Líder do campeonato, Vinícius Tessaro chega em segundo e amplia vantagem. Alexandre Machado é o melhor estreante, na quinta posição
Piloto da Alpine Academy, Matheus Ferreira estreou em grande estilo na BRB Fórmula 4 Brasil, com vitória na corrida 1 da etapa mais importante do ano, a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Com uma bela ultrapassagem sobre Vinícius Tessaro, líder do campeonato, o piloto da OAKBERRY Bassani F4 assumiu a liderança no S do Senna, deixando o piloto da Cavaleiro Sports na segunda posição. Álvaro Cho, da TMG Racing, completou o pódio.
Detalhe que as três equipes que disputam a categoria subiram ao pódio na primeira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos. Entre os estreantes, o melhor foi Alexandre Machado, da OAKBERRY Bassani F4, na quinta posição. Pole position, Cecília Rabelo teve problemas na largada, mas fez boa corrida de recuperação e terminou em sétimo. Quem teve um grande prejuízo foi Matheus Comparatto, que era o vice-líder do campeonato, que abandonou ainda na largada, atingido por Lucca Zucchini.
No campeonato, Vinícius Tessaro ampliou a liderança para 194 pontos, 34 à frente de Álvaro Cho, novo vice-líder. Terceiro nos pontos, Matheus Comparatto é o melhor estreante, com 156. A seguir aparece Luan Lopes, com 132, na quarta posição. Nelson Neto fecha a lista dos cinco primeiros com 88.
A segunda prova da preliminar do GP de São Paulo de F1 será disputada neste sábado, às 17h (de Brasília) e a terceira e última prova tem largada programada para este domingo, às 11h. As corridas têm transmissão pelo