Hill Climb Brazil: Batistinha supera o próprio recorde na subida de montanha em Monte Alegre do Sul

A bordo do icônico Maverick #16, piloto homenageia pai falecido em junho; Rafael Maychak conquista O Desafio da etapa.

Tradicional encontro de sexta-feira na praça central de Monte Alegre do Sul
(Divulgação / Eduardo Paioli)

O Desafio foi o nome dado a etapa do campeonato paulista de subida de montanha Hill Climb Brazil realizada no último sábado (19) n cidade de Monte Alegre do Sul a 130km da capital paulista na Serra na Mantiqueira e que faz parte do Circuito das Águas Paulista.

O município foi o terceiro na temporada a fazer parte do Circuito das Águas Paulista (antes Lindoia e Águas de Lindóia receberam etapas), e Antonio Henrique Corsi, representante do consórcio esteve presente na cerimônia de abertura realizada na sexta-feira (18) na Praça Central de Monte Alegre do Sul, dando as boas-vindas a todos os participantes.

Além da tradicional disputa pelo troféu de Leão da Montanha, o mais rápido entre todos os competidores e a luta pela vitória dentro de cada categoria dos carros, dessa vez o piloto conseguisse além de baixar o tempo dentro da própria categoria fazer a maior diferença do tempo original receberia um prêmio em dinheiro de R$ 3 mil oferecido pela organização.

Sem a presença do gaúcho Mateus Galioto com sua Audi RS3 e o guarulhense Wallace Santim, vencedor da edição de 2023 com sua Audi S3, os favoritos para a conquista o Leão da Montanha ficou entre Fernando Batista, o Batistinha a bordo do seu Maverick V8 e de Iures Delfino com seu Mitsubishi Evo.

A primeira subida de Batistinha foi com o tempo de 2min23s04, contra 2min25s64 de Iures; com o céu nublado com calor e pista seca, era garantido que a segunda tentativa traria melhores tempos para ambos. Em busca da quebra do recorde da pista que era de 2min20s76 conquistado pelo próprio Batistinha em 2022 o piloto do Maverick vez uma subida sem erros e marcou 2min18s86 quebrando o próprio recorde; Iures tentou, mas não conseguiu chegar perto do adversário, fazendo em 2min22s83 sua segunda tentativa e ficando com a segunda melhor marca do final de semana.

Ao retornar a área de box e com consciência do seu feito, Fernando Batista não escondeu a emoção: “Esse é o carro mais visceral que eu já pilotei na minha vida, um carro de 1.000kg, 550hp, duro, eu uma subida de montanha que você não pode errar! Estou muito emocionado, pois as últimas mudanças que meu pai fez surtiram efeito, o carro melhorou 1 segundo e meio do recorde, estou muito contente”, declarou.

A bordo da Porsche 992 Carrera S, o itapirense Mauricio Sabbag conquistou o terceiro melhor tempo na geral e venceu na categoria 6; Leão da Montanha na última etapa realizada em Águas de Lindoia, o paranaense Eduardo Ferreira levou sua Subaru Imprenza WRX a 4ª colocação, também vencendo na categoria 7.

Conhecido como “Sr. Chicane” pela velocidade em que passa os obstáculos principalmente em Monte Alegre do Sul, Gustavo Pimenta errou na primeira tentativa e acertou a chicane; na segunda e última tentativa do dia superou todos os problemas eletrônicos enfrentados no carro e marcou o 5º melhor tempo na geral.

Como na Hill Climb Brazil o piloto mais rápido recebe o troféu de Leão da Montanha e não conta como o 1º lugar, cabendo essa posição ao segundo mais rápido do dia, quem fechou o TOP5 da etapa foi o Renault Sandero RS do piloto de São Bernardo do Campo (SP), Gabriel Maciel. Com o melhor tempo conquistado em 2min48s13 o piloto venceu também na categoria 5.

Nas categorias 1 e 2 que tradicionalmente ficam com os clássicos VW Fusca e seus derivados, Sandro Rosa (Karman Guia) venceu na primeira enquanto Douglas Furlan com seu Fusca n° 72 conhecido como “Cerejinha” foi o campeão na categoria 2.

O Fiat Palio #40 de Fernando Alencar levou na categoria 8 enquanto entre os carros do tipo “gaiola” o recém-chegado a categoria Gian dos Santos que fez sua estreia em Águas de Lindoia venceu na categoria 10.

Estudantes de engenharia da UNICAMP têm um projeto de construir do zero um carro de corridas Fórmula 1600 e colocá-lo no regulamento do campeonato paulista de automobilismo; não só conseguiram como resolveram fazer o “shakedown” na etapa de Monte Alegre do Sul e coube ao piloto-estudante-engenheiro Thiago Almeida a façanha concluída com êxito, fazendo a melhor subida com o tempo de 3min25s82, e o melhor, sem quebras.

O grande vencedor do DESAFIO foi o piloto de Santa Bárbada D´Oeste, Rafael Maychak com seu VW Gol #333. Com o tempo de 2min59s09, o piloto da categoria 4 superou o melhor tempo dentro da categoria já conquistado em Monte Alegre do Sul que era de 3min02s34 baixando o recorde nessa classe em 3s25. Apenas ele e Batistinha superaram os tempos dentro da categoria, mas o piloto do Maverick superou em “apenas” 1s90 o recorde anterior que pertencia a ele mesmo.

A Hill Climb Brazil fecha a temporada 2024 e ainda esse ano poderá fazer uma prova extracampeonato em Dourado, cidade próxima a Brotas onde já esteve em 2023. A prova que poderá acontecer no dia 30 de novembro será confirmada nas próximas semanas.

HILL CLIMB BRAZIL – MONTE ALEGRE DO SUL

RESULTADO – GERAL

1) FERNANDO BATISTA (MAVERICK) – CAT. 9 – 02:18,86
2) IURES DELFINO (MITSUBISHI EVO) – CAT. 9 – 02:22,83
3) MAURICIO SABBAG LAW (PORSCHE 992 CARRERA S) – CAT. 6 – 02:42,63
4) EDUARDO FERREIRA (SUBARU IMPRENSA WRX) – CAT. 7 – 02:43,66
5) GUSTAVO PIMENTA (CITROEN DS3) – CAT. 6 – 02:45,45
6) GABRIEL MACIEL (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 02:48,13
7) LUIZ MARTINEZ (LOTUS SEVEN) – CAT. 3 – 02:48,52
8) MILTON RUBINHO (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 02:50,47
9) RODRIGO SILVA (CHEVROLET CARAVAN) – CAT. 9 – 02:50,75
10) BRUNO MICHELLI STIPPE (MITSUBISHI LANCER) – CAT. 7 – 02:55,40
11) ADELMO RIZZO (VW JETTA) – CAT. 6 – 02:56,97
12) RAFAEL MAYCHAK (VW GOL) – CAT. 4 – 02:59,09
13) GILBERTO GERI (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 03:01,11
14) SANDRO ROSA (VW KARMAN GUIA) – CAT. 1 – 03:02,90
15) MAURICIO LANNA BURNIER COELHO (VW FUSCA) – CAT. 1 – 03:03,77
16) GIANCARLO DOS SANTOS (TUBULAR) – CAT. 10 – 03:03,81
17) FERNANDO ALENCAR (FIAT PALIO) – CAT. 8 – 03:05,23
18) DANIEL NEVES (RENAULT SANDERO) – CAT. 5 – 03:05,27
19) FERNANDES MANTOVANI / RICARDO ROSSI (VW GOL) – CAT. 8 – 03:10,34
20) LUIZ MARTINEZ (COBRA) – CAT. 3 – 03:13,88
21) DOUGLAS FURLAN (VW FUSCA) – CAT. 2 – 03:15,30
22) RODOLPHO FURLAN CORREA (KART CROSS) – CAT. 10 – 03:17,40
23) YVAN GATTI (RENAULT CLIO) – CAT. 3 – 03:19,36
24) ORLANDO BELMONTE JR. (VW FUSCA) CAT. 1 – 03:22,77
25) THIAGO ALMEIDA (F1600) – CAT. 10 – 03:25,82
26) NILTON CÉSAR MIRANDA (TUBULAR) – CAT. 10 – 03:28,37
27) JOÃO LUIZ BAHIA ANTUNES (VW FUSCA) CAT. 2 – 03:48,55
28) CARLOS VIEIRA (VW FUSCA) – CAT. 2 – 03:59,52
29) ANTONIO FRANCESCHI (PUMA TURBO) – CAT. 8 – 00:00,00
30) ARI MENDES JR. (PEUGEOT 205) – CAT. 8 – 00:00,00
31) ALBERTO SCARASATI (CHEVROLET CARAVAN) – CAT. 9 – 00:00,00

A Hill Climb Brazil tem patrocínio de Biopetróleo Combustíveis, Hot Garage Campinas, Água Mineral Natural Lindoya Brasil, La Martina, Usual Brinquestos e PneuFree.com.

Por:  VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação

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