Equipe de Laranjal Paulista conquistou três pódios na primeira etapa
A Iveco Usual Racing começou 2022 com pódio triplo em Santa Cruz do Sul (RS).
Felipe Giaffone superou todas as adversidades e com uma pilotagem espetacular garantiu o terceiro lugar na corrida 1.
Raphael Abbate que estreou pela equipe garantiu o sexto lugar geral e a vitória na corrida 1 da Super Truck. Na segunda prova foi o quinto colocado geral e segundo na classe.
Djalma Pivetta enfrentou problemas mecânicos com o truck #21 e abandonou as provas deste sábado.
Após a primeira etapa Felipe Giaffone é o sexto colocado na classificação do certame, Raphael Abbate é o líder da Super Truck.
Neste domingo a Iveco Usual Racing disputa a segunda etapa da Copa Truck, as provas serão transmitidas ao vivo pela Band e Sportv a partir das 13h55.
As corridas:
Largando da sétima posição Felipe Giaffone foi impecável e se posicionou muito bem na curva um para escapar dos toques e saltar cinco posições, assumindo a segunda colocação. Raphael Abbate ganhou uma posição e era o oitavo enquanto Pivetta mantinha o 16º lugar.
Faltando 15 minutos para o fim Giaffone mantinha o ritmo e vinha em segundo, Abbate era o oitavao colocado geral e líder na Super Truck enquanto Pivetta era o 21º colocado com problemas mecânicos.
Nos minutos finais Beto Monteiro passou a atacar Giaffone, o multicampeão nos caminhões tinha muita desvantagem de equipamento usou toda a sua experiência para segurar a posição, mas faltando duas voltas para o fim caiu para terceiro.
Abbate era outro nome importante da corrida, o piloto do truck #26 da Iveco Usual Racing superou Debora Rodrigues e Regis Boessio para ocupar o sexto lugar geral.
Após 27 minutos de prova a Iveco Usual Racing recebeu a bandeira quadriculada em terceiro lugar com Felipe Giaffone e venceu com Raphael Abbate na Super Truck, sendo o sexto na geral.
A segunda prova aconteceu com grid invertido ente os oito primeiro colocados, com isso Raphael Abbate largou do terceiro lugar, Giaffone em sexto e Pivetta em vigésimo terceiro.
Na largada Abbate evitou um acidente e completou o primeiro giro de prova em quarto, Giaffone foi acertado por um adversário e caiu para o décimo terceiro lugar, Pivetta foi outro que escapou dos acidentes, mas teve que parar nos boxes ainda na primeira volta.
O safety car foi acionado para a retirada de 3 caminhões que ficaram no meio da pista após uma batida na curva 6.
A bandeira verde foi dada faltando somente duas voltas para o final, Abbate foi o melhor truck da equipe com o 5º lugar geral e segundo na Supertruck. Giaffone que havia sido acertado por um concorrente na largada fechou em 13º lugar.
O que eles disseram:
“Tivemos alguns problemas na classificação, acho que em condição normal poderíamos ser terceiro na melhor das hipóteses. Conseguimos arrumar o truck para a corrida e tive bastante sorte na largada para saltar de sétimo para segundo na primeira volta e terminar em terceiro. Na segunda corrida fui tocado por outro piloto na largada e acabei rodando, como a corrida ficou sob bandeira amarela quase que o tempo todo não deu para recuperar. Agora é tentar ir para cima para conseguir uma bom resultado amanhã.
Felipe Giaffone
“Tivemos um problema com a válvula de pressurização do turbo e isso interferiu na questão da fumaça. Por isso tivemos que parar e agora estamos ajustando tudo para as corridas de amanhã. Acho que com revisão e os ajustes que estamos fazendo estaremos no jogo amanhã”
Djalma Pivetta
“Estou muito feliz com o resultado de hoje, fizemos a pole e vencemos logo na estreia na categoria Super Truck. Não poderia estar mais feliz já que também lideramos a classe e agora vamos com tudo para manter a performance amanhã.”
Raphael Abbate
Foto: Rafa Catelan
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad