Di Mauro obtém melhor posição de largada, a apenas 0s051 da pole na Grande Final; paranaense segue competitivo, e Galid sai em oitavo
A Shell vai largar na primeira fila da Grande Final da Stock Car, em Interlagos. Gaetano di Mauro fez o segundo melhor tempo na classificação deste sábado e ficou a apenas 0s051 do tempo da pole position. Foi a melhor classificação da carreira de Gaetano. Na briga pelo título, a 12 pontos do líder e com pontuação dobrada, Ricardo Zonta voltou a mostrar competitividade e larga em quarto, com Galid Osman em oitavo e Átila Abreu, em 19º.
No Q1, que durou só dez minutos, Zonta se posicionou rapidamente em segundo lugar na primeira série de tentativas de voltas lançadas, e Gaetano fez uma volta que lhe colocou em oitavo. No minuto final, Di Mauro melhorou ainda mais e subiu para segundo, mas acabou caindo para sétimo com as voltas dos outros pilotos.
Ricardo chegou a voltar ao segundo lugar e terminou em terceiro, mas a apenas 0s020 do primeiro colocado. Já Galid fez ótima volta com o cronômetro zerado e pulou para quarto, enquanto Átila chegou a ficar entre os 15 classificados mas terminou o Q1 em 19º lugar.
A etapa decisiva da sessão começou com Galid cravando o melhor tempo, com 1m41s267, Gaetano ficou 0s047 atrás, e Zonta fez uma volta a 0s059 de Osman. Na segunda tentativa, Gaetano e Zonta fizeram exatamente o mesmo tempo (1m41s108) e ficaram nos dois primeiros lugares.
Outros pilotos melhoraram seus tempos no minuto final, mas Gaetano ainda conseguiu subir para segundo, a apenas 0s051 do tempo da pole. Zonta confirmou um lugar na segunda fila, em quarto, e Galid completou a classificação na oitava posição, repetindo sua melhor colocação no ano.
Domingo, a decisão do campeonato, com transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e SporTV na fechada, será realizada às 12h30. A prova terá 40 minutos mais uma volta, com um pit stop obrigatório para troca de pelo menos um pneu e sem reabastecimento.
Todos os competidores da Shell estão elegíveis para o Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem. Apenas três pilotos serão contemplados com o acionamento adicional, e a votação segue no site da Stock Car (stockcar.com.br) até o começo da Grande Final.
2º G.di Mauro – 1m40s967
3º C.Ramos – 1m41s059
4º R.Zonta – 1m41s108
5º N.Piquet – 1m41s129
6º D.Serra – 1m41s216
7º G.Salas – 1m41s240
8º G.Osman – 1m41s267
9º A.Khodair – 1m41s315
10º R.Barrichello – 1m41s363
Sobre a Raízen:
A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Foto: José Mário Dias
Por: Luis Ferrari