Equipe estreante na maior categoria do automobilismo brasileiro celebrou nos boxes o terceiro lugar obtido pelo piloto novato em Tarumã
A Blau Motorsport e o piloto Márcio Campos fizeram história neste domingo em Tarumã e conquistaram o terceiro lugar da prova que encerrou a décima etapa da temporada 2017 da Stock Car. Piloto e equipe fazem este ano sua estreia na Stock Car e celebraram nos boxes a conquista inédita, anunciada após a disputa.
“É um resultado para ser muito comemorado. Tanto eu quanto a equipe trabalhamos muito por este momento, passamos muitas dificuldades ao longo do ano e, com muito esforço e dedicação, chegamos a este pódio. Hoje tivemos uma estratégia perfeita, um carro muito competitivo, e isso foi determinante para esta conquista. A corrida foi muito técnica e sofri muito com o desgaste dos pneus na parte final. Tive de ter a cabeça fria para conduzir o carro da melhor forma possível e terminar a prova na frente ”, disse o piloto, que cruzou a linha em quarto lugar, colado em Átila Abreu, então terceiro colocado.
Após a prova, entretanto, o piloto Felipe Fraga, que havia cruzado a linha em segundo lugar, foi punido com acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final por ter feito ultrapassagens em bandeira amarela. “Não fizemos a festa no pódio, mas, sinceramente, não fez falta. A sensação de ser recebido no box da forma como eu fui recebido pelos mecânicos, pelos clientes da Blau Farmacêutica, foi algo muito marcante”, completou o piloto gaúcho que chegou a liderar a corrida por nove voltas.
Campos começou o final de semana de forma discreta. Na classificação foi apenas o 21o colocado. No entanto, a estratégia de se manter na pista durante a primeira corrida apenas guardando equipamento e pneus para a segunda prova se mostrou certeira. “Para chegarmos a este caminho, analisamos resultados anteriores tanto aqui em Tarumã quanto em provas de estratégia parecida, como em Santa Cruz. Fico feliz que este trabalho minucioso de estudo de dados tenha sido determinante para alcançarmos nosso primeiro pódio”, disse o chefe de equipe Mauricio Fontenete.
Cesar Ramos, que veio para a segunda corrida apoiado em uma estratégia parecida com a de Campos, também tinha tudo para ir para o pódio e emplacar uma dobradinha da Blau Motorsport. No entanto, o dono do carro #30 acabou forçado a abandonar após levar uma pancada de Ricardo Pizzonia ainda nas primeiras voltas de corrida.
“Foi uma pena não ter conseguido completar esta corrida. Estou muito frustado, porque tenho certeza que estaria no pódio junto com o Márcio. Mas o momento não é de lamentar, muito pelo contrário. Estou muito feliz pelo resultado do Márcio e da equipe, que merece este pódio por todo trabalho e desenvolvimento incansável. Conseguir um troféu ainda na primeira temporada não é para qualquer um. A Blau Motorsport teve um desenvolvimento incrível ao longo do ano e agora está colhendo os frutos. Vamos para Goiânia tentar mais um pódio”, disse Ramos.
A etapa de Goiânia da Stock Car está marcada para o dia 19 de novembro.
Confira o resultado da segunda corrida deste domingo:
- 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – 33 voltas em 41min49s867
- 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 2s232
- 31 Marcio Campos (Blau Motorsport) – a 2s322
- 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 8s146
- 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 17s246
- 25 Tuka Rocha (RCM Motorsport) – a 18s098
- 40 Felipe Fraga (Cimed Racing Team) – a 21s580*
- 0 Cacá Bueno (Cimed Racing) – a 23s882
- 73 Sergio Jimenez (Bardahl Hot Car) – a 24s537
- 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 31s299
- 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 36s777
- 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 38s768
- 28 Galid Osman (Ipiranga Racing) – a 46s566
- 70 Diego Nunes (Hero Motorsport) – a 50s660
- 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports) – a 51s161
- 3 Bia Figueiredo (Full Time Academy) – a 51s251
- 8 Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports) – a 56s825
- 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 1min01s392
- 117 Guilherme Salas (Vogel Motorsport) – a 1min19s966
- 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 1 volta
- 12 Lucas Foresti (Full Time Academy) – a 1 volta
- 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 5 voltas
- 44 Betinho Valério (Hero Motorsport) – a 8 voltas
- 9 Guga Lima (Bardahl Hot Car) – a 8 voltas
Não completaram 75% da prova:
- 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing)
- 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing)
- 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport)
- 65 Max Wilson (RCM Motorsport)
- 5 Denis Navarro (Cimed Racing Team)
- 80 Marcos Gomes (Cimed Racing)
*Punido com 20 segundos no tempo total de prova
Foto: Fernanda Freixosa
Por Império Agecom