Funcionamento perfeito dos freios é fundamental para circuito de rua em volta do Mineirão, onde os carros vão passar bem próximos dos muros
A Stock Car disputará neste final de semana a etapa inédita nas ruas de Belo Horizonte (MG), no entorno do estádio do Mineirão, e um dos grandes desafios para os pilotos na única pista urbana da temporada é a precisão nas freadas e retomadas para cravar uma boa volta rápida.
Para essa etapa considerada por muitos a mais especial do ano, haverá um novo formato de classificação, com sete grupos de quatro pilotos e cada competidor terá direito a duas voltas rápidas, aumentando ainda mais a importância de fazer uma boa classificação, já que as pistas de rua tradicionalmente possuem poucos pontos de ultrapassagem.
Atual campeão da Stock Car e vencedor da etapa passada em Goiânia, Gabriel Casagrande destaca a importância dos freios no circuito de rua mineiro de 3.113 metros e oito curvas.
“Os freios são peças extremamente fundamentais em um tipo de pista como essa em BH e eles têm se mostrado muito confiáveis ao longo da temporada. A gente vai para um tipo de terreno diferente, o asfalto, quando é na rua, com certeza ele é um pouco mais liso do que o asfalto de pista que já tem uma certa borracha e é mais perigoso, a gente sabe que tem muro dos dois lados, então a margem de erro lá não dá para dizer que é mínima, é zero, se você errar você vai para o muro”, analisa Casagrande.
A Hipper Freios tem realizado um trabalho constante em conjunto com as equipes e a categoria. A fabricante aprimorou a sensibilidade no acionamento do pedal nos carros, reduzindo cada vez mais as vibrações no conjunto dos freios e aumentou a durabilidade e a resistência térmica, garantindo a máxima eficiência dos freios.
Os discos de freios desenvolvidos pela Hipper Freios usam a tecnologia da retífica cruzada Hipper Grinding, permitindo que freios estejam prontos para uso desde os primeiros quilômetros. Os discos também contam com niobium steel na composição, material que traz uma maior resistência mecânica e térmica, fazendo com que os freios aqueçam menos.
As atividades de pista da Stock Car em BH começam nesta quinta-feira com o shakedown. Os treinos livres serão realizados na sexta-feira, enquanto o sábado está reservado para a classificação e para a primeira corrida às 15 horas. A segunda prova, mais longa, acontece no domingo a partir das 13 horas, com exibição de Band, Sportv e YouTube.
Por: Luiz Felipe Chaguri|RF1 Jornalismo