Guilherme Samaia amplia domínio na F-3 com vitória dupla no Velo Città

Com mais um recorde da pista, piloto volta a vencer as duas provas da F-3 Brasil. Na Academy, Marcel Coletta e Igor Fraga são os vitoriosos

Pole position, recorde da pista, diversas ultrapassagens e mais uma vitória. Realmente, está difícil encontrar alguém para bater Guilherme Samaia na F-3 Brasil. Afinal, o piloto voltou a dominar todas as disputas do fim de semana, neste sábado (3), no autódromo de Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

Se essa foi a primeira vez que a categoria corria na pista, isso não parecia atrapalhar Samaia. Afinal, desde os primeiros treinos livres, ele foi dominante. Nas duas corridas, então, a superioridade foi ainda maior. Até na segunda prova, quando no grid invertido, ele largou na sexta colocação.

Já na disputa da Academy, Marcel Coletta voltou a faturar uma prova. Já na segunda, Igor Fraga conseguiu deixar os problemas no carro de lado para desencantar.

 Corrida 1

Com Guilherme Samaia na pole position e com o melhor carro dos treinos, era difícil imaginar alguma outra forma de superá-lo que não fosse logo após a largada. Foi isso o que pensou José Artur Fortunato. Até por isso, ele foi com tudo para cima do líder do campeonato na primeira curva. Por pouco não deu certo.

Com tranquilidade, Samaia conseguiu sustentar a posição. Azar de Fortunato, que ainda na primeira volta, foi surpreendido por Giuluano Raucci na saída da curva Caipirinha e perdeu a vice-liderança.

A partir de então, o que se viu na pista do Velo Città, foi a continuidade do domínio completo de Samaia. Sem ser incomodado pelos adversários, o piloto passou a marcar a volta mais rápida a cada passagem pela linha de chegada. O resultado foi a quebra do recorde da pista, mais uma vez, agora com a marca de 1m20s142. A vitória foi a consequência de tanta velocidade.

Já na disputa da F-3 Academy, Marcel Colleta manteve a ponta com o quinto lugar no geral, uma posição à frente de Enzo Elias.

Corrida 2

Com o grid invertido para a segunda prova da etapa no Velo Città, muitos chegaram a imaginar que o domínio de Guilherme Samaia chegaria ao fim. Afinal, ele largava na sexta colocação, em uma pista em que fazer uma ultrapassagem é muito difícil. Ledo engano. Em duas voltas, o líder da temporada deixou seus adversários para trás e garantiu outra vitória na temporada. José Artur Fortunato veio em segundo, com Giuliano Raucci em terceiro, mesmo após uma saída de pista.

Mas se a disputa pela primeira colocação não foi tão intensa, o mesmo não pode ser dito das batalhas pelas posições intermediárias.

Após cair da ponta para a sexta colocação, Igor Fraga, da F-3 Academy, venceu a batalha contra Marcel Coletta pela quarta posição (depois da saída de Murilo Coletta da corrida) e, de quebra, ficou com a vitória em sua categoria.

Se não bastasse, Pedro Goulart, Airton Santos e Leo Barbosa tiveram uma disputa acirrada pelo sétimo lugar. Melhor para Goulart, e pior para Santos, que rodou e ocasionou a segunda bandeira amarela da prova.

Nada que atrapalhasse mais uma vitória de Guilherme Samaia.

O que eles disseram:

“É não olhar para trás, focar no meu e buscar o melhor desempenho que consigo fazer, sempre melhorando minha guiada para dar sequencia a minha carreira na Europa. Vamos continuar puxando para melhorar minha tocada, o carro a equipe. O mais importante é eu me divertir. Só tenho a agradecer a Deus por competir aqui e lá fora, e por viver meu sonho”

Guilherme Samaia

“Desde os primeiros treinos, tivemos alguns problemas, tivemos problemas no motor. Tivemos de trocar o motor e isso atrasou o acerto do carro. Conseguimos ir acertando aos poucos. Na primeira corrida, voltei a ter problemas. Mas na segunda, diminuíram muito esses problemas no motor. Infelizmente, o carro patinou na largada, mas me recuperei e consegui o meu melhor resultado. Estou muito contente. Queria agradecer a todos que torceram por mim, minha equipe e os patrocinadores”

Igor Fraga

 

Resultados

Corrida 1

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A – Cesário Fórmula) – 32m28s142 (24 voltas)

2-) 112 Giuliano Raucci (F3A – RDC Motorsport) – a 32s815

3-) 41 José Artur Fortunato (F3A – Fortunato Racing) – a 38s822

4-) 7 Murilo Coletta (F3A – Cesário Fórmula) – a 1m21s355

5-) 177 Marcel Coletta (F3B – Cesário Fórmula) – a 1 volta

6-) 54 Igor Fraga (F3B – PropCar Racing) – a 1 volta

7-) 73 Enzo Elias (F3B – Hitech Racing) – a 1 volta

😎 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) – a 1 volta

😎 55 Leo Barbosa (F3B – PropCar Racing) – a 2 voltas

10-) 62 Airton Santos (F3A – Kemba Racing) – a 4 voltas

11-) 34 Matheus Santa’anna (F3B – PropCar Racing) – Não largou

Corrida 2

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A – Cesário Fórmula) – 32m33s019 (22 voltas)

2-) 41 José Artur Fortunato (F3A – Fortunato Racing) – a 6s274

3-) 112 Giuliano Raucci (F3A – RDC Motorsport) – a 17s469

4-) 54 Igor Fraga (F3B – PropCar Racing) – a 37s511

5-) 177 Marcel Coletta (F3B – Cesário Fórmula) – a 46s871

6-) 73 Enzo Elias (F3B – Hitech Racing) – a 50s755

😎 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) – a 1m04s131

😎 55 Leo Barbosa (F3B – PropCar Racing) – a 1 volta

9-) 62 Airton Santos (F3A – Kemba Racing) – Não completou

10-) 7 Murilo Coletta (F3A – Cesário Fórmula) – Não completou

11-) 34 Matheus Santa’anna (F3B – PropCar Racing) – Não largou

 

Classificações

F-3 Brasil

1-) Guilherme Samaia – 80 pontos

2-) Murilo Coletta – 45

3-) Giuliano Raucci – 45

4-) José Artur Fortunato – 30

5-) Pedro Caland – 24

6-) Leonardo de Souza – 14

7-) Airton Santos – 12

😎 Vitor Baptista – 9

 

F-3 Academy

1-) Marcel Coletta – 69 pontos

2-) Enzo Elias – 54

3-) Igor Fraga – 54

4-) Léo Barbosa – 34

5-) Pedro Goulart – 28

6-) Rafael Barranco – 9

Foto: Luca Bassani

Por Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*