A Hyundai para se manter na liderança dos hatchs compactos resolveu se mexer, e mudar seu sucesso de vendas, o HB20.
Como a concorrência não dormiu e uma avalanche de lançamentos veio invadindo o mercados no último ano, assim para continuar com a vanguarda a fábrica coreana fez uma atualização da sua filosofia de design Escultura Fluida, que busca inspiração nas formas fluidas e dinâmicas da natureza, traduzindo a linguagem em velocidade e dinamismo.
Design
A parte dianteira do veículo sofreu uma alteração substancial dando um ar esportivo e agressivo. Olhando a frente a grade passou a ter dimensões generosas, com um losango que avança na parte inferior do para-choques. A parte inferior do para-choques tem mais um filete da grade onde nas extremidades estão inseridos os faróis de neblina.
Os faróis agora tem projetor e light guide de Led. As linhas laterais do HB20 seguem inalteradas com somente maçanetas cromadas e repetidores de seta nos espelhos retrovisores, mas na traseira, muito embora as lanternas tenham mantido o desenho agora são do tipo Clear Type.
As novas rodas de liga leve tem novo desenho e atendem pelo nome Hurricane, que facilitam não somente a dissipação de calor dos freios, como também sua limpeza.
Os pneus são 185/60 R15 do HB20. O carro é equipado com o motor da família Gamma de 1600 cc de deslocamento volumétrico, com 16 válvulas, potência de 128 CV a 6000 rpm, e torque de 16.5 mkgf a 4500 rpm quando abastecido com etanol. Bloco e cabeçote são de alumínio com comando de válvulas variáveis e duplo comando no cabeçote, mostram a modernidade do projeto do power-train.
Se no motor não tivemos novidades, a caixa de câmbio mecânica passou a ser de 6 velocidades, permitindo um melhor escalonamento, e com isso um sensível incremento no consumo de combustível, já que a sexta funciona como um over-drive.
Vida a bordo
Internamente o destaque são para os bancos traseiros com rebatimento bipartido, comando interno para abertura do tanque, retrovisores elétricos, vidros elétricos com acionamento on-touch, travas elétricas, chave canivete com telecomando, ar condicionado, direção hidráulica, porta óculos e alarme volumétrico e iluminação e espelhos no para-sol.
Neste modelo não havia a central multimídia com tela de 7’ polegadas sensível ao toque, e com tevê digital, que passou a ser um opcional, no nosso entender um retrocesso. De qualquer modo o sistema de som tem entrada USB, auxiliar, comandos de telefonia e de áudio no volante.
Os dianteiros não sofreram mudança, são confortáveis, mas os condutores de estatura elevada ainda sofrem para encontrar uma boa posição para dirigir.
A marca continua com a excelente garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem.
Condução
Uso Urbano
No dia a dia na cidade o carro continua sendo extremamente agradável e ágil de se conduzir, e pelas dimensões ótimo em manobras. O diâmetro de giro é de 10,2 metros.
O consumo de combustível teve uma melhora com a nova caixa de câmbio, e saltou dos 7,9 Km/l na cidade para 8,2 km/l. No trânsito pesado e nas vias com o limite estabelecido de forma arbitrária pelo prefeito paulista, a média continua sendo de irrisórios 5.4 Km/l, mostrando que além de não terem realizado levantamentos do impacto do ritmo modorrento nas vias citadinas, com o atual custo do combustível o objetivo é penalizar e a poluição tende a aumentar, uma vez que os congestionamentos são cada vez maiores e mais freqüentes.
Uso na estrada
Na estrada o carro mostrou-se muito ágil, com retomadas surpreendentes e um excelente nível de ruído interno. O consumo em velocidade de cruzeiro (120 km/h) ficou na casa dos 12,7 km/l
Conclusão
A marca não quer ficar dormindo nos louros da vitória, e se preocupou em atualizar seu hatch. O visual continua atual e em alguns ângulos chega a lembrar alguns esportivos.
Ficha técnica
Motor: 1.6 dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16v, com comando variavel de valvulas, flex
Potência: Potência:128/122 cv (e/G) a 6 000 rpm
Torque: 16,5/16 mkgf (e/G) a 4 500 rpm
Câmbio: mecânico de 6 marchas.
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,5 s
Velocidade máxima: 178 km/h
Largura: 1710 mm
Comprimento: 3940 mm
Altura: 1540 mm
Entre-eixos: 2500 mm
Peso: 1 500 kg
Tanque: 50 litros
Breve história da Hyundai
A Hyundai Motor Company – do coreano Hyeondae significa “moderno” – é uma marca sul-coreana de automóveis, fundada em 1967 por Chung Ju-Yung, que em 1947 já havia fundado a Hyundai Engineering and Construction Company. Em 1948, começou a construir viaturas – na época tinha um acordo com a empresa norte-americana Ford para produzir carros desta marca apenas para o mercado interno.
Só em 1974 foi construído o primeiro carro da marca Hyundai, elegante, desenhado e concebido em exclusivo pela marca, o pequeno modelo Pony, que foi apresentado nesse ano no Salão Automóvel de Turim, na Itália. Contudo, o Pony utilizava tecnologia dos japoneses da Mitsubishi, como o motor, a transmissão e a suspensão. O modelo foi desenhado pelos estúdios de design italianos da Giugiaro.
Em 1991 apresentou o primeiro motor de fabricação própria, nomeado Alpha, para três anos mais tarde lançar outro propulsor, este com o nome de Beta. Ainda em 1994 lançou o modelo Accent, com motor Alpha, que viria a ser um grande sucesso de vendas. No entanto, a associação com a Mitsubishi manteve-se e esta marca fornecia motores para os modelos Elantra e Sonata, de maiores dimensões.Seu símbolo,o H estilizado,tem um significado, segundo a montadora é a união das mãos do fabricante com seu consumidor.
Em fase de grande expansão, a Hyundai apresentou em 1996 dois novos modelos, o esportivo Tiburon e o Sonata III, tendo ainda lançado o Dynasty, um carro de luxo.
No Brasil, o Grupo Caoa é responsável pela distribuição dos veículos importados da marca em território nacional e pela montagem dos kits CKD do caminhão leve HR, do Tucson e também do SUV IX35 em Anápolis, e caminhões de sete toneladas também em Anápolis.
A montadora ergueu uma fábrica própria no Brasil em 2012 em Piracicaba, no interior de São Paulo. A unidade, cuja capacidade é de 150 mil veículos por ano, é responsável pela fabricação dos modelos HB20, HB20X e HB20S, exclusivos para o mercado brasileiro.
A Hyundai, atualmente, é uma das marcas que mais investe em publicidade no país. Em 2009, foi a 5ª empresa que mais anunciou, com cerca de R$ 744,5 milhões inserções grandes revistas, jornais e em
Texto e Fotos: João Vasconcelos