Em dia de muito equilíbrio e imprevisibilidade no treino classificatório, 15 duplas ficam no mesmo segundo, e vencedores de Interlagos prevalecem na classe 4.0; na 3.8 Carlos Renaux e Matheus Iorio saem na frente
Líderes da Porsche Império GT3 Cup Endurance Series, Sérgio Jimenez e Werner Neugebauer, da equipe RCHLO, conquistaram a pole position para os 300 km de Goiânia, nesta sexta-feira. Vencedores da corrida de Interlagos, os dois superaram na média das melhores voltas de cada grupo a parceria formada por Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel, da Shell Racing.
Dennis Dirani e Luca Seripieri ficaram com a terceira posição no grid. Nonô Figueiredo/Ricardo Baptista e Cacá Bueno/Sylvio de Barros completam o top5 do grid de largada em Goiânia. Numa sexta-feira de enorme equilíbrio, apenas os dois primeiros carros no grid se destacaram. Do terceiro colocado ao 16º na classe 4.0, todos as duplas ficaram dentro do mesmo segundo nos tempos combinados.
A imprevisibilidade foi tanta, que Jimenez fez o melhor tempo do dia, com 1m23s072, enquanto o segundo mais rápido no individual foi Fábio Carbone, com 1m23s171. Entre os competidores do grupo A (de menor Balance of Performance), o destaque foi o integrante da primeira turma do Porsche Junior Program Enzo Elias, que compartilha o carro #999 com Max Papis e vai largar em sexto.
O equilíbrio também foi marcante na classe 3.8. Matheus Iorio e Carlos Renaux conquistaram a pole position, mas nenhum deles foi o mais rápido individualmente em seus grupos (Pedrinho Aguiar, outro egresso do Junior Program, liderou o grupo A, com Renan Guerra em primeiro no grupo B). Além disso, cinco dos seis carros ficaram dentro do mesmo segundo na média das voltas mais rápidas de cada grupo.
A segunda prova da Porsche Império GT3 Cup Endurance Series começa às 15h deste sábado, e terá transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV2 e também streaming no site oficial da categoria.
O quali
4.0
Com tempo parcialmente nublado e temperatura agradável em Goiânia, os carros partiram para a classificação. A categoria 4.0 teve um frenético grupo A, com os pilotos que participam de toda a temporada. Depois de Pedro Queirolo e Miguel Paludo liderarem brevemente, Lico Kaesemodel foi o primeiro a chegar à casa de 1m24s1.
Logo depois, Enzo Elias assumiu a ponta, com 1m24s072, mas foi superado poucos instantes depois por Werner Neugebauer, com 1m24s018. Mas Elias, o caçula da turma, baixou da casa de 1m24s a dois minutos do fim ao fazer 1m23s954, superando a marca de Neugebauer em 0s064.
No fim, Paludo ainda encostou neles ao marcar 1m24s163, enquanto Lico Kaesemodel, que chegou a dar uma escapada depois da curva 1, e Carlos Ambrósio completaram o top5. O equilíbrio do grupo A foi tão grande, que 13 dos 16 competidores fizeram tempos no mesmo segundo.
No começo da sessão no grupo B, Cacá Bueno fez 1m23s491 com o carro #0 mas Dennis Dirani pouco depois cravou 1m23s416. Mas quem estava com tudo era Sérgio Jimenez, que baixou para 1m23s275 e depois, 1m23s072.
A menos de cinco minutos do fim, Zonta subiu para terceiro no grupo e segundo no geral com a média de 1m23s303, a 0s194 de Jimenez. Com 1m23s141, Fábio Carbone assumiu o segundo lugar do grupo levando o carro #33 a sétimo na média. Já Max Papis conseguiu 1m24s225, e a dupla com Enzo Elias ficou com o sexto lugar no grid.
3.8
Na briga pela pole position na classe 3.8, a parceria formada por Matheus Iorio e Carlos Renaux conseguiu média de 1m26s459, deixando na segunda colocação o carro de Renan Guerra e Paulo Totaro, com 1m26s584, e a dupla William Freire/Chico Horta em terceiro lugar, 0s144 atrás.
Na primeira série de tentativas do grupo A, Pedrinho Aguiar cravou 1m27s085 e superou Carlos Renaux por apenas 0s005, com Marco Billi em terceiro, com 1m27s143. Logo em seguida, Aguiar, que participou da primeira edição do Junior Program, melhorou sua própria marca em 0s079 e ainda baixou o tempo para 1m26s799. No fim, cinco dos seis pilotos do grupo ficaram no mesmo segundo.
O grupo B começou com William Freire fazendo de cara 1m26s063, mas ele já melhorou em seguida para 1m25s995. Matheus Iorio e Renan Guerra também mantiveram suas duplas na briga pela primeira posição. Freire melhorou seu tempo para 1m25s586, mas Iorio baixou sua marca e confirmou a pole position para a parceria do carro #145 na média dos tempos.
O que eles disseram:
“Sabemos que a corrida é longa, na verdade a pole é mais uma satisfação de ser o mais rápido do fim de semana e isso deixa qualquer piloto contente. O Werner fez um grande trabalho, conseguimos a pole que perdemos por um milésimo em Interlagos, essa é a minha quarta pole no endurance em nove corridas. Estou bem contente.”
Sergio Jimenez
“Vamos definir a estratégia da corrida amanhã. Foi um bom quali, o Jimenez foi muito rápido e garantiu a pole. Agora é trabalhar amanhã par aganhar a corrida e manter a liderança do campeonato.”
Werner Neugebauer
“Largar na primeira fila é sempre muito bom. Tivemos poucas opções de pneu para usar nos treinos e isso acaba interferindo nos ajustes finais. Estamos contentes em largar na primeira fila, o Lico fez um grande trabalho. Vamos para corrida tentar brigar pela liderança do campeonato.”
Ricardo Zonta
“Foi bem legal, temos uma boa constância nos tempos e isso faz toda a diferença. Acho que deu um “Match” bem legal, o Matheus é um cara super rápido e puxou o time pra cima, estamos muito felizes com a pole.”
Carlos Renaux
“É sempre bom começar com um resultado assim. Eu corri aqui em 2016 e voltar com uma pole dessas, em conjunto com o Carlos, é muito positivo. Temos que focar agora em ser competitivos na corrida. O carro de hoje é bastante diferente que o de 2016, mas consegui me adaptar rápido. A equipe está de parabéns, fizeram um grande trabalho pra deixar a gente na frente.”
Matheus Iorio
“Foi bom. Eu acabei puxando o Renan pra baixo, já que ele foi o mais rápido da categoria. Mas em uma corrida longa, sair em segundo, terceiro ou quarto, não faz grande diferença.”
Paulo Totaro
“Largar na primeira fila é sempre bom. A nossa largada é um pouco diferente, pois largamos atrás dos carros 4.0, e isso acaba sendo uma caixinha de surpresas. Mas quanto mais para frente, melhor. A classificação foi boa, estamos com um carro bom. O Totaro fez o papel dele. Faltou um décimo, acabei errando em uma tentativa. Mas é uma corrida longa o importante é a constância, vamos tentar um pódio.”
Renan Guerra
“Está sendo uma experiência maravilhosa, o Max Papis é um piloto muito experiente e estou aprendendo muito com ele. Com certeza já saio daqui vitorioso só de poder dividir esse fim de semana com ele e aprender tudo que estou aprendendo.”
Enzo Elias
“A gente foi bem estratégico, calculamos bem o momento certo para sair esquentar o pneu e dar duas voltas rápidas, dar uma volta mais tranquila para esfriar os pneus e depois andar mais forte e tempo veio abaixando gradativamente. Peguei um pouco de transito na minha última volta, mesmo assim ainda consegui fazer a pole. É um resultado bem satisfatório, estou evoluindo a cada treino e isso é importante. ”
Pedro Aguiar
“Foi muito divertido, o carro novo é bem melhor que o carro antigo muito mais balanceado. Trabalhamos bastante nos treinos para usar os pneus na melhor hora possível. Foi uma pena receber a punição, vamos começar um pouco mais atrás, mas a corrida é longa vamos fazer uma boa estratégia para chegar bem no final.”
Pedro Piquet
Grid
- Werner Neugebauer e Sérgio Jimenez – 1:23.545
- Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta – 1:23.739
- Luca Seripieri e Dennis Dirani (S) – 1:24.008
- Ricardo Baptista e Nonô Figueiredo – 1:24.020
- Sylvio de Barros e Cacá Bueno – 1:24.042
- Enzo Elias e Max Papis – 1:24.089
- Dominique Teysseyre e Fabio Carbone (S) – 1:24.118
- Tom Valle e Beto Gresse (S) – 1:24.122
- Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr. – 1:24.130
- Pedro Queirolo e Vitor Baptista – 1:24.169
- Carlos Ambrósio e Popó Bueno (S) – 1:24.243
- Miguel Paludo e Justin Allgaier – 1:24.255
- Fernando Fortes e Pedro Piquet – 1:24.289
- Rodolfo Toni e JP Mauro (S) – 1:24.384
- Adalberto Baptista e Rodrigo Baptista (S) – 1:24.399
- Tom Filho e Rodrigo Mello (S) – 1:24.961
- Carlos Renaux e Matheus Iorio (3.8) – 1:26.459
- Paulo Totaro e Renan Guerra (3.8) – 1:26.584
- Francisco Horta e William Freire (3.8) – 1:26.603
- Maurizio Billi e Marco Billi (3.8 S) – 1:27.045
- Kreis Jr. e Pedro Aguiar (3.8) – 1:27.185
- Patrick Choate e Marcelo Brisac (3.8 S) – 1:28.638
CONTATO
Luis Ferrari
imprensa@porschegt3cup.com.br
11 98666.8307
Foto:Luca Bassani