Testamos o JAC T6
A JAC Motors ou Jianghuai Automobile Co. Ltd é um dos mais importantes fabricantes chineses, de veículos para diversos segmentos do mercado automobilistico. No Brasil a empresa desembarcou em 2010, através do grupo SHC que é presidido por empresário Sergio Habib.
A gama de produtos oferecidos no mercado nacional é bastante ampla, englobando os modelos J2, J3 e J3S, J3 Turin e Turin S, além da Van T8. Os SUV da marca são os modelos T5 e T6, exatamente este foi o modelo que testamos para vocês.
O T6 é um SUV (Sport Utility Vehicle) médio, com 4,47 metros de comprimento e 1,84 de largura, concorrendo diretamente com Hyundai ix35 e Chevrolet Captiva, uma vez que somente pelas suas dimensões já vence algumas das estrelas da categoria (Ford Ecosport, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Tucson, Mitsubishi ASX, Toyota Rav4, Renault Duster e Honda HRV).
O T6 é o primeiro modelo mundial da empresa chinesa, que pretende atender todo mercado Latino Americano, além de: Rússia, Leste Europeu e Oriente Médio. Aqui no Brasil, o carro é equipado com um motor 2.0 bicombustível, denominado de green jet, com comando variável de válvulas e 160 cv (a 6.000 rpm) com 20,2 mkgf de torque (a 4.000) rpm, e a transmissão é manual de cinco marchas.
Design
Criado no centro de design da Jac na Itália, é impossível não ver a semelhança do modelo chinês com as linhas do coreano ix35, tanto na dianteira, quanto na lateral. De qualquer modo o conjunto óptico e a grade dianteira do T6 ganharam um visual mais equilibrado e agradável.
A parte inferior da grade dianteira tem elementos cromados e nas extremidades estão os faróis de milha. Já na parte traseira, as lanternas traseiras remetem as do modelo Audi Q5, mas nada disso depõe contra o veículo, muito ao contrário.
Não são cópias e sim a fonte de inspiração veio de duas referências da categoria. As lanternas horizontais criam uma divisão no balanço traseiro, dando equilíbrio visual, e parte inferior do para-choques estão os sensores de estacionamento, dois refletores nas extremidades e as saídas de escapamento.
Acima da placa fica a câmera de ré e as duas saídas de escapamento são operacionais, embora os canos de escape sejam voltados para o solo e as saídas cromadas disfarcem esse artifício.
O T6 é equipado com rodas de liga leve de 17’, calçadas com pneus 25/60 e freios a discos dianteiros e traseiros. A suspensão é McPherson independente na dianteira e multilink na traseira.
Vida a bordo
Internamente novamente se percebe uma grande semelhança com o SUV coreano, pela disposição das saídas de ar e do cluster. O painel tem plástico texturizado agradável ao toque, embora pudessem ser emborrachados na sua parte superior.
No cluster estão dispostos velocímetro e conta-giros analógicos, com mostradores digitais para controle da temperatura do líquido de arrefecimento do motor e marcador de nível de combustível, além de mostrar a marcha engatada, quando se está acelerando. A capacidade do tanque de combustível é de 60 litros.
No centro do quadro de instrumentos está o computador de bordo que marca: consumo instantâneo, autonomia e odometro totalizador. O volante multifuncional tem controle de áudio e telefonia.
Na lateral inferior esquerda do volante: estão os controles dos retrovisores elétricos e do piloto automático.
O carro tem ar-condicionado de boa capacidade para refrigerar todo ambiente, mas faltou saída para os ocupantes da parte de trás da cabine. O sistema multimídia, dispõe da função mirror link, que permite espelhar a tela do smartphone na central de 7 polegadas do veículo.
O sistema de som tem 6 alto falantes, entrada SD, USB, e auxiliar; estas duas últimas colocadas no console central à frente da alavanca de câmbio. A conexão é bastante simples, bastando conectar um cabo no instalar um aplicativo e fazer o pareamento por Bluetooth.
A direção é eletricamente assistida, com o volante tendo regulagem de altura e banco do motorista com regulagem de altura e distância milimétricas, facilitando ao condutor encontrar a melhor posição para dirigir. Os bancos são com acabamentos em tecido de excelente qualidade, e bastante confortáveis.
Todos ocupantes dispõe de cintos de 3 pontos, e encosto de cabeça para todos ocupantes, e isofix para colocação de cadeirinhas para crianças. Quem vai atrás tem amplo espaço para as pernas, e caso a posição central do banco não for ocupada, existe um prático descansa braços com porta copos.
O porta-malas tem capacidade de 610 litros.
Uso Urbano/ Rodoviário
Na rua, o T6 se comportou muito bem com piso liso, mas com um acerto mais firme que a da maioria dos concorrentes, acabou sofrendo com o piso irregular da maioria das ruas. A despeito da altura elevada, comum aos SUV, o T6 não apresentou rolling excessivo (inclinação) de carroceria, traduzindo em conforto e segurança para o condutor e ocupantes
A direção por sua vez é bastante direta, mas sentimos um pouco das vibrações oriundas da coluna de direção. Novamente culpa do piso citadino. O câmbio é bem escalonado, e os engates foram precisos.
Algumas pessoas com certeza irão ressentir da falta da transmissão automática, que no momento não é oferecida pela empresa chinesa. Na estrada o carro surpreendeu com ótima capacidade em retomadas, e nível de ruído bastante aceitável. As médias de consumo estão dentro dos padrões da categoria, com a marca de 7,0 km/l no uso urbano e 9,7 km/l no uso rodoviário.
Conclusão
Definitivamente este chinês construído em Heifei, está anos luz a frente de seus compatriotas. O T6 tem acabamento esmerado, sem rebarbas e com ótima relação custo benefício, oferecendo muito mais que os concorrentes na mesma faixa de preço.
Fica agora faltando o carro ser equipado com controle de tração e estabilidade, ar condicionado digital e o câmbio automático. O T6 tem preço à partir de R$74.790,00.
Ficha técnica:
Motor: dianteiro 4 cilindros transversal, 1.997 cm³ 16 V
Potência: 160 cv (Etanol) a 6.000 rpm 155 cv (Gasolina) a 6.000 rpm
Torque: 22,2 mkgf (E) a 4.000 rpm e 20,0 mkgf (G) a 4.000 rpm
Câmbio: mecânico 5 velocidades
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,3 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h
Comprimento: 4475 mm
Largura: 1840 mm
Altura: 1670 mm
Entre-eixos: 2645 mm
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 610 litros
Peso: 1460 quilos
texto – João Vasconcelos
fotos – João Vasconcelos e Pedro Rodrigo