
11º – Cesar Ramos, 209
12º – Guilherme Salas, 206
13º – Gianluca Petecof, 205
14º – Nelson Piquet Jr., 191
15º – Julio Campos, 185
16º – Bruno Baptista, 181
17º – Matías Rossi, 178
18º – Átila Abreu, 177
19º – Lucas Foresti, 167
20º – Gaetano Di Mauro, 148
21º – Dudu Barrichello, 140
22º – Allam Khodair, 122
23º – Cacá Bueno, 116
24º – Marcos Gomes, 105
25º – Denis Navarro, 101
26º – Enzo Elias, 81
27º – Rodrigo Baptista, 68
28º – Sergio Jimenez, 64
29º – Lucas Kohl, 47
30º – Tony Kanaan, 28
31º – Felipe Lapenna, 13
32º – Arthur Leist, 9
33º – Sérgio Ramalho, 8
34º – Rafael Martins, 6
35º – Antônio Junqueira, 4
36º – Raphael Teixeira, 4
37º – Diego Nunes, 2
38º – Santiago Urrutia, 0
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Foto: Luís França/P1 Media Relations
Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517
Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br