Lucas Moraes vai à final do Mundial de Rally Raid na briga por top-3 e título de construtores

Após ser tricampeão no Rally dos Sertões, piloto volta ao circuito internacional, no qual disputa diretamente com o experiente Carlos Sainz

Piloto quer trazer resultado inédito no campeonato
(TGR)

A última etapa do Mundial de Rally Raid se inicia no próximo domingo, seis de outubro, e terá como sede o Marrocos. O paulista Lucas Moraes vai entrar em ação ao lado do navegador espanhol Armand Monléon com a Toyota Gazoo Racing em busca de um resultado inédito para o Brasil: um pódio no campeonato de pilotos.
A temporada de 2024 de Lucas começou em janeiro com o renomado Rally Dakar, no qual fez história ao conquistar a primeira vitória brasileira em uma especial. Em seguida, participou do Rally de Abu Dhabi, quando enfrentou um momento tenso: após uma falha, um incêndio danificou o carro, resultando em uma desistência precoce.
No entanto, a dupla formada por Lucas e Armand se recuperou no Rally de Portugal, alcançando o terceiro lugar na classificação geral do Campeonato Mundial e conquistando uma vitória em uma das especiais. No Rally Ruta, na Argentina, Lucas voltou a brilhar com mais uma vitória em especial. Até agora, os bons desempenhos o levaram à terceira colocação no campeonato de pilotos, somando 103 pontos.
No Marrocos, a missão de Lucas Moraes será superar o experiente Carlos Sainz. Atualmente, a diferença entre o brasileiro e o espanhol é de apenas três pontos, tornando o desafio ainda maior. Além disso, Yazeed Al Rajhi, segundo colocado, soma 131 tentos. A etapa marroquina oferece 55 pontos e a possibilidade de Lucas assumir a vice-liderança existe. Matematicamente, também é possível que Lucas seja campeão, apesar do cenário mais difícil: ele teria que anotar 54 pontos para superar o catari Nasser Al Attiyah.
Com tantas possibilidades em jogo, o foco de Lucas é conquistar um pódio inédito para o Brasil na classificação geral do Mundial. “Esta é minha primeira participação no Rally do Marrocos. Espero uma prova bastante desafiadora, com um grid incrível e as quatro equipes de fábrica alinhadas com seus melhores times. Será uma competição estratégica, e meu principal objetivo é manter o top-3 no campeonato e trazer esse pódio inédito para o Brasil”, comentou Lucas.

Título de construtores também em jogo – No começo de setembro, Lucas conquistou com a Toyota o tricampeonato do Rally dos Sertões, uma das competições mais prestigiadas do país. Agora, o brasileiro quer o título do Mundial de Rally Raid.
“Vamos para essa última etapa com o objetivo de ganhar o campeonato dos construtores, que seria muito importante para o nosso time”, reforçou Lucas, que disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota.
Lucas é o segundo piloto com um carro Toyota a somar mais pontos no ano. Além disso, ele é o melhor pontuador do time oficial da fabricante japonesa, ajudando significativamente na consolidação da montadora no topo da tabela com 190. A vantagem para a vice-liderança, ocupada pela Nasser Racing by Overdrive, é de 30 pontos.
O Rally do Marrocos, quinta e última etapa do Mundial de Rally Raid, terá seu prólogo no domingo, 6 de outubro, e contará com cinco especiais, que ocorrerão de 7 a 11 de outubro. O percurso começa em Marraquexe e termina em Mengoub, totalizando 2.468 km de competição.

Mundial de Rally Raid
Top-5 antes do Rally de Marrocos
1º – Nasser Al Attiyah (CAT) – Nasser Racing by Overdrive, 156 pontos
2º – Yazeed Al Rajhi (SAU) – Toyota Overdrive, 131 pontos
3º – Lucas Moraes (BRA) – Toyota Gazoo Racing, 103 pontos
4º – Carlos Sainz (ESP) – X-raid MINI JCW Team, 100 pontos
5º – Guerlain Chicherit (FRA) – Overdrive Racing, 69 pontos

Por:  BestPR Comunicação

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*