A última etapa do TCR WORLD TOUR terá início no próximo fim de semana no icônico circuito de rua de Macau. Com três concorrentes ao título, separados por apenas um ponto, o certame mundial do conceito TCR decidirá seu primeiro campeão sob o novo formato estreado em 2023.
O francês Yann Ehrlacher (384 pontos), o britânico Robert Huff (384) e o húngaro Norbert Michelisz (383) são candidatos ao título desta primeira temporada, que se destaca pela paridade entre as montadoras, já que cada um dos candidatos compete com modelos diferentes: Lynk & Co 03, Audi RS 3 LMS e Hyundai Elantra, respectivamente.
Este campeonato, que conta com a participação do argentino Néstor Girolami e do uruguaio Santiago Urrutia, compartilhou duas etapas com o TCR South America Banco BRB em San Luis e El Pinar. Além disso, passou pela Europa, Austrália e encerrará a temporada na Ásia. Para dar continuidade a esse percurso global, o WSC Group já confirmou que em 2024 competirá nos Estados Unidos junto à IMSA.
Além dos novos pilotos regulares do TCR WORLD TOUR, no evento final se juntarão nove competidores adicionais, destacando-se as presenças do francês John Filippi, do australiano Ben Bargwanna e do italiano Marco Butti.
O primeiro deles, que pilotará um Audi RS 3 LMS da equipe Comtoyou, teve quatro aparições no WT e foi o primeiro vencedor de uma série local em Spa. O australiano, com o Peugeot 308 de desenvolvimento próprio, continuará sua participação na série após as etapas em que competiu em casa. Por sua vez, o jovem italiano competirá com um Hyundai Elantra N inscrito pela BRC Squadra Corse, mas contará com o apoio da Evolve Racing, com sede em Hong Kong. Este último time também adicionará um segundo carro para Lo Sze Ho, que venceu a primeira das duas corridas do TCR Asia Challenge no sábado passado.
Além disso, outros cinco competidores do TCR Asia Challenge se juntarão: Paul Poon Tak Chun (Teamwork Motorsport, Audi RS 3 LMS), Deng Bao Wei (109 Racing, Honda Civic Fk7), Yan Chuang (Fancy Teamwork, Lynk & Co 03), Osborn Li Weng Ji (Z .Speed, Hyundai i30 N) e Ken Tian Kai (QMA Motorsports, Audi RS 3 LMS).
Vale ressaltar que os quinze primeiros da classificação geral do TCR WORLD TOUR terão vaga garantida na corrida final do TCR WORLD FINAL, que será realizada no primeiro fim de semana de março de 2024 em Portugal. Os demais pilotos, classificados pelo TCR WORLD RANKING, deverão competir nas corridas classificatórias que ocorrerão nos dias anteriores à final que decidirá o campeão mundial da modalidade.
A última etapa do TCR WORLD TOUR será transmitida pela DirecTV na Argentina, pela VTV no Uruguai e pela TCR TV no Brasil.
OS DEZ PRIMEIROS PILOTOS SUL-AMERICANOS NO RANKING MUNDIAL*
7° Néstor Girolami (ARG)
9° Santiago Urrutia (URU)
10° Franco Girolami (ARG)
13° Bernardo Llaver (ARG)
15° Ignacio Montenegro (ARG)
27° Juan Ángel Rosso (ARG)
29° Raphael Reis (BRA)
32° Juan Manuel Casella (URU)
40° Galid Osman (BRA)
41° Fabricio Pezzini (ARG)
*Atualizado até 13/11
Foto: TCR South America Banco BRB
Por: TCR South America