ü Marca produz 300 mil caminhões por ano na China, o que dá duas vezes o mercado brasileiro como um todo, e tem investido cada vez mais na eletrificação de seus produtos.
ü JAC Motors vai expor na Fenatran sua linha ampla e completa de furgões e caminhões 100% elétricos, todos, sem exceção, com autonomia de, no mínimo, 200 km: JAC iEV1200T (PBT de 7,5 e 8,5), que estará exposto e disponível para test-drive no evento, JAC E-JT 9,5 (PBT de 9,5 ton) e JAC E-JT 12,5 (PBT de 12,5 ton), mais três lançamentos: JAC E-JT 18,0 (semi-pesado de 18 ton), JAC E-JP 8 (picape) e JAC E-JV 7L (van).
ü Com PBT de 18 ton, ou 26 ton (com 3º eixo), o JAC E-JT 18,0 possui motorização 100% elétrica e terá versões Urbana e Rodoviária, com variações de carga de bateria, autonomia, cabine e comprimento total.
ü A nova geração da picape JAC E-JP 8 possui 65 kWh de carga de bateria, motor com 204 cv e 295 Nm de torque, permitindo autonomia de 330 a 400 km. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e estará disponível para test drive na Fenatran.
ü Já conhecida na versão Furgão, a JAC E-JV 7L proporciona ótimo conforto aos sete ocupantes. A van para passageiros é silenciosa, confortável, tem ótimo porta-malas e ainda rende autonomia de 300 km com motor de 200 cv. Poderá ser testado na Fenatran.
Participando pela primeira vez da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), que acontece na São Paulo Expo entre os dias 7 e 11 de novembro, a JAC Motors já anuncia uma verdadeira quebra de paradigmas. O público estimado de 65 mil visitantes verá no estande da marca o verdadeiro significado do “futuro da mobilidade”. Serão 5 veículos comerciais 100% elétricos expostos no estande, totalmente livres de emissões de poluentes, além de outros 3 modelos, também 100% elétricos, que estarão disponíveis para test drive.
“Quando optamos por nos tornar a primeira marca de automóveis de passeio e veículos comerciais com uma família completa de modelos 100% elétricos, em setembro de 2019, nunca paramos de buscar novas soluções. Aqui na Fenatran, por exemplo, a JAC Motors lançando três modelos novos”, comenta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Mais do que o pioneirismo da estreia e da multiplicidade de opções, que chegam a 15 veículos – incluindo os lançamentos realizados na Fenatran (4 carros de passeio, 1 picape, 4 vans e 6 caminhões) –, a JAC Motors efetivamente acredita no futuro da mobilidade 100% elétrica. Desde o ingresso nesse segmento, há três anos, portanto, a JAC vem trabalhando em uma apurada pesquisa de todos os segmentos de mercado em que caibam seus veículos totalmente livres de emissões, em especial no segmento de Veículos Comerciais.
Com essas novidades, a linha completa passa a ser composta dos seguintes modelos com propulsão 100% elétrica:
· JAC E-JP 8, picape cabine dupla com 840 kg de carga útil;
· JAC E-JV 5,5, furgão de carga com 5,5 m3 de capacidade;
· JAC iEV750V, furgão de carga com 12 m3 de capacidade;
· JAC E-JV 7L, van de passageiros com 7 lugares;
· JAC iEV750 Vip, van de passageiros com 14 lugares;
· JAC iEV 1200T, caminhão urbano com PBT de 7,5 ton;
· JAC iEV 1200T Plus, caminhão urbano com PBT de 8,5 ton;
· JAC E-JT 9,5, caminhão urbano com versão de PBT para 9,5 ton;
· JAC E-JT 12,5, caminhão médio com 12,5 ton de PBT;
· JAC E-JT 18,0, caminhão semi-pesado com 18 ton de PBT
· JAC E-JT 18,0 com 3º eixo: PBT de 26 ton.
A linha JAC também inclui quatro modelos de passeio:
· JAC E-JS1, compacto urbano com 302 km de autonomia;
· JAC E-JS1 EXT, versão aventureira do modelo;
· JAC E-JS4, SUV médio com 420 km de autonomia;
· JAC E-J7, sedã premium com 302 km de autonomia.
Solução para reduzir emissão de CO2 de frotas
A maior virtude do novo caminhão 100% elétrico da JAC Motors, o primeiro semi-pesado da marca, é atender à demanda exponencial de empresas e frotistas que precisam diminuir a emissão média de poluentes de suas respectivas frotas. O motivo é simples: o JAC E-JT 18,0 tem emissão zero de poluentes.
Oferecido em versões urbana e rodoviária, que podem variar o comprimento total (7,20 m ou 8,12 m), onde na versão mais longa é possível instalar o terceiro eixo, o JAC E-JT 18,0 possui packs modulares de baterias, que darão maior ou menor autonomia. Para a versão urbana, onde não há necessidade de percorrer grandes distâncias diárias, a recomendação é o uso de uma bateria de 141 kWh de capacidade máxima de fosfato de ferro-lítio, da CATL (maior fabricante mundial de baterias, que detém 34% da produção mundial). Nesse modelo, o E-JT 18,0 pode rodar até 400 km. Ou 250 km com meia carga. Ou ainda 175 km com PBT.
