O Hyundai HB 20 1.0 Confort, assim como toda linha HB sofreu um facelift, que tornaram o hatch que é sucesso de vendas mais atual. Não que o carro estivesse sofrendo de alguma grande defasagem, mas diante do avanço da concorrência, a montadora coreana optou por levar seu carro ao cirurgião plástico e fazer uma pequena intervenção.
Na “mesa de cirurgia” não foi cortes de bisturi, ou colocação de silicone que mudaram radicalmente a face “design” do carro. Na verdade foi mais uma leve aplicação de botox aqui e ali, e um lifting para manter o ar ainda jovial latente.
No exterior, as principais novidades são: a grade hexagonal que tem detalhes cromados e os para choques dianteiro e traseiro redesenhados. A gama de cores teve o acréscimo de mais duas cores metálicas: a Prata Sand e Bronze Terra, que tem o custo de R$ 1.100,00.
Estas se somam ao Branco Polar, Azul Sky Branco Polar, Preto Ônix, Azul Sky, Prata Metálico e Cinza Titanium, sendo que somente as duas primeiras não tem acréscimo no preço. A nós coube testar desta vez o 1.0 Comfort, o modelo básico de entrada.
As linhas são bastante agradáveis, e com uma clara inspiração esportiva, principalmente pelo instigante ronco do motor Kappa 1.0 de três cilindros, com transmissão manual. Na parte interna as mudanças foram ainda mais sutis, com o uso excessivo de plásticos, embora todos muito bem encaixados.
O cluster engloba os já conhecidos velocímetro e contagiros de fácil leitura e boas dimensões e um prático computador de bordo. Infelizmente não foi alterada a posição de acionamento do computador de bordo, que continua escondida atrás do volante, em um botão (trip) no próprio painel.
O espaço interno é mais que suficiente para quatro adultos, mas o quinto e eventual passageiro viaja em uma posição desconfortável, já que o banco traseiro tem o incomodo calombo no centro e o túnel central lhe rouba espaço e comodidade. Outro ponto que não foi alterado, mas deveria, é a falta do cinto de três pontos e encosto de cabeça para o quinto passageiro.
O ajuste da regulagem de altura do banco do motorista segue a mesma, ou seja, somente a parte da frente do banco recua, causando desconforto em motoristas com mais de 1,80 cm. A lista de itens de série do hatch da Hyundai é muito boa para a faixa de preço.
O carro é equipado com: airbag duplo, alarme, ar, trava elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, roda de 14 polegadas com calotas, chave principal e reserva tipo canivete, computador de bordo, direção hidráulica, ISOFIX, freios ABS com EBD, repetidor de seta, bluetooth, MP3, USB, volante com comandos de áudio, retrovisores elétricos, vidros elétricos dianteiros.
Agora conduzir o carro em circuito urbano continua muito prazeroso, o motor de 3 cilindros surpreende já que quase não vibra e sobe de giros com muita vivacidade. O ronco convida o condutor a acelerar cada vez mais, e com um câmbio mecânico muito bem escalonado, de engates justos faz com que se tenha a impressão de estar conduzindo um hatch esportivo.
Já em uso rodoviário o escalonamento do câmbio com marchas longas, deixa a terceira sem torque para retomadas, e subidas mais íngremes irão exigir reduções mais constantes. A direção hidráulica, que equipa toda a linha, é macia e leve em manobras.
No uso urbano o carro teve a marca de 9,6 km/l e na estrada 11,8 km/l no uso rodoviário, sempre utilizando etanol. Caso o motorista se empolgue com o ronco do motor e tenha uma condução mais agressiva, esta atitude com certeza irá penalizar o consumo.
Conclusão o HB20 continua sendo um carro muito atual e oferecendo conforto, desempenho, estilo, economia e diversão ao volante.
Ficha técnica:
Motor: | 1.0 3 cilindros 998 cm³ | ||
Potência (cv) | 80.0 (E) | 75.0 (G) | |
Torque (Kgf.m) | 10,2 | 9,4 | |
Velocidade Máxima (Km/h) | 189 | N/D | |
Tempo 0-100 (Km/h) | 9.3 | N/D |
Altura (mm) | 1470 |
Largura (mm) | 1680 |
Comprimento (mm) | 3900 |
Entre-eixos (mm) | 2500 |
Peso (kg) | 953 |
Tanque (L) | 50.0 |
Porta-malas (L) | 300 |
Ocupantes | 5 |
Câmbio | Manual de 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Hidráulica |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. |
Freios | Dianteira freios à disco ventilados, traseira: freios a tambor |