Piloto teve diversos problemas na disputa da Gold Classic
O retorno de Giovani Almeida (AgriLAF e Portal High Speed Brazil) as pistas foi repleta de contratempos. O Spyder Aldee #37, que foi recém montado, apresentou uma série de problemas, que foram desde o treino, passando pela classificação até as duas baterias da Gold Classic.
Almeida já tinha conhecimento de que tal fato poderia acontecer, uma vez que seu companheiro de equipe HT Guerra, Caio Lacerda levou praticamente um ano para acertar um carro do mesmo modelo, carro este que Giovani, Lacerda e Humberto Guerra Jr foram ao pódio nas Mil Milhas do Brasil em janeiro deste ano.
Para se ter uma noção do potencial do carro, na segunda corrida da Gold Classic, o carro #37 largou no final do pelotão e já havia feito mais de trinta ultrapassagens e disputava com os ponteiros gerais um lugar no pódio quando apresentou problemas.
“Na Gold Classic trouxemos um carro reformulado. Na primeira etapa da categoria em janeiro, vim com esse carro e consegui disputar somente a segunda corrida daquele final de semana. Carro sem conta giros, ainda era carburado e como estava chovendo, não precisávamos de tanta potência. Na ocasião conseguimos um bom resultado conquistando o terceiro lugar. Neste final de semana o carro chegou com motor novo, câmbio novo, injetado enfim, construímos o carro totalmente do zero.”
“Infelizmente tivemos problemas de motor no treino da sexta feira. Na classificação nosso câmbio quebrou na primeira volta e não conseguimos concluir um giro. Na primeira corrida, largamos em 46° lugar e o carro que já vinha apresentando problema de bomba de combustível e bicos injetores o que fez com que eu abandonasse a corrida de forma prematura para que não danificássemos nosso motor.”
“Na segunda disputa partimos do 41° lugar. Vínhamos bem, já estávamos no top-7 da disputa geral, havíamos ganho mais de 30 posições, mas o carro tornou a apresentar o mesmo problema de bomba injetora, dois bicos de combustível pararam de funcionar e desta forma não existe alimentação no motor do carro e paramos para não perde -lo.”
“Eu sabia que a vida com esse novo carro seria assim. Todos nós vimos como meu companheiro Caio Lacerda, demorou para acertar o carro dele e o nosso equipamento tem apenas duas corridas, então, sabemos que esse ano será de acertos e aprendizado com ele e quando acertarmos, com certeza vamos para frente, pois, com pneus usados andamos muito rápido nos treinos, é um carro muito bom”, disse o piloto.
Open Paulista
Além da Gold Classic, Giovana Almeida também disputou a primeira etapa da temporada de 2021 do Open Paulista, competição que faz parte do Campeonato Paulista de Automobilismo.
Dividindo o carro com Caio Lacerda, o final de semana não começou dos melhores. Seu companheiro de equipe acabou tendo problemas de freio na corrida 1, após lutar pelas primeiras colocações, concluiu a corrida na sétima colocação.
Já no domingo, quando Almeida assumiu o carro, realizou corrida de recuperação e reconhecimento do carro. Esta que foi apenas a segunda corrida do piloto com o protótipo #6 da equipe HT Guerra. O equipamento mostrou que tem potencial na categoria, tanto que, mesmo enfrentando problemas, Almeida conquistou o terceiro lugar no pódio na sua categoria.
“Na Open paulista andamos em um protótipo Spyder que é aberto. É muito gostoso de guiar e antes deste final de semana, eu havia guiado esse carro apenas uma vez e na chuva durante uma corrida da categoria Força Livre, vale destacar que nunca tinha utilizado esse carro na pista seca.”
“Enfrentamos problemas de freio o final de semana inteiro. Na primeira corrida de sábado, o Caio Lacerda vinha no top-3 da disputa quando perdeu o freio e acabou caindo para sétimo lugar no final. Já neste domingo, eu estava vindo bem na disputa, terceiro na categoria, quarto na geral, nosso carro apresentou o mesmo problema. Só que venho da escola dos Opalas, onde freio é um luxo (risos), consegui administrar, bombeando o freio, deixando o carro rolar. Fiz voltas mais lentas, mas consegui trazer o carro e ir ao pódio. Foi um dia de aprendizado, mas precisamos solucionar esse problema de freio para as próximas corridas”, concluiu Giovani.
Giovani Almeida que tem o apoio da AgriLAF e do Portal High Speed Brazil volta a disputar o Open Paulista nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Interlagos.
Fotos: Rafael Catelan
Texto: Matheus Furlan MTB: 0073748SP
Por: High Speed Brazil