Hyundai HB20 X AT, o compacto em busca de aventura.
A Hyundai apresentou ao público brasileiro a sua leitura de um compacto na fórmula aventureira, assim como as demais montadoras, atendendo o anseio do público por este tipo de veículo. Assim nasceu o HB20X. O HB20 X é um compacto inspirado no estilo crossover dos SUV’S da marca, apresentando a filosofia de design Escultura Fluida, que busca inspiração nas formas fluidas e dinâmicas da natureza, traduzindo a linguagem em velocidade e dinamismo.
Design
Olhando a frente do carro logo se percebe que houve a mudança para um para-choque exclusivo. O HB20X tem uma grade hexagonal com desenho se assemelhando a escamas, Na traseira também foi adotado um para-choque exclusivo que caracteriza a versão; o carro tem ainda um um vinco nas laterais e uma moldura preta que envolve a placa.
O carro fez uma visita à “butique” ganhou adereços, como: faróis com máscara negra; retrovisores com repetidores de pisca laterais; barras laterais no teto; faróis de neblina; maçaneta cromada; um aplique fosco que contorna toda lateral, subindo pelas caixas de roda, e se une ao para-choque dianteiro, como se fosse uma proteção.
Para enfrentar trilhas leves a carroceria foi elevada em 4 cm na sua altura livre do solo. Soma-se a isso a adição de molas um pouco maiores, e adoção de pneus com medida maior.
No lugar dos pneus 185/60 R15 do HB20 “de uso civil” a Hyundai adotou os 195/65 R15, que fizeram com que o carro ficasse ainda mais macio, muito embora o rolling de carroceria em curvas acabou ficando maior. Para estabilidade não houve nenhum prejuízo.
Se por um lado o HB20X não é o seu primo distante I20WRC, que disputa com sucesso as provas do mundial de rallys, ficou com um comportamento e valentia capaz de enfrentar estradinhas de terra e superar valetas, buracos e pisos mais complicados. O câmbio automático na cidade é silencioso em ritmo constante, e se torna um pouco ruidoso somente se exigido em ritmo mais esportivo.
O carro se mostrou capaz de vencer rampas mais íngremes, mesmo aquelas com pouca aderência, quando a alavanca de mudanças é colocada no modo Low (L).
O carro é equipado com o motor da família Gamma de 1600 cc de deslocamento volumétrico, com 16 válvulas, potência de 128 CV e torque de 16.5 mkgf. Bloco e cabeçote de alumínio com comando de válvulas variáveis e duplo comando no cabeçote, mostram a modernidade do projeto do power-train.
Vida a bordo
Internamente não existe nenhuma diferença em relação ao HB20. O HB20X tem acabamento em plástico de duas tonalidades (preto e cinza), mas os encaixes são perfeitos e nas saídas de ar existe um anel plástico de cromo fosco que dão um ar sofisticado ao carro.
Para passar uma imagem esportiva e aventureira os pedais são envolvidos por capas de alumínio. Neste modelo que testamos HB20 X AT (versão automática) a iluminação do cluster (quadro de instrumentos) é com fundo na cor azul.
O sistema de som tem uma central multimídia com tela de 7’ polegadas sensível ao toque, e com tevê digital. A central tem ainda as funções bluetooh com streaming de áudio e acesso a agenda, reprodutor de música, vídeos e imagens, GPS, tudo isso com controles no volante.
O ar condicionado com cluster ionizer deu conta de deixar o habitáculo sempre com temperatura mais que agradável e de maneira bem rápida. O volante com regulagem de altura e profundidade, aliada a regulagem de altura do banco do motorista permitiram encontrar uma boa posição para condução.
Os bancos são bastante confortáveis, permitindo viagens longas. Quatro adultos se acomodam razoavelmente bem no carro, embora os mais altos vão reclamar de bater a cabeça no teto no banco de trás.
Destaque ainda para a garantia da marca que é de 5 anos, sem limite de quilometragem.
Condução
Uso Urbano
No dia a dia na cidade o carro se comporta como outro compacto da categoria, com grande facilidade para manobras, já que seu diâmetro de giro é de 10,2 metros, e é equipado com direção hidráulica, algo mais que suficiente para suas dimensões.
O GPS integrado no kit multimídia é bastante preciso e muito fácil de utilizar. O sistema de som conta com entrada USB, Bluetooth, entrada auxiliar e entrada de CD. O ar condicionado mesmo não sendo dual zone, é muito potente e deu mais que conta para refrigerar a cabine.
Para o motorista o volante conta com regulagens de altura e profundidade, somente o banco é que destoa, com regulagem de altura, mas somente a parte dianteira do banco se movimenta, assim os condutores mais altos não encontrarão uma posição das mais agradáveis.
Quatro adultos viajam com relativo conforto, caso os dois ocupantes do banco dianteiro não tenham mais que 1.80 cm. O porta-malas de 300 litros não é dos maiores, mas esta dentro do esperado para categoria, e se os bancos traseiros forem rebatidos o espaço se amplia substancialmente.
O consumo de combustível ficou dentro do esperado, ficando na casa dos 7,9 Km/l na cidade. Rodando pelas marginais e principais vias com verificamos assustadoras marcas de 5.4 Km/l, demonstrando que não foi feito nenhum levantamento de consumo para estas velocidades arbitrárias e tampouco o impacto que irá se produzir do ponto de vista de níveis de poluição.
Agora com as novas máximas de velocidade impostas pela prefeitura para cidade de São Paulo, o consumo vai aumentar e muito.
Uso na estrada
Na estrada o carro mostrou um nível de ruído muito bom e nem os pneus maiores causaram incomodo aos passageiros. A estabilidade diminuiu um pouco devido a adoção destes pneus, mas nada que chegasse a comprometer.
O consumo em velocidade de cruzeiro (120 km/h) ficou na casa dos 11,7 km/l
Conclusão
Uma boa opção para se destacar entre o mar de mesmice que se tornou nossa indústria. Para o uso urbano e o passeio na chácara nos fins de semana o carro é mais que indicado, já para se aventurar no Off-Road pesado não espere que os 4 cm a mais de vão livre lhe ajudem a sair do sufoco.
Ficha técnica
Motor: 1.6 dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16v, com comando variavel de valvulas, flex
Potência: Potência:128/122 cv (e/G) a 6 000 rpm
Torque: 16,5/16 mkgf (e/G) a 4 500 rpm
Câmbio: automático, 4 marchas.
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,5 s
Velocidade máxima: 174 km/h
Largura: 1710 mm
Comprimento: 3940 mm
Altura: 1540 mm
Entre-eixos: 2500 mm
Peso: 1 099 kg
Tanque: 50 litros
Breve história da Hyundai
A Hyundai Motor Company – do coreno Hyeondae significa “moderno” – é uma marca sul-coreana de automóveis, fundada em 1967 por Chung Ju-Yung, que em 1947 já havia fundado a Hyundai Engineering and Construction Company. Em 1948 começou a construir viaturas – na época tinha um acordo com a empresa norte-americana Ford para produzir carros desta marca apenas para o mercado interno.
Só em 1974 foi construído o primeiro carro da marca Hyundai, elegante, desenhado e concebido em exclusivo pela marca, o pequeno modelo Pony, que foi apresentado nesse ano no Salão Automóvel de Turim, na Itália. Contudo, o Pony utilizava tecnologia dos japoneses da Mitsubishi, como o motor, a transmissão e a suspensão. O modelo foi desenhado pelos estúdios de design italianos da empresa de Giurgetto Giugiaro .
Em 1991 apresentou o primeiro motor de fabricação própria, nomeado Alpha, para três anos mais tarde lançar outro propulsor, este com o nome de Beta. Ainda em 1994 lançou o modelo Accent, com motor Alpha, que viria a ser um grande sucesso de vendas. No entanto, a associação com a Mitsubishi manteve-se e esta marca fornecia motores para os modelos Elantra e Sonata, de maiores dimensões.Seu símbolo,o H estilizado,tem um significado, segundo a montadora é a união das mãos do fabricante com seu consumidor.
Em fase de grande expansão, a Hyundai apresentou em 1996 dois novos modelos, o esportivo Tiburon e o Sonata III, tendo ainda lançado o Dynasty, um carro de luxo.
No Brasil, o Grupo Caoa é responsável pela distribuição dos veículos importados da marca em território nacional e pela montagem dos kits CKD (desmontados) do caminhão leve HR, do Tucson e também do SUV IX35 na cidade goiana de Anápolis, e caminhões de sete toneladas também na mesma localidade.
A montadora ergueu uma fábrica própria no Brasil em 2012 em Piracicaba, no interior de São Paulo. A unidade, cuja capacidade é de 150 mil veículos por ano, é responsável pela fabricação dos modelos HB20, HB20 X e HB20 S exclusivos para o mercado brasileiro.
A Hyundai, atualmente, é uma das marcas que mais investe em publicidade no país. Em 2009, foi a 5ª empresa que mais anunciou, com cerca de R$ 744,5 milhões inserções grandes revistas, jornais e emissoras de televisão brasileiras.
Texto e Fotos: João Vasconcelos