Argentino ganhou 10 posições após ter o carro #48 remontado nesta sexta-feira
Os holofotes da corrida 1 da Super Final da Fórmula 4 Brasil em Interlagos estavam sobre Matheus Comparatto na tarde de sexta-feira. Credenciado para garantir o título antecipado de campeão da temporada de 2024, o piloto do carro #118 da OAKBERRY Bassani F4 terminou na segunda posição e se aproximou ainda mais do título.
Porém, quem roubou a cena nos 4.309m da capital paulista foi o argentino Gino Trappa.
Após ter o #48 remontado entre o último treino livre e a corrida 1, recordista da categoria no principal palco do automobilismo brasileiro teve uma jornada de cinema escalando nada menos do que 10 posições após largar de último.
Alexander Jacoby, estreando no certame brasileiro foi o terceiro melhor carro da equipe sediada em Itu com o 13º lugar em Interlagos. Cecília foi a 15ª e Murilo Rocha o 16º.
A diferença de Comparatto para Alvaro Cho é de 29 pontos após a corrida 1. Para se sagrar campeão na segunda prova, o #118 precisa receber a bandeirada com vantagem superior a 27 pontos, garantindo assim o título de 2024.
As corridas 2 e 3 tem transmissão do Bandsports e das mídias sociais da categoria.
A corrida:
No apagar das luzes, Comparatto não tracionou tão bem e caiu da pole para segundo na tomada do S do Senna. Mas o nome da primeira volta foi Gino Trappa, que alinhou no fundo do grid e finalizou a primeira volta em 12º, ganhando quatro posições. Alexander Jacob vinha imediatamente à sua frente na corrida de estreia na categoria.
Após cinco minutos de prova, Matheus colou no líder da corrida e começou a colocar pressão, a exemplo do que fizera na véspera. Trappa por sua vez havia superado Jacoby e os dois vinham na balada do top10. Cecilia Rabelo aparecia em 14º, duas posições `à frente de Murilo Rocha, que havia passado pelos pits da OAKBERRY Bassani F4 para troca de bico de seu carro.
Na volta 6, Gino ultrapassou Ciro Sobral para ser décimo e, na seguinte, mergulhou pode dentro de Lucca Zucchini na freada do S do Senna para avançar a nono com direito a melhor volta da prova.
Na décima volta, Trappa atacou o oitavo colocado, em manobra que valeria a pole para a corrida 2 por força da inversão do grid.
Já Comparatto, por sua vez, alcançou o concorrente do carro #21 e tentava induzir o adversário a erros. Trappa então passou para oitavo e seguia enfileirando trechos “roxos” na tela de cronometragem (indicando seguidos trechos mais velozes do traçado).
Na volta 14, a margem do líder sobre Comparatto era inferior a 0.5s. E Trappa seguia forte em busca de mais ultrapassagens, credenciado pela melhor volta da prova.
O argentino então passou Rogerio Grotta na tomada do S do Senna e logo enquadrou Rafaela Ferreira pelo sexto lugar. A manobra veio na volta seguinte, para selar uma escalada de dez posições em 16 voltas.
Comparatto abriu a penúltima volta outra vez a menos de meio segundo do concorrente, com muito mais ação. Ele perseverou até a volta final, mas a decisão do campeonato ficou mesmo para o último dia da temporada, com o #118 largando em sétimo.
Trappa recebeu a bandeirada em sexto e larga em terceiro na corrida 2. Jacoby foi 13º, com Cecília em 15º e Murilo em 16º.
O que ele disse:
“Hoje foi o melhor dia da nossa equipe. Trabalhamos até as 2h da madrugada, voltamos para a pista e, em cinco horas, a equipe se superou montando do zero o carro do Gino, que foi o carro mais rápido da pista. A equipe está de parabéns pela superação. Quanto ao Matheus Comparatto, fez o que tinha que fazer para ser campeão. Foi quase impecável, salvo por destracionar um pouco na largada. Mas daí para frente foi cerebral pensando no título, que tem tudo para chegar amanhã.”
Eduardo Bassani – Chefe de equipe da OAKBERRY Bassani F4
Classificação do campeonato – Top5:
1. Matheus Comparatto – 311 pontos
2. Alvaro Cho – 282
3. Ethan Nobels – 2228
4. Rafaela Ferreira – 204
5. Arthur Pavie – 165
6. Gino Trappa – 158
13. Cecília Rabelo – 40
Programação em Interlagos, Super Final
Sábado, 14 de dezembro:
08:45 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14:10 – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Por: Luis Ferrari