Originalmente, o percurso da última etapa do Gaúcho de Rally 4×4 já estava bem técnico e exigente, mas com a chuva ficou ainda melhor. Terreno liso e trechos de lama, aumentaram a adrenalina e valorizaram ainda mais a vitória dos campeões do ano
A cidade de São Francisco de Paula, RS, recebeu neste último sábado (07 de dezembro), as emoções finais do Gaúcho de Rally 4×4. A 4ª e última etapa do campeonato teve 100 km de percurso, que adentraram fazendas particulares destinadas ao plantio de pinus. A largada aconteceu em frente ao Lago São Bernardo e, além dos participantes do Rio Grande do Sul, também estiveram presentes pilotos e navegadores de Santa Catarina. No total, 28 veículos alinharam-se no grid.
Choveu na véspera e durante o evento, o que deixou o terreno bem liso e com lama, em alguns pontos formaram-se facões; o que aumentou mais a dificuldade técnica do rally de regularidade. Nesta modalidade, não vence a dupla mais rápida, mas sim, a dupla mais regular, que obedece às médias de velocidade exigidas pela planilha de prova, ao mesmo tempo em que supera os obstáculos naturais ao longo do percurso.
A chegada foi no Mátria Parques de Flores – o maior parque de flores da América Latina. E para incentivar o turismo local, os inscritos no rally, familiares e amigos, tiveram 50% de desconto no ingresso.
“Foi uma prova incrível que, com a ajuda de São Pedro, ficou ainda mais técnica e emocionante, na qual os competidores se divertiram bastante. Tivemos várias mudanças de direção, com médias justas de velocidades e algumas pegadinhas. E claro, para cada categoria um nível de dificuldade diferente, afinal, com a criação da categoria #PartiuTuia, recebemos diversos novatos que tiveram o primeiro contato com o rally de regularidade”, disse o diretor geral do Gaúcho de Rally 4×4, Alexandre Rech.
Além de São Chico, as cidades de Imbé (fevereiro), Jaquirana (agosto) e Erechim (outubro), também receberam as etapas do campeonato estadual. As categorias existentes são: Graduado, Turismo, Novato e, agora, foi criada a #PartiuTuia.
Para o coordenador de Rally da Federação Gaúcha de Automobilismo, Luis Felipe Trentin, o Gaúcho de Rally 4×4 2024 foi espetacular e, apesar das intercorrências meteorológicas ocorridas no estado e a necessidade de mudança de datas para que as etapas fossem realizadas, o evento superou as expectativas. “Foi um belo campeonato, e para 2025 vamos seguir ainda mais fortes, com ideias e ações estratégicas para agregar mais pessoas à modalidade. Enaltecemos e apoiamos a organização do Gaúcho, que faz o melhor pelo rally de regularidade no Rio Grande do Sul”, enalteceu Trentin.
Os vencedores da 4ª etapa
Na Graduado, a dupla Rafael Cardoso e Tiago Poisl (Novo Hamburgo/Santo Antônio da Patrulha), conquistou a primeira posição. Na Turismo, os melhores foram Odair José Balestrin e Lindones Antonio Três (Barão de Cotegipe). Na Novato, vitória de Odirlei Antonio Balestrin e Cleiton Gardel Pasa (Barão de Cotegipe). E, na #PartiuTuia, Micael Braga e Victor Paulo da Costa (Parobé) foram os vencedores.
“Já fizemos vários passeios off-road e até expedições. Mas esse foi o nosso primeiro rally”, disse o piloto Braga. “Eu fui para a prova acreditando que seria algo como um passeio, porém, com um toque a mais de dificuldade, até pelo piso molhado que estava no dia da competição. Mas foi totalmente diferente, com muita técnica e adrenalina envolvidas. Deu para sentir na pele o que é um rally de regularidade, tendo que ter sinergia e comunicação entre piloto e navegador para acertar o trajeto e tempos, além de concentração para passar pelos desafios da trilha. Terminei a prova querendo pilotar mais, com vontade de já me inscrever para a próxima. Quem gosta de off-road tem que experimentar o rally de regularidade”, destacou.
Os campeões de 2024
Para a definição do título do Gaúcho de Rally 4×4, pilotos e navegadores pontuam separadamente (não é a dupla que acumula os pontos). Desta forma, na Graduado, o piloto campeão foi Dirceu Potrich (de Ipira, SC) e o navegador Tiago Poisl.
“Tenho muito carinho pelo Gaúcho, afinal, fui um dos fundares do evento há mais de 20 anos”, lembrou o navegador. “Em 2024, tivemos quatro etapas bem dinâmicas e com características diferentes, começamos no litoral e terminamos na serra. E encerrar o ano em São Francisco de Paula foi incrível, com frio, chuva, barro, reflorestamento com terreno extremamente molhado e desafiador. O Rech teve uma competência gigante de fazer uma prova rápida e segura, em um ambiente espetacular, incluindo os pontos turísticos da cidade”, analisou.
Poisl ainda ressalta que, devido a pontuação que tinha até a terceira etapa, para sagrar-se campeão, era imprescindível vencer na quarta etapa. “Larguei com uma pressão muito grande, porque devido a minha história com o Gaúcho, queria demais esse título. E deu tudo certo, fizemos um rally limpo e sem erros, e me tornei campeão gaúcho pela décima vez”, concluiu.
Na Turismo venceu Odair José Balestrin e Lindones Antonio Três. “Já conquistamos alguns primeiros lugares, mas o título de um campeonato é a primeira vez. Estamos há apenas três anos participando de rally’s, então, o sentimento de realização e superação é enorme. Já estamos ansiosos para a próxima temporada”, declarou Balestrin. E, na Novatos, Odirlei Antonio Balestrin e Cleiton Gardel Pasa foram os campeões.
E, na Novatos, Odirlei Antonio Balestrin e Cleiton Gardel Pasa foram os campeões. “Parabenizo o empenho e profissionalismo do Rech e equipe, que nos proporcionaram esse momento especial. Participar de um rally 4×4 já um ganho pessoal (fazemos novas amizades e conhecemos lugares), e obviamente, o título nos traz felicidade e a certeza de que tudo o que nos propusemos a fazer, deu certo. Entramos em todas as etapas para vencer e, com foco e determinação, alcançamos o nosso objetivo”, encerrou.
Resultado da 4ª etapa do Gaúcho de Rally 4×4
São Francisco de Paula, RS
Categoria Graduado
1º Rafael Cardoso e Tiago Poisl, 820 pontos perdidos
2º Dirceu Potrich e Vitor Fleischmann, 941 pontos perdidos
3º Beto Volpato e Betinho Volpato, 2.467 pontos perdidos
Categoria Turismo
1º Odair José Balestrin e Lindones Antonio Três, 2.205 pontos perdidos
2º Michel Martins Dill e Talita Martins, 3.579 pontos perdidos
Categoria Novato
1º Odirlei Antonio Balestrin e Cleiton Gardel Pasa, 5.450 pontos perdidos
2º Gleison Sachet e Cristiano Zancanaro, 56.702 pontos perdidos
3º Leandro Facioli e Everton Pegoraro, 73.693 pontos perdidos
Categoria Partiu Tuia
1º Micael Braga e Victor Paulo da Costa, 1.409 pontos perdidos
2º Lucas Luciano Biesdorf Muller e Ismael Spaniol, 10.908 pontos perdidos
3º Daniel Amado Zago e Raquel Vielmo Cortes, 15.241 pontos perdidos
Classificação geral do campeonato
Categoria Graduado
Piloto
1º Dirceu Potrich, 100 pontos
2º Rafael Cardoso, 88 pontos
3º Carlos Alberto Volpato, 87 pontos
4º Rafael Silveira Colonetti, 70 pontos
5º José Antonio Neumann, 58 pontos
Navegador
1º Tiago Poisl, 88 pontos
2º Carlos Aberto Volpato Filho, 86 pontos
3º André Vanor Pacheco, 70 pontos
4º Bernardo Schafer Andrade, 68 pontos
5º Marcelo Almada Ritter, 58 pontos
Categoria Turismo
Piloto
1º Odair José Balestrin, 96 pontos
2º Michel Martins Dill, 94 pontos
3º Ramon Oliveira de Souza, 64 pontos
4º Gregório da Rosa Ferreira, 50 pontos
5º Marcelo Arruda Pereira, 27 pontos
Navegador
1º Lindones Antonio Três, 96 pontos
2º Talita Martins, 94 pontos
3º Fábio Augusto Conte, 64 pontos
4º Erick Manabu Okajima, 50 pontos
5º Vinicius Anziliero, 27 pontos
Categoria Novato
Piloto
1º Ordilei Antonio Balestrin, 100 pontos
2º Gleison Sachet, 87 pontos
3º Norberto Jahn, 75 pontos
4º Leandro Facioli, 52 pontos
5º Eduardo Gomes Pezzi, 31 pontos
*Classificação completa em www.trecho1.com.br
A 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally 4×4 é patrocinada por Crédito Real, Resfriar, Tecnnic, Prefeitura de Imbé, Prefeitura de Jaquirana, Prefeitura de São Chico e Erechim Rally Brasil. Tem apoio de Erechim Auto Esporte Clube.
Organização: Trancos e Barrancos. Supervisão: FGA.
Por: Liberdade de Ideias