O programa “O trânsito e eu” digital foi premiado na categoria Sociedade Civil Organizada
O projeto “O Trânsito e Eu” do Instituto Renault venceu a 7ª Edição do Prêmio Destaques Maio Amarelo 2024 promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na categoria Sociedade Civil Organizada. O programa, que já havia capacitado mais de 270 mil crianças, ampliou seu formato de atuação evoluindo para o formato digital. As cidades paranaenses de São José dos Pinhais e Maringá foram as primeiras do país a receber esta novidade.
O novo formato digital consiste em um jogo de realidade virtual 100% desenvolvido no Brasil, que simula as condições reais de trânsito. Dentro do ambiente virtual imersivo de 360 graus, personagens aparecem em situações cotidianas que devem ser avaliadas como corretas ou não pelo jogador.
O Instituto Renault e a Renault do Brasil disponibilizaram através da parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais (PR) seis óculos de realidade virtual contendo o software do programa. Até o final de 2024 serão beneficiados cerca de 12 mil estudantes escolas públicas do município. A Renault também disponibilizou um veículo Master em comodato para transporte dos jogos até as escolas onde a atividade é desenvolvida.
Além disso, os livros digitais “O Trânsito e Eu” serão disponibilizados em plataforma on-line para acesso de todos os professores da Rede Municipal de Ensino da cidade.
Criado em 2000 pelo Renault Group e implantado com sucesso em 35 países, o programa “O trânsito e eu” ajuda a educar futuros cidadãos mais conscientes no trânsito. No Brasil o programa foi implementado pelo Instituto Renault em 2012.
“Acreditamos no poder de transformação da educação. Com a evolução do programa “O trânsito e Eu” vamos ampliar nosso impacto positivo na sociedade, formando cidadãos cada vez mais conscientes no trânsito. Receber o prêmio do Observatório Nacional de Segurança Viária nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.
O programa é adaptado à realidade local à legislação brasileira, abordando leis do trânsito e condutas responsáveis, a convivência segura e harmônica entre os diversos usuários através do respeito ao outro, à diversidade e ao meio ambiente.
Durante o mês de maio, foram realizadas ações de conscientização para colaboradores e familiares da Renault do Brasil, para jovens da comunidade da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault e para a rede de concessionárias e também a apresentação do novo formato em Maringá (PR), durante a Expoingá, uma das feiras agropecuárias mais importantes do país, em parceria com a Prefeitura de Maringá e a Secretaria Municipal de Trânsito.
O Prêmio “Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você” é promovido pelo Observatório desde 2016 e tem por finalidade estimular e incentivar todos os realizadores a aprimorar suas ações, aplicando estratégias criativas para chamar a atenção da sociedade para a redução do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Sobre o Instituto Renault
A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.
Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil