Gianluca Petecof comemora retorno do automobilismo ao Rio Grande do Sul após a tragédia climática de 2024

Piloto Shell foi ao pódio em 2023 e busca volta por cima nesta temporada

Gianluca Petecof
José Mario Dias

O retorno do automobilismo ao Rio Grande do Sul após a tragédia climática que atingiu o estado no primeiro semestre do ano é motivo de comemoração para Gianluca Petecof. O piloto Shell disputa, neste fim de semana, a oitava etapa da temporada 2024, no apertado circuito do Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre. É a menor pista do campeonato, com 2.278 metros e nove curvas.

Estreante do ano em 2013, o paulista de 21 anos vem sofrendo com muitos problemas na temporada da maior categoria do automobilismo nacional. Por isso, ele comemora o retorno a uma pista onde já obteve bons resultados. No ano passado, Petecof chegou em terceiro na corrida 1 e em quarto na corrida 2 da etapa disputada em setembro. O retrospecto anima o piloto a buscar a volta por cima nesta temporada.

O trabalho com a equipe Full Time, entretanto, terá de ser muito eficiente. Por ser a pista mais curta da temporada, cada décimo perdido pode representar um enorme prejuízo. Por isso, encontrar o melhor acerto do Toyota Corolla #101 rapidamente é essencial, principalmente pensando na classificação. Uma boa posição de largada no Velopark pode significar ficar longe das tradicionais confusões da primeira volta.

A programação da etapa do Velopark será aberta nesta sexta, quando serão realizados o shakedown e dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv e da Band.

O que ele disse:

“Estou muito feliz de estar voltando ao Rio Grande do Sul. A gente sabe que esse ano não foi fácil por lá. É um lugar de que eu gosto muito. No ano passado, fui ao pódio no Velopark. Então é sempre uma boa sensação poder voltar para um lugar onde tive sucesso no passado. Esse ano está muito complicado para nós. Estamos enfrentando diversos tipos de problemas etapa após etapa. Mas a gente vai continuar trabalhando. Temos mais cinco etapas nesse ano para buscar algum tipo de resultado para levantar um pouco nossa moral.”
Gianluca Petecof

Cronograma – Stock Car – Etapa 8 – Velopark, Nova Santa Rita, RS

Sexta-feira, 6 de setembro:
09:30 – Shakedown
11:00 – Treino Livre 1
15:00 – Treino Livre 2

Sábado, 7 de setembro:
09:30 – Classificação
14:10 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 8 de setembro:
12:30 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*