Líder do campeonato, Pipo Derani prevê final emocionante nas 10H de Petit Le Mans na busca por seu segundo título no IMSA

Além do título no geral, brasileiro também está na briga pelo bicampeonato no Norte-americano de Endurance. Prova deste sábado terá sua largada às 12h40 de Brasília

O brasileiro Pipo Derani completa nesta quinta-feira (12) 30 anos e prepare-se para mais um importante capítulo em sua história no automobilismo mundial.

Campeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2021, campeão Norte-americano de Endurance em 2019, tetracampeão das 12 Horas de Sebring e vencedor das 24 Horas de Daytona, o piloto paulista já tem o seu nome gravado na história do endurance mundial e agora vai em busca dos bicampeonatos no IMSA e Endurance na disputa da tradicional 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta.

A prova será realizada neste sábado (14) e Derani dividirá o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R com os companheiros Alexander Sims e Jack Aitken, que ao lado do brasileiro conquistaram em março as 12 Horas de Sebring.

A final promete ser emocionante, com os ponteiros separados por poucos pontos de diferença e quatro montadoras na briga pelo primeiro título da era dos carros GTP. Depois de um ano de muito esforço e altos e baixos para a maioria das equipes, um desfecho assim era tudo o que os fãs da categoria esperavam.

Derani e Sims lideram no geral e, ao lado de Aitken (companheiro da dupla nas provas longas), também estão à frente do Norte-americano de Endurance.

Além da vitória em Sebring, Derani também conquistou mais dois pódios na temporada 2023 e registrou duas poles. No traçado de Road Atlanta, Pipo foi o segundo colocado nos dois últimos anos e também em 2016. A única vitória na prova até aqui aconteceu em 2019. Em 2021, a pista de 4 km e 12 curvas também foi o palco do primeiro título do brasileiro, na época ao lado do compatriota Felipe Nasr.

“2023 tem sido uma temporada maluca para todos. Sendo bem honesto, foi a inconsistência que fez com que estivéssemos separados por cinco pontos uns dos outros. Acredito que o IMSA e os fãs não poderiam ter pedido mais nesta nova era dos carros GTP”, lembrou Derani.

“Vencemos uma corrida que provavelmente não ganharíamos, mas abrimos mão de duas ou três vitórias por erros nossos. Os outros carros podem dizer a mesma coisa, o que é incrível, porque sabemos o nível do campeonato, das equipes e fábricas envolvidas”, continuou.

“Então, pensar que chegamos à última corrida a cinco pontos uns dos outros é incrível. Ter quatro montadoras brigando pelo campeonato no primeiro ano da classe GTP é fantástico”, destacou o brasileiro, observando os desafios que terão pela frente numa prova tão longa.

“Há tantas coisas que podem acontecer durante 10 horas de uma corrida, especialmente com esses carros, que são tão complexos. Você tem de focar nas 10 horas de corrida antes de pensar no campeonato, então, será algo muito excitante. Ainda tem o campeonato de endurance, que também estamos liderando. Será uma grande briga até o final. Com essa diferença tão pequena, precisamos focar em estar à frente. Não tem outro plano ou matemática”, afirmou.

“São tantas variáveis que vimos ao longo do ano e que podem fazer a diferença que não espero que a final do campeonato seja de outra maneira, exigindo muito de todos os envolvidos. É um privilégio lutar num campeonato tão forte, com tantos competidores, tantas montadoras. Será um evento fantástico e espero poder levar mais um título para casa”, finalizou Derani.

Nesta quinta-feira, os pilotos já vão para a pista para os treinos livres. A definição do grid acontecerá na sexta, a partir das 16h20 (de Brasília). No sábado, a corrida terá sua largada às 12h40 (de Brasília). A tomada e toda a prova poderão ser acompanhadas ao vivo pelo aplicativo do IMSA ou pelo site https://www.imsa.com/tv/.

Mais informações:
www.pipoderani.com.br 
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

Foto: Brian Cleary
Por: FGCom

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*