Piloto inglês conquista primeira vitória no Brasil depois de uma corrida com muitos acidentes. Massa bate e Nasr termina em nono.
O GP do Brasil de F1 é sempre uma caixinha de surpresas e neste final de semana não foi diferente. Depois de treinos inconstantes, Hamilton marcou a pole com Rosberg em segundo. Logo na volta de apresentação Grosjean da Haas rodou e ficou de fora da disputa.
Depois de a direção de prova atrasou a largada em 10 minutos e quando os carros andaram foi sob a conduta do safety car. Após seis voltas os carros puderam andar e logo de cara Verstappen passou Raikkonen assumiu a terceira posição atrás de Hamilton e Rosberg.
Na parte de trás do pelotão Massa passou Guitierrez antes do permitido e passou a ser investigado. As voltas foram se passando e alguns pilotos foram colocar pneus intermediários, um pouco cedo para a quantidade de água que havia na pista. Voltas mais tarde foi a vez de Ericsson se encontrar com o muro na subida do Café e ai novamente o safety car entrou na pista. Desta vez foi Ricciardo entrou nos pits com os pits fechados, passando a ser investigado.
Depois da limpeza da pista uma nova largada foi acionada, mas foi Kimi Raikkonen que se encontrou com o muro na reta de largada e ai a direção de prova decidiu pela interrupção da disputa em Interlagos com 21 voltas completas.
Durante a interrupções foram sinalizadas. Tanto Massa quanto Ricciardo foram punidos com cinco segundos. A relargada aconteceu com o safety car e os carros andaram mais sete voltas até a nova suspensão da disputa, nesse meio tempo, Palmer acabou acertando a traseira de Kvyat e abandonou a disputa.
Quando os carros voltaram para a disputa Verstappen aproveitou uma deslizada de Rosbberg na segunda perna do S do Senna e assumiu o segundo posto e a corrida passou a ficar interessante, mas na volta 48 um momento de tristeza e emoção. Massa que vinha com pneus intermediários acabou batendo gerando o safety car, O brasileiro muito emocionado cumprimentou a torcida, foi as lagrimas, muito aplaudido por torcedores e equipes, um final de carreira brilhante de Massa no Brasil.
Os carros voltaram a disputa na 55° volta com Hamilton, Rosberg, Pérez, Sainz Jr e Vettel ocupando as cinco primeiras colocações. Com 52 voltas completas Nasr acabara de perder a posição para Verstappen, o sétimo posto, uma grande corrida do brasileiro da Sauber.
Na voltas finais quem passou a dar show foi Max Verstappen que caiu para a parte final do pelotão, mas com um carro forte e com a faca nos dentes, o jovem holandês foi abrindo caminho e na altura da 68° volta, já ocupava a quarta colocação colado em Pérez. Na 70° volta, Verstappen passou o mexicano assumindo a terceira posição.
No final a vitória ficou Lewis Hamilton, Nico Rosberg em segundo e Max Verstappen fechando o pódio na terceira posição. Primeira vitória do inglês no Brasil. O Top-10 foi completo por Pérez, Vettel, Sainz, Hulkenberg, Ricciardo, Nasr e Alonso.
Felipe Nasr
O brasileiro terminou a disputa na nona colocação e marcou dois pontos, os dois primeiros pontos da equipe Sauber que deixou a lanterna do campeonato de construtores. A Sauber agora soma dois tentos contra um da Manor.
Campeonato
Com a vitória Hamilton chegou as 355 pontos e tem 12 de desvantagem para Rosberg que soma 367 e faltando apenas uma etapa para o término da temporada, Hamilton tem que vencer em Abu Dhabi e torcer para que Rosberg não fique entre os três primeiros colocados.
A última etapa da temporada acontece no dia 27 de novembro, em Abu Dhabi.
Foto: Reprodução/Facebook Mercedes AMG Petronas – oficial
Por Matheus Furlan