Melhor resultado do carro #82 no ano é confirmado horas depois da prova, com retirada de punição de 20s
Gerson Campos não disputou os 300 km do Estoril mas viveu uma experiência de “endurance” neste sábado no tradicional autódromo português. O piloto do Porsche #82 precisou aguardar cerca de 3 horas depois da bandeira quadriculada da corrida da Porsche Challenge para ter confirmado seu segundo lugar.
A prova foi movimentada desde o início e marcada por duas interferências do safety-car. O dia amanheceu com chuva fina e temperatura na casa dos 20ºC, de modo que o classificatório foi realizado em pista molhada. Gerson anotou o quinto tempo no grid.
Na hora da largada, realizada depois da prova da Carrera Cup, o piso estava ainda com alguns trechos úmidos. Mas como não chovia foi determinado uso de pneus slick e largada em fila indiana.
Logo na primeira freada da prova, o pole destracionou e bateu com violência no guard rail interno antes da curva 1. O safety-car novamente foi acionado. O Porsche #82 vinha em segurança no top5.
Quando os carros alinharam para a relargada, o competidor que vinha à frente de Gerson Campos acionou o freio, e o #82 foi forçado a desviar para não encher sua traseira. Não houve ganho de posições, mas a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) posteriormente impôs acréscimo de 20s ao tempo da prova, alegando queima de relargada.
Alheio ao que se passava na torre de controle, Gerson ultrapassou Caio Chaves e permanecia na pista em uma tocada segura. Mesmo assim ele quase foi coletado em novo incidente, na volta 4.
O competidor que estava imediatamente atrás do Porsche #82 perdeu a traseira na freada da curva 1, atravessou a pista na frente de Gerson Campos que escapou por pouco, e acabou abalroando outro carro que já iniciava a tomada da curva e vinha na frente. Após nova intervenção do carro de segurança, o #82 era terceiro colocado, atrás de Antonella Bassani e Célio Brasil.
Mas o Brasil teve que parar nos pits para trocar um pneu danificado nos detritos. Assim, Gerson avançou para a vice-liderança.
Quando a corrida foi retomada, ele tentou atacar a piloto do carro #72, mas o ritmo era muito parecido ao imposto por Antonella, de modo que não houve circunstância para emparelhar e tentar a manobra pela vitória.
Gerson então recebeu a bandeirada em segundo, seu melhor resultado no campeonato de sprint. Mas não pode subir ao pódio em decorrência dos 20s acrescidos ao seu tempo de prova. Ele então protestou e, após algumas horas, teve o pleito deferido pelas autoridades desportivas.
Com o sorteio de inversão de grid realizado por Antonella depois da corrida, Gerson vai partir de sétimo lugar no grid para a prova deste domingo, que tem largada prevista para às 8:40 da manhã (pelo horário de Brasília) e transmissão do canal Acelerados.
O que ele disse:
“Finalmente, o resultado da punição foi revertido. O fim de semana, até o momento, estava constante, com poucos treinos, consegui treinar pouco com a pista seca. Condição de chuva no classificatório. Fui P5, eu queria estar entre os cinco primeiros, porque dá sempre para brigar pela vitória, pelas duas, três primeiras posições. Larguei bem, mas tivemos um acidente muito feio com o Sadak Leite, em um ponto onde eu já havia passado por algo parecido com o meu carro. Nesse ponto tem muita borracha na área externa, e ela ainda estava um pouco úmida pela característica da pista. Na verdade, isso já havia acontecido comigo com a pista totalmente seca, essa diferença de aderência entre os lados da pista. O meu carro chegou a apontar para dentro, eu consegui retomar o controle, mas tomei um grande susto. Então, vimos que o Sadak perdeu o controle ali. Assim que ele bateu, eu já sabia que teríamos safety-car ou bandeira vermelha. Eu me preocupei mais em desviar dos destroços para não prejudicar o meu carro do que em ganhar posições. Depois, seguimos com a relargada, quando teve o lance polêmico da punição. Conversei com os comissários e eles ponderaram de forma sensata. Eles me disseram que deram a punição com base na transmissão, não tinham as imagens onboarding. Realmente, na transmissão dá para ver que não estou na linha, mas, com o onboarding, dá para entender por que, pois houve uma desaceleração na minha frente e eu desviei para não bater. Logo depois dessa relargada, uma infelicidade, um acidente muito forte, o segundo, acontecendo a mesma coisa. E, desse, posso dizer que tive muita sorte de escapar. Foi uma cena muito impressionante, que espero nunca mais ver, de um Porsche passando na minha frente a 160 km/h, completamente fora de controle. Naquele momento, quando eu vi passando, torci para que não atingisse ninguém e fosse para a área de escape, mas, infelizmente, atingiu outro carro. Consegui escapar, também, mas tivemos mais um safety-car, mais uma relargada. Eu estava atrás da Antonella Bassani, consegui manter um bom ritmo na primeira volta. Cometi um pequeno erro na curva 7, dei uma balançada boa, perdi um segundo e um pouco de contato com ela. Percebi que ela tinha um ritmo muito bom e, dificilmente, eu chegaria nela. Então, acabei me preocupando em administrar a minha distância para o terceiro colocado e tentar ficar o mais próximo possível dela. Se ela errasse, eu poderia aproveitar, porque vi que seria muito difícil chegar ao pace dela. Conseguimos a segunda posição. Não fomos para o pódio, mas conseguimos reverter a punição, estou feliz por isso. O que eu mais quero aqui, até o momento, é sair de Portugal vivo na briga pelo campeonato. Esse segundo lugar foi uma vitória para mim.”
Gerson Campos
Cronograma
Domingo, 30 de junho:
08:40 – Corrida 2 (25 minutos +1 volta)
Gerson Campos tem o patrocínio de:
Baterias Pioneiro
Faaftech
CARPRO
STP
Gauss
Auto Fraction
Trofeo Studio
Apoio:
Sparco
Acelerados
Por: Luis Ferrari