Depois de andar na pista mais rápida do país, piloto capixaba encara um circuito travado, com freadas fortes e médias baixas
No próximo fim de semana, dias 28 e 29, Hugo Cibien disputa a quinta e penúltima etapa da temporada 2023. Serão três corridas, duas de 25 e uma de 20 minutos, uma no sábado e duas no domingo, no Veloccita, em Mogi Guaçu (SP). A pista de 3.443 metros, bastante travada e com freadas fortes, deverá ser a de média de velocidade mais baixa do calendário – que inclui ainda Interlagos (SP, com duas etapas), Tarumã (RS), Cascavel (PR), e Velopark (RS).
Mais uma questão para o piloto capixaba administrar no seu condicionamento mental e se adaptar, já no fim de semana passado estava disputando a Endurance Series na pista mais rápida do Brasil, Cascavel, com um carro muito mais leve e veloz que o Stock Car.
“Muda tudo de uma semana para a outra. Além do carro e do estilo de pilotagem – já que no endurance, com corridas de três ou quatro horas, vale muito a estratégia de poupar equipamento, pneus e combustível, enquanto na Stock Series se você não faz uma boa largada pode estar comprometendo o resultado –, desta vez vou encarar uma pista de características bem diferentes. Cascavel é uma pista de altíssima velocidade onde os freios são pouco exigidos, na freada mais forte você reduz de 5ª para 3ª marcha e já dá acelerador, enquanto no Velocitta tem você reduz de 4ª ou 5ª marcha para 1ª em duas ou três curvas. Curva um, museu e saca-rolha exigem muito do freio e tem muito pouco tempo para resfriar os freios, porque as retas são curtas. Essa história de trocar o chip de uma semana para outra é uma das coisas mais bacanas para mim, um desafio que eu gosto de encarar. Além de tudo existe uma previsão de chuva…”, diz o piloto que defende as cores da Arcelor Mittal Tubarão na equipe W2 Pro Racing.
As três corridas da 5ª etapa da Stock Series 2023 acontecem dias 28 (sábado) às 14h20 e dia 29 (domingo) às 8h30 e 9h10 horas, com transmissão de Band Sports, SporTV e redes sociais da Stock Car e no Portal e TV High Speed BrazilAlexandre Kacelnik
Foto: Ricardo Saibro
por: Alexandre Kacelnik