Centro Cultural Usiminas irá inaugurar a maior exposição de capacetes originais do tricampeão mundial de Fórmula 1 e de peças customizadas por personalidades locais, nacionais e colaboradores Usiminas.
Neste mês, o Instituto Cultural Usiminas traz para Ipatinga a exposição “Senna na Cabeça e no Coração”, do Instituto Ayrton Senna, com abertura ao público no dia 21 de março, justamente a data em que o piloto completaria 57 anos. Essa é a primeira vez que a exposição chega ao interior do Brasil e terá em Ipatinga a sua maior montagem desde a estreia, em 2014. O evento tem o patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com curadoria do designer Rodrigo Câmara e parceria social do Instituto Ayrton Senna. A entrada será gratuita e a exposição poderá ser visitada até o dia 20 de maio.
O Centro Cultural Usiminas receberá capacetes originais de Ayrton Senna, que foram utilizados em sua carreira vitoriosa no automobilismo mundial, e também outros 50 modelos customizados por personalidades, incluindo dez capacetes inéditos que estreiam na exposição do interior mineiro. Entre os capacetes inéditos, três estão sendo confeccionados após uma seleção de personalidades de referência na região. Entre os contemplados para a customização estão a artista plástica de Ipatinga Rosane Dias e o piloto de Fórmula 3 Igor Fraga, que é de Ipatinga e vem se destacando no esporte.
O terceiro capacete será customizado por seis colaboradores das empresas do grupo Usiminas. Depois de prontas, as peças ficarão expostas na Galeria Hideo Kobayashi, juntamente com as demais. Após a exposição, as obras passam a integrar o acervo do Instituto Ayrton Senna.
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, considera a exposição uma oportunidade única para mostrar aos visitantes um pouco da carreira do piloto brasileiro. “Estamos muito felizes em receber essa exposição tão especial. Para nós é um presente também essa oportunidade de ter capacetes customizados por nomes importantes na cultura e esporte da região, além do trabalho conjunto dos colaboradores da Usiminas”, ressalta.
O projeto
A exposição “Senna na Cabeça e no Coração” já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, entre outras capitais. Para Bianca Senna, diretora de Branding Instituto do Ayrton Senna, são raros os momentos em que as pessoas têm a oportunidade de se conectar a um ícone como Ayrton Senna. “Por isso, tenho certeza de que será um grande sucesso a exposição em Ipatinga, que terá o maior acervo de capacetes desde que a exposição começou a circular pelas capitais”, afirma.
Foto: Jorge Rosenberg / RF1
Por RF1 Serviços Jornalísticos