Condições climáticas ruins atrapalham trabalho de acerto do kart, mas servem como novo aprendizado para o jovem piloto brasileiro, que faz sua primeira temporada completa na Europa pela equipe de Nicolas Todt
Depois de dois dias de testes com boas condições de tempo, o brasileiro Caio Collet (Matrix Energy Trading) “sofreu” com o frio e a neve que marcaram a disputa da 1ª etapa do WSK Super Master Series 2016 em Castelletto di Branduzzo, em Pavia, na Itália, no último final de semana (5 e 6).
O forte frio e a neve, considerados anormais para esta época do ano na região, chegaram inclusive a cancelar as corridas classificatórias no sábado. Depois de bons resultados nos testes e no primeiro treino livre, Collet – que é piloto oficial de fábrica da Birel ART Racing, equipe de Nicolas Todt – enfrentou alguns problemas e completou a prova Final em 29º lugar. A disputa contou com quase 70 inscritos no final de semana.
“Começamos muito bem nos testes, mostramos competitividade e andamos bem até os treinos de quinta-feira. Na sexta-feira, pela manhã, ainda fiquei em segundo lugar no primeiro treino livre e foi quando começou a esfriar mais”, contou o piloto paulista de 13 anos.
“No segundo treino, tinha a programação de completar cinco voltas e colocar os pneus novos, mas infelizmente, acabei tendo uma batida e perdi este treino, que era muito importante para acertar o kart nesta nova condição para o classificatório. Fui para a tomada no ‘escuro’ e acabamos não achando um acerto tão bom para o frio. A pista estava muito diferente de quando testei com pneus novos”, explicou Collet.
O brasileiro terminou com o 44º tempo no classificatório e chegou a ficar em 12º em uma das baterias classificatórias, quando começou a nevar e a programação foi cancelada. A disputa ficou toda para o domingo e os pilotos foram direto para duas Pré-Finais. Collet ainda ficou em quinto no warm up e foi o 16º na Pré-Final B. O piloto partiu de 31º na Final, mas largando lá de trás, não conseguiu brigar por melhores colocações.
“Foi um final de semana bem complicado. Foi a primeira vez que enfrentei este tipo de condição climática, então serviu como experiência e aprendizado. Agora é continuar trabalhando, buscando evoluir”, completou o brasileiro, que foi ao pódio no Mundial de Kart CIK-FIA de 2015, conquistando um terceiro lugar, e faz este ano sua primeira temporada completa no kartismo europeu.
Collet volta à pista em duas semanas para a disputa da 2ª etapa do WSK Super Master Series, em Sarno, também na Itália, nos dias 19 e 20.
O resultado da Final em Castelletto di Branduzzo:
http://www.wskarting.it/results/MS/2016/Round1/okj_89.pdf?update=67
Para saber mais sobre Caio Collet, acesse: www.caiocollet.com.br
FGCom Assessoria de Imprensa
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 4116.5509
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br
Foto: Formula K