Já o cliente que optar pela versão rodoviária vai receber um caminhão com o dobro de capacidade de carga – 282 kWh –, que estende sua autonomia a 650 km. Com meia carga, ele alcança 500 km. Se estiver com carga útil máxima, a autonomia será de 350 km. Em ambos os modelos, urbano ou rodoviário, o cliente pode requisitar a versão com 3º eixo, o que amplia o PBT para 26 ton e pode ter diversas aplicações, como coleta de lixo urbana ou betoneira.
As duas opções do JAC E-JT 18,0 serão impulsionadas por um motor 100% elétrico que desenvolve 225 cv de potência, com 1.000 Nm de torque máximo. É um torque fenomenal para essa aplicação, considerando que o concorrente a diesel mais vendido dessa categoria de mercado desenvolve somente 700 Nm. Na prática, em condições de PBT, o E-JT 18,0 arranca tranquilamente em rampas com até 30% de inclinação – como se estivesse vazio. Acoplado ao motor elétrico, o modelo possui um câmbio automático de seis marchas. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica, pois o motor teria torque para impulsioná-lo.
A primeira (e única) picape 100% elétrica do mercado brasileiro
Com importantes alterações mecânicas, estéticas e “elétricas” frente à primeira geração que chegou a Brasil, a nova JAC E-JP 8 mantém sua posição de protagonista de um novo segmento. No Brasil, não há notícias de que outra picape 100% elétrica seja lançada em um futuro breve, enquanto o modelo da JAC já chega em nova geração. Ela terá uma unidade exposta no estande e outra no Fenatran Experience, com opção de test drive para os visitantes.
Frente à versão anteriormente trazida, lançada em 2020, a nova picape sofreu sua maior alteração na transferência de posicionamento do motor elétrico – e na nova potência gerada por esse propulsor. Ele saiu do cofre dianteiro e foi se alojar próximo ao eixo traseiro, sob a caçamba, diminuindo sensivelmente as perdas mecânicas que eram geradas pelo eixo-cardã – a peça não existe mais, inclusive. Dotada de baterias de fosfato de ferro-lítio com 65,3 kWh de capacidade máxima de carga, a picape da JAC possui agora um motor com 204 cv de potência e 295 Nm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.
Já toda a parte interna da JAC E-JP 8 foi redesenhada. Além de contar com recursos habituais em modelos da marca, como direção eletro-hidráulica, luzes diurnas DRL, trio elétrico e ar-condicionado automático, um dos destaques surge na central multimídia com tela de 10,25 polegadas, que incorpora câmera de ré.
O transporte executivo de passageiros não será mais o mesmo
Lançada agora na Fenatran em sua versão passageiros, com 7 lugares, e disponível para test drive aos visitantes da feira, a JAC E-JV 7L terá a missão de repetir o mesmo êxito da versão de carga, mas tendo como alvo as empresas de transporte executivo de passageiros.
As vantagens imediatas da van de passageiros 100% elétrica repetem-se frente à versão de carga. “Há um fenômeno recente, mas que cresce a olhos vistos, de substituir as frotas dessas empresas por veículos livres de emissões. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos! A introdução da van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de transporte executivo consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono”, destaca Habib.
Com torque imediato de 295 Nm e 204 cv de potência, o modelo 100% elétrico da JAC entrega força surpreendente sem nenhuma emissão de poluentes. Equipada com uma bateria da CATL de 50,2 kWh de capacidade, a E-JV 7L tem no conforto proporcionado aos passageiros seu maior predicado. Ela é totalmente silenciosa e livre de vibrações comuns oriundas da aspereza de motores a diesel.
Família 100% elétrica inclui até picape para test drive
Disposta a revelar as aptidões de seu line-up 100% elétrico na Fenatran, a JAC Motors participa do evento com alguns outros veículos. Na área de exposição, além dos dois lançamentos (E-JT 18,0 e E-JP 8), outros três modelos estarão sendo exibidos aos visitantes: dois caminhões e um furgão de carga.
Versão lançada recentemente para o segmento de médios, o JAC E-JT 12,5 possui 107 kWh de carga total de bateria, motor com 235 cv e 1.050 Nm de torque máximo, o que permite autonomia de 150 a 250 km, dependendo da carga e do perfil de uso.
Já o JAC iEV1200T, primeiro caminhão 100% elétrico vendido pela marca no Brasil em 2020, possui versões com PBT de 7,5 e 8,5 ton. O modelo possui 200 km de autonomia, carga máxima de bateria de 97 kWh e motor com 177 cv e 1.200 Nm.
O estande ainda vai mostrar o furgão 100% elétrico JAC E-JV 5,5, que oferece motor de 204 cv e 295 Nm, além de bateria de 50,2 kWh de capacidade que promove um alcance de 300 km. O modelo garante 5,5 m3 de espaço de carga e transporta 805 kg.
No Fenatran Experience, espaço criado pelos organizadores para que os visitantes experimentem alguns dos veículos expostos “ao volante”, a JAC Motors separou três modelos, que vão mostrar o quão eclética é a mobilidade elétrica aos olhos da marca: o caminhão JAC iEV1200T, a van JAC E-JV 7L e a picape JAC E-JP 8.
Foto: Grupo SHC / JAC Motors Brasil
Por: Grupo SHC / JAC Motors Brasil