Imprevisível, BRB Fórmula 4 Brasil vive etapa especial com campeonato mais equilibrado da história

Matheus Comparatto defende liderança do campeonato neste fim de semana com a Oakberry Bassani F4, mas vê a aproximação de Alvaro Cho (TMG Racing) e Ethan Nobels (Cavaleiro Sports) nas últimas etapas

BRB Fórmula 4 Brasil acelera com a Fórmula 1
(Magnus Torquato/Vicar)

A temporada 2024 do BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA chega neste fim de semana (1º a 3/11) à sexta etapa de 2024. Será uma jornada histórica e especial para a categoria-escola promovida e organizada pela Vicar, uma vez que, pelo segundo ano consecutivo, a competição vai fazer parte do cronograma oficial do GP de São Paulo de Fórmula 1. O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, também será o cenário de mais um capítulo de um campeonato empolgante, imprevisível e que já se desenha como o mais equilibrado dos três anos de história da Fórmula 4 no Brasil.
Às vésperas da reta final do calendário, três pilotos de três equipes diferentes aparecem como protagonistas em 2024: Matheus Comparatto, líder do campeonato desde a segunda etapa com a Oakberry Bassani F4; Alvaro Cho, segundo colocado na tabela de pontos, com a TMG Racing; e Ethan Nobels, que faz seu primeiro ano na Fórmula 4 Brasil correndo com a Cavaleiro Sports, sendo também o melhor “rookie” da temporada até o momento.
Matheus Comparatto sustentou a dianteira do campeonato depois da quinta etapa de 2024, realizada em Buenos Aires, na Argentina. Ao longo do ano, o paulista de 17 anos marcou números relevantes, com três vitórias e oito pódios a bordo do carro #118. Comparatto, que no fim de semana passado foi o representante brasileiro no FIA Motorsport Games, as “Olimpíadas do Automobilismo”, em Valência, na Espanha, soma 194 pontos na tabela do campeonato. Entretanto, a vantagem para seus oponentes mais próximos caiu de forma importante nas últimas rodadas.
Primeiro líder do campeonato na temporada, Alvaro Cho está atualmente em segundo na tabela de pontos, com somente 16 tentos de desvantagem para Comparatto. Com 17 anos, o paulista da TMG Racing vem fazendo uma segunda metade de campeonato bastante forte e consegue o feito de se igualar a Comparatto em pódios e vitórias, tendo também conquistado duas poles, mesmo tendo ficado fora da segunda etapa do calendário. Em alta, Cho aposta na ascensão nesta fase decisiva do campeonato para encurtar ainda mais a distância para o líder e até mesmo superá-lo.
Ethan Nobels é outro piloto que merece destaque à parte. Nascido em Bruxelas (Bélgica), o irmão de Aurélia Nobels vem se notabilizando com uma campanha muito sólida em sua estreia na Fórmula 4 Brasil com a Cavaleiro Sports. Vindo de pole position e vitória em Buenos Aires, Ethan já marcou três triunfos e sete pódios em 2024, mostrando ser um nome com capacidade para despontar no automobilismo nos próximos anos. O jovem de 15 anos também tem possibilidades até de assumir a liderança ao término da etapa preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1.

Equilíbrio e aprendizado — Ao longo das cinco etapas já realizadas, a F-4 Brasil tem demonstrado a importância da sinergia entre as equipes e o desempenho dos pilotos. Lidar com os carros da categoria, motorizados pela Abarth e abastecidos com Gasolina Podium Petrobras, pode ser um desafio, mesmo para os mais experientes.
Uma das marcas da eficiência das equipes é que TMG, Oakberry Bassani e Cavaleiro tiveram representantes no pódio em todas as etapas do ano. Além disso, dez pilotos diferentes já subiram ao pódio em 2024, evidenciando que o trabalho está gerando resultados.
Vencer é o objetivo de todo piloto no grid da Fórmula 4 Brasil, e já foram sete vencedores distintos este ano. Além disso, o aprendizado é uma meta fundamental. Pepê Souza, da Cavaleiro, ressaltou a importância da equipe em seu desenvolvimento: “Estou aprendendo muito! Este é meu primeiro contato com uma equipe de carros de fórmula, e está sendo desafiador. A evolução que todos estão tendo é uma característica muito positiva da categoria.”
Rafaela Ferreira, que se tornou a primeira mulher a vencer na F-4 Brasil, também detalha o papel essencial da TMG Racing na conquista: “Com certeza foi muito treino e trabalho junto com a equipe. Ano passado foi meu primeiro ano e foi totalmente um ano de aprendizado e adaptação com o carro. Antes desta temporada iniciar, fiz diversos treinos junto com a equipe e sinto que isso me ajudou muito em 2024, temos feito um ótimo trabalho juntos, sempre dando o nosso melhor”, finalizou a pilota.
A etapa preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1 começa na sexta-feira, com um treino livre e a classificação. No sábado, a primeira corrida do fim de semana, com duração de 30 minutos, tem largada às 9h20. A Corrida 2, de 20 minutos, começa às 16h35. No domingo, a Corrida 3, também de 30 minutos, ocorrerá às 11h05.

Campeonato após cinco etapas (top-10)
1º – Matheus Comparatto, 194 pontos
2º – Alvaro Cho, 178
3º – Ethan Nobels, 164
4º – Rafaela Ferreira, 148
5º – Ciro Sobral, 104
6º – Gino Trappa, 102
7º – Arthur Pavie, 99
8º – Rogério Grotta, 94
9º – Lucca Zucchini, 82
10º – Guilherme Favarete, 44

Etapa 6, preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1
Autódromo de Interlagos, programação
Sexta-feira, 1º de novembro
08h45 – Treino Livre
16h45 – Classificação

Sábado, 2 de novembro
09h05 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
16h35 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

Domingo, 3 de novembro
11h05 – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)

Por: BRB Fórmula 4 Brasileira

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*