Equipe trabalhou contra o tempo para consertar o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series e permitir que a dupla disputasse a corrida
O automobilismo é mesmo um esporte imprevisível. Depois de registrar a pole position no sábado (5) e estabelecer um novo recorde no circuito de Road America, em Elkhart Lake (EUA), o brasileiro Pipo Derani e o companheiro Alexander Sims tiveram de lidar com um verdadeiro drama neste domingo (6), ainda antes da largada da sétima etapa da temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Durante o warm up, duas horas antes da corrida, Sims acabou saindo da pista, com os pneus frios, na rápida curva 12 e bateu forte com a traseira do carro na barreira de proteção. O piloto foi levado ao centro médico e liberado para a corrida, enquanto a equipe trabalhou rápido para deixar o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series em condições de disputar a prova.
Após um trabalho extenso, com a troca de várias partes da carenagem e que levou menos de 90 minutos, o carro pode alinhar para o grid sob o aplauso do público presente. No entanto, de acordo com o regulamento do campeonato, eles foram obrigados a largar do final do grid da GTP, partindo de décimo lugar.
O carro, infelizmente, não conseguiu imprimir o mesmo ritmo dos treinos e do classificatório. Mesmo assim, Derani e Sims conseguiram completar a prova em sexto lugar. Com o resultado, porém, a dupla perdeu a liderança do campeonato e está agora a 14 pontos dos líderes, restando duas etapas para o final. No Campeonato Norte-americano de Endurance, Derani, Sims e Jack Aitken, vencedores das 12 Horas de Sebring, lideram, faltando uma etapa.
“Temos de ver pelo lado positivo, por tudo o que a equipe fez para que o carro pudesse disputar a corrida, depois do que aconteceu com o Alex com os pneus frios. Conseguimos largar e marcar alguns pontos, o que foi muito bom. Obviamente, foi uma situação muito difícil para o Alex, mas que já vimos acontecer muito este ano. Fomos nós hoje e pode ser outra pessoa amanhã”, lembrou Derani, que cravou a pole e o novo recorde em 1min47s730.
“Perdemos a liderança do campeonato, mas por algo que fugiu do nosso controle. Mas o lado bom foi ter terminado a corrida e marcado alguns pontos”, completou o brasileiro, que já foi campeão do IMSA em 2021.
A vitória neste domingo ficou com o brasileiro Felipe Nasr e o australiano Matt Campbell, que herdaram a pole position, após o ocorrido com Sims.
A próxima etapa do campeonato acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro no traçado misto de Indianápolis, que incorpora alguns setores do tradicional oval.
Os seis primeiros neste domingo em Road America:
1. #7 M. Campbell / F. Nasr Porsche 963 80 voltas em 2h41min23s753
2. #60 T. Blomqvist / C. Braun Acura ARX-06 + 4.635
3. #10 R. Taylor / F. Albuquerque Acura ARX-06 + 35.135
4. #01 S. Bourdais R. van der Zande Cadillac V-Series + 47.321
5. #5 T. van der Helm / M. Rockenfeller Porsche 963 + 1’18.147
6. #31 P. Derani / A. Sims Cadillac V-Series.R + 1’35.777
Mais informações:
www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani
Foto: Brian Cleary
Por: FGCom