Representante da Academia Shell Racing está a apenas cinco pontos do top-10 no Campeonato e almeja mais um bom resultado em meio a um grid de 88 pilotos da categoria OK
Após passar por Itália e Espanha, o Campeonato Europeu de Kart da FIA chega a França para a 3ª de um total de cinco etapas. O desafio desse fim de semana acontece no Kartódromo de Le Mans, anexo ao mítico Circuito de La Sarthe – palco da tradicional prova de 24 Horas há dez dias. Para o paulista Gianluca Petecof, o objetivo é seguir em ascensão no campeonato e entrar no grupo dos 10 melhores da classificação geral, entre os 70 pilotos que já correram neste ano na categoria OK.
A cada rodada, Gianluca vem provando sua evolução no kartismo europeu. Na Itália, na etapa inaugural, o representante da Academia Shell Racing venceu uma das corridas classificatórias. Na segunda etapa, na Espanha, o paulista de 14 anos fez uma grande corrida de recuperação na final, saindo em 21º e terminando em 6º. Com esse resultado, Petecof ocupa a 13ª posição no campeonato, a apenas cinco pontos do top-10, e vai em busca de mais um bom resultado.
O traçado de 1.384 metros de extensão de Le Mans vai sediar uma etapa ainda mais competitiva, com um novo recorde de inscritos: 88 pilotos na categoria OK – devido a uma regra de inscrições extras da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Os treinos livres tiveram início nesta quarta-feira e vão até sexta, mesmo dia que acontece a tomada de tempos para definição dos grupos. A partir de sábado, serão realizadas as baterias classificatórias, onde todos os grupos se enfrentam em corridas de 11 voltas cada. Os 34 melhores colocados após essa fase disputam a corrida final, com 22 voltas, no domingo, às 11h05 (horário de Brasília).
O que ele disse:
“Estamos evoluindo a cada etapa do Europeu, e conseguido traduzir essa performance em bons resultados. Estar em Le Mans é especial, por toda a história desse circuito, é um ambiente único. Será uma etapa muito disputada, com mais pilotos do que nas rodadas anteriores. Além disso, nunca andei nesta pista, então vamos trabalhar bastante nos treinos para ter uma rápida adaptação, com o objetivo de estar de novo entre os primeiros e entrar definitivamente no top-10 do campeonato”.
Gianluca Petecof
Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:
A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.
Na temporada 2017, a Raízen patrocina o piloto Gianluca Petecof por meio do projeto “Formando um verdadeiro campeão” (promovido pelo Kart Clube Granja Viana), incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Foto: Joan Codina
Por Luis Ferrari