Primeiro na classificação geral, Felipe sabe que o uso do restritor, que tira potência dos motores, vai atrapalhá-lo bastante em Curitiba, na próxima etapa, dia 13 de setembro na capital paranaense.
Felipe Giaffone manteve a liderança da Fórmula Truck depois da sexta etapa da temporada, disputada em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, mas ele preferia ter caído na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro para disputar a próxima corrida, dia 13 de setembro em Curitiba. A declaração do tricampeão nacional (2007, 2009 e 2011) e campeão sul-americano de 2011 pode parecer contraditória, mas está fundamentada no regulamento deste ano que prevê a utilização do restritor de potência nos caminhões dos três primeiros colocados. Como Giaffone (Volkswagen Constellation) tem 241 pontos contra 240 do vice-líder Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ele terá de usar o restritor de 74 milímetros, que reduz a potência em cerca de 70 cavalos.
Salustiano, por ser o segundo colocado, usará o de 76 mm e perde algo em torno de 50 HP, enquanto que Leandro Totti, companheiro de Giaffone na RM Competições e atual campeão, que ocupa o terceiro lugar, será o que menos perderá, pois o restritor de 78 milímetros diminui a força do motor em cerca de 30 cavalos. Todos os outros pilotos, do quarto colocado em diante, usam abertura de 80 milímetros na entrada de ar do turbo.
“Sou um líder com as horas contadas! Por incrível que pareça, eu estava torcendo para as posições estarem invertidas, justamente devido ao restritor. Se o Salu fizer tudo como fez na última corrida, eu danço. Como a diferença é mínima, posso sair de Curitiba com cinco ou seis pontos atrás“, disse Giaffone.
Se em Santa Cruz Paulo Salustiano repetiu o feito do próprio Giaffone (Caruaru) e marcou os 53 pontos possíveis numa etapa, em Curitiba, onde a pista exige mais do motor, diferentemente de Santa Cruz, onde o chassi teve peso mais elevado, Felipe imagina maiores dificuldades, apesar de ter bom retrospecto e gostar da pista de 3.695 metros da capital paranaense.
“Em Curitiba vamos sentir bastante, bem mais do que em Santa Cruz, que tem somente uma reta e ainda tinha o radar no meio. Ali o restritor fez bem menos diferença. Curitiba tem reta longa e o S de alta velocidade e a força do motor é fundamental. Mantenho minha postura de tentar me manter entre os três primeiros para chegar na última prova do ano disputando o título. Em Curitiba acho que aparecerá mais gente brigando pela vitória“, disse.
A adaptação ao sistema de pontuação, implantado nesta temporada, é uma das preocupações de todas as equipes. Com a distribuição de 25 pontos pela vitória na primeira fase e de outros 25 na segunda, além de um pela pole e mais um pelas melhores voltas em cada fase, podem ajudar e atrapalhar ao mesmo tempo, como analisa o experiente piloto.
“Com uma simples quebra na primeira parte, uma diferença que era de dois ou três pontos pode ir para 50 de uma hora para a outra, pois todos estão fazendo muitos pontos. Se formos analisar agora, com o descarte obrigatório de uma etapa, minha diferença subiria um pouco. Eu descartaria um ponto de Campo Grande e o Salu oito de Caruaru. Aí, ficaria 240 a 232“, analisa Giaffone que lembra outro ponto do regulamento que também prevê, na etapa final, a liberação do uso do restritor para todos os pilotos.
Entrevista coletiva dos líderes da Fórmula Truck
Na sexta-feira, dia 11 de setembro, às 8h30 horas, no Autódromo de Curitiba, acontece uma entrevista coletiva com os três primeiros colocados do campeonato e a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. Estarão presentes o líder Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), o vice-líder Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) e Leandro Totti (Volkswagen Constellation). Os jornalistas devem confirmar presença pelo email miltonalves@formulatruck.com.
Liberada visitação aos boxes
A exemplo do que foi feito pela primeira vez na temporada, com o objetivo de aproximar mais o público da categoria, dos pilotos e das equipes, a Fórmula Truck dá um presente ao torcedor paranaense, em especial ao de Curitiba, local da sétima etapa no próximo dia 13 de setembro. Todos os que comprarem ingresso de arquibancada poderão fazer a visitação aos boxes somente no sábado (dia 12), das 10h30 às 13h30, pegar autógrafos e tirar fotos dos caminhões e com os pilotos. Antes, esse privilégio era limitado aos portadores de credenciais Paddock e VIP e agora foi estendido a todo o público que adquirir qualquer ingresso. Os fãs que comprarem as credenciais de Paddock continuam a ter o direito de, no domingo, dar uma volta no Truck Teste, o que é diferente da Volta Rápida, exclusiva dos convidados dos patrocinadores e de empresas que adquirirem camarotes. Os portadores de ingressos das arquibancadas não terão acesso aos boxes no domingo.
Ingressos à venda pelo site da Fórmula Truck
Os ingressos para acompanhar a sétima corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 13 de setembro, no Autódromo de Curitiba, capital do Paraná, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 11 de setembro, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. Para isso devem ficar atentos ao site da Fórmula Truck.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 660, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (13/9), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região – os locais serão divulgados em alguns dias – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)