Kart: Pelo Campeonato Europeu, Gianluca Petecof tem dois desafios seguidos, na Finlândia e Suécia

Após disputar o título do Campeonato Brasileiro em Santa Catarina, o piloto da Academia Shell Racing retorna para as competições internacionais, onde vem em ascensão

Uma verdadeira maratona de corridas é o que Gianluca Petecof vem enfrentando nas últimas semanas. Depois se destacar com uma bela classificação na 3ª etapa do Campeonato Europeu, em Le Mans (França), o piloto da Academia Shell Racing veio ao Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, o mais importante do país, no Kartódromo do Beto Carrero. Lá, Gianluca teve um início difícil, mas brilhou na final, assumindo a liderança da prova em poucas voltas e se encaminhando para conquistar o bicampeonato, até ser tirado da pista por um adversário. Porém, logo que acabaram as atividades em Santa Catarina, o paulista de 14 anos voltou para o Velho Continente, onde compete neste fim de semana pela 4ª etapa do Campeonato Europeu de Kart, em Alaharma, no interior da Finlândia.

O Circuito Mika Salo, cujo nome homenageia o finlandês ex-piloto da F1, tem 1.326 metros de extensão e não recebia uma competição oficial do kartismo internacional há mais de 15 anos. Localizado dentro de um grande complexo que conta com parque de diversões e condomínio de camping, o traçado tem características bem peculiares, como uma ponte por onde os karts passam e também uma curva bem inclinada, no estilo dos circuitos ovais, além de curvas estreitas e outras “cegas”, sem visibilidade de sua saída, o que aumenta ainda mais o desafio para os pilotos que não puderam treinar lá previamente. Neste fim de semana, a lista de inscritos da categoria OK novamente bateu um novo recorde no ano, com 92 competidores – sendo 15 deles pilotos finlandeses que puderem se inscrever por causa de um programa de apoio do governo local ao esporte.

Para Gianluca Petecof, o objetivo é se manter em evolução em seu primeiro ano na categoria, e conquistar bons pontos para o campeonato na etapa. Em três etapas do Europeu de Kart da FIA, ele venceu uma das baterias classificatórias na Itália, depois fez uma grande final na Espanha, saindo de 21º para terminar em 6º, e na França, no início do mês, se destacou com o 3º melhor tempo geral na classificação, garantindo assim duas pole positions nas corridas classificatórias. Agora, o brasileiro da equipe Tony Kart almeja resultados ainda melhores nas duas rodadas finais do Campeonato, que acontecem em finais de semana seguidos. Depois da disputa na Finlândia, Gian segue para Kristianstad, na Suécia, onde disputa a 5ª e última etapa.

Em Alaharma, os treinos livres acontecem desde quarta-feira até esta sexta. No sábado, acontece a tomada de tempos e as baterias classificatórias, quando os pilotos são divididos em grupos e se enfrentam entre si. Com base nestes resultados, os 34 melhores colocados participam da final, que acontece às 10h25 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site http://www.cikfia.com/competitions/cik-calendar/2017/alaharma/live.html

Gianluca Petecof:

“Temos um grande desafio nesta etapa, pois a pista é bem diferente do que a maioria que já andei, uma pista com curvas estreitas, algumas “cegas” em subida e uma bem inclinada, e o clima está muito instável, mas estamos aproveitando bem os três dias de treinos. O objetivo é conseguir me adaptar o mais rápido possível para classificar bem, fazer corridas classificatórias limpas e chegar o mais para frente possível na final, pensando em uma boa pontuação para o campeonato, que está bem disputado. Essa sequência de corridas que venho fazendo é muito boa, me sinto preparado para superar essas dificuldades e ter um fim de semana positivo na Finlândia.”

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia nove pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, DTM, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.

Na temporada 2017, a Raízen patrocina o piloto Gianluca Petecof por meio do projeto “Formando um verdadeiro campeão” (promovido pelo Kart Clube Granja Viana), incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Foto: Joan Codina

Por Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*