Etapa aconteceu neste domingo, dia 11 de setembro, no Autódromo Internacional de Curitiba
O que parecia ser um final de semana desastroso para o atual líder da SuperBike, Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, acabou tendo um desfecho bastante positivo. Após enfrentar problemas mecânicos e ficar apenas com a quinta posição na 6ª etapa do SuperBike Brasil, rodada realizada no último domingo (11) no Autódromo Internacional de Curitiba, o piloto de Osasco não só manteve como também ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.
Lewis partiu para a cidade de Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba, com uma diferença de apenas 10 pontos para seu principal adversário, Diego Faustino (#68), da equipe Honda. A corrida em solo paranaense poderia ser um diferencial para o então vice-líder, natural de Londrina (PR), que disputaria a etapa com o apoio da sua torcida. E foi exatamente este cenário que vinha se desenhando até os momentos finais. Faustino estava inspirado. O piloto, que vinha de duas vitórias consecutivas em Interlagos, era o mais rápido nos treinos livres e na maior parte dos classificatórios. Ele perdeu a ponta apenas nas sessões decisivas, quando um adversário externo, o argentino Diego Pierluigi (#84), da BMW Motorrad Alex Barros Racing, fez a melhor volta na SuperPole.
Enquanto Lewis batalhava para somar pelo menos alguns pontos, Faustino perseguia de perto seu xará argentino na liderança, que fechava contínuas voltas rápidas e, aos poucos, distanciava-se na ponta durante a corrida. O piloto paranaense não desistiu da vitória e tentou acompanhar Pierluigi até a parte final da prova. Mas este acabou não sendo o melhor dia para Faustino. Nessa briga intensa, ele acabou cometendo um deslize e sofrendo uma queda. De segundo caiu para o 10º lugar e encerrou a etapa em nono. Faustino pagou caro por isso. Caso optasse por afrouxar o acelerador e terminar a corrida na vice-liderança, ele ficaria apenas um ponto atrás de Lewis no campeonato. Com o incidente, essa diferença subiu para 14 pontos.
“Fim de semana ruim, mas valioso. Consegui manter um ritmo forte durante todos os treinos. Infelizmente na corrida, enquanto estava ocupando a 2ª colocação, acabei sofrendo uma queda. Consegui levantar a moto e terminar a prova, salvando alguns pontos importantes para o campeonato. Resultado ruim, mas às vezes precisamos de situações ruins para abrir os olhos e enxergar além. Agora, mais do que nunca, é pensar em vencer o campeonato e não mais corridas”, publicou Faustino em uma rede social.
Já Danilo Lewis, que até o final da prova lamentava os problemas no freio dianteiro e lutava para não perder posições, acabou comemorando um quinto lugar com sabor de vitória.
“Final de semana de muito trabalho e um domingo ‘super’ quente. Corrida disputadíssima. Larguei em quarto e cheguei a estar na sétima posição devido a uma falha mecânica do freio dianteiro que deixou de funcionar durante a prova. Mas conseguimos mais um pódio, um quinto lugar e somamos pontos importantes para o campeonato”, destacou Lewis.
Na sequência, os outros dois pilotos da equipe Honda mantiveram suas posições no tabela, apesar dos resultados ruins na etapa de Curitiba. José Luiz “Cachorrão” (#51) encerrou a corrida apenas na 11ª posição e segurou o terceiro lugar na classificação geral. Já o gaúcho Maico Teixeira (#36) foi melhor e recebeu a bandeirada em sexto. Com isso, o bicampeão da SuperBike somou 10 pontos e seguiu com o quarto lugar.
Quem acabou se aproximando dos líderes foi Wesley Gutierrez (#134), da equipe Kawasaki Racing Team. O piloto obteve seu melhor desempenho nesta temporada – apesar de ter enfrentado problemas mecânicos ao longo do final de semana – e faturou o segundo lugar no pódio. Desta forma, aproximou-se dos adversários e agora está apenas um ponto de Maico e cinco de Cachorrão. Mesmo com o bom resultado, Wesley esperava alcançar um desempenho ainda melhor e brigar de igual para igual com Faustino e Pierluigi. O piloto paranaense conta que teve problemas na configuração da sua moto e que ela perdia potência – em comparação com os líderes – nos trechos de reta.
“Colocamos um novo motor que, teoricamente, andaria mais que o original, mas mantendo a eletrônica que estava na moto. Ficou ruim. A pista estava bastante ondulada. Então optamos por correr com o motor original. Isso dificultou porque as motos dos rivais estão andando mais que a minha de reta”, explica Wesley.
Confira abaixo a classificação da categoria SuperBike após a 6ª etapa do campeonato:
1º – Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team – 106 pontos
2º – Diego Faustino (#68), da Honda – 92 pontos
3º – José Luiz “Cachorrão” (#51), da Honda – 76 pontos
4º – Maico Teixeira (#36), da Honda – 72 pontos
5º – Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team – 71 pontos
6º – Sebastiano Zerbo (#81), BMW Motorrad Alex Barros Racing – 53 pontos
7º – Diego Pretel (#88), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 46 pontos
8º – Marco Solorza (#55), da JC Racing Team– 37 pontos
9º – Mauro Thomassini (#5), da Motom – 31 pontos
10º – Juninho Trudes (#72), da RF Racing– 25 pontos
O SuperBike Brasil tem Patrocínio Silver Honda, Mobil, Pirelli e Yamaha. Patrocínio Bronze Premium de Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Patrocínio Bronze de Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto.
Ingressos para ARQUIBANCADA são GRATUITOS.
Calendário SuperBike Brasil
7° SuperBike Brasil: 23 de Outubro – Londrina (PR)
8° SuperBike Brasil: 13 de Novembro – Goiânia (GO)
9° SuperBike Brasil: 04 de dezembro – Curitiba (PR) (nova data e nova praça)
Siga-nos também nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/Superbikeoficial
Twitter: @SuperBikeBrasil
Youtube: www.youtube.com/superbikebrasil
Instagram: instagram.com/superbikebrasil
VGCOM – VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO
Jornalista Responsável: Vanessa Giannellini
Tels. (11) 3213-9972 – (11) 2155-0246
Vanessa Giannellini (11) 9-9875-7353 – Vivo
Foto: Johanes Duarte/VGCOM