Taça da estreia do piloto era lacuna na coleção do tricampeão, que a conquistou em 2004
Há pouco mais de 19 anos, em 28 de março de 2004, Ricardo Maurício estreava na Stock Car Pro Series. Depois de competir de monopostos na Europa, sendo inclusive piloto da Red Bull nas categorias de base, o paulistano voltou ao Brasil para acelerar na principal categoria do esporte a motor nacional. E logo na primeira prova, pela Katalogo Racing, em Curitiba, Ricardinho conquistou um terceiro lugar, marcando seu primeiro pódio na competição. Mas o piloto jamais recebeu o troféu daquela prova.
Em Interlagos, nesta sexta-feira, o agora tricampeão e recordista de pódios da Stock Car entre os pilotos em atividade se emocionaria com uma surpresa montada por sua atual equipe, a Eurofarma, e a Vicar, organizadora da Stock Car.
Sem perceber a agitação no box da equipe, com alguns câmeras e cinegrafistas espalhados, Ricardinho ficou sensibilizado ao receber das mãos da esposa, Flávia, e das filhas, Maria Clara e Maria Luiza, o troféu que simboliza o terceiro lugar na sua corrida de estreia na categoria. Com um mapa da pista, a taça traz inscritas informações sobre a primeira etapa de 2004, na qual Maurício estreou, terminou em terceiro, mas não levou o troféu.
Aquela disputa abriu o campeonato de 2004 e teve dois pilotos desclassificados: Cacá Bueno e Thiago Marques, ambos então competindo pela equipe Action Power. Giuliano Losacco (RC Competições) ficou com a vitória, enquanto Alceu Feldmann (RS Competições) foi o segundo. Com a punição, Ricardinho subiu para o terceiro lugar.
”Foi inesquecível” — “Fico muito feliz por vocês terem ido atrás e fazer um novo troféu para mim. Foi uma marca muito importante. Estrear na Stock Car em Curitiba, 2004, no pódio, é muito significativo. E num grid muito forte, com nomes incríveis do automobilismo brasileiro, como o Ingo Hoffmann, Chico Serra. E chegar na primeira corrida, por uma equipe pequena perto das outras, e ficar no top-3, foi algo inesquecível”, disse Ricardinho.
“Poder relembrar aquele fim de semana aqui em Interlagos, logo depois de ter quebrado o recorde de pódios entre os pilotos em atividade, é muito marcante. E também impactante por receber esse troféu das mãos da minha esposa, que eu só conheci dois anos depois daquela corrida, e das minhas filhas, que também não viveram aquela emoção. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo e a vocês da produção, da imprensa, por todo o carinho”, completou o tricampeão.
Depois de quase 20 anos de Stock Car, Ricardo Maurício soma 295 largadas, 35 vitórias, 86 pódios, 20 poles e 31 voltas mais rápidas, além dos títulos conquistados em 2008, 2013 e 2020. Nas duas últimas temporadas, Ricardinho foi o piloto com mais vitórias na categoria, com sete triunfos em 2021 e cinco em 2022.
Neste domingo, a partir das 12h10, Maurício acelera em Interlagos para a segunda etapa da temporada 2023 da Stock Car, em jornada que compreende também a abertura dos campeonatos do BRB Fórmula 4 Brasil e da Stock Series. Confira os números da carreira de Ricardinho:
Ricardo Maurício
Corridas: 295
Vitórias: 35
Pódios: 86
Poles: 20
Voltas mais rápidas: 31
Títulos: 3 (2008, 2013 e 2020)
Equipe atual: Eurofarma RC
Foto: Duda Bairros/Stock Car
Por: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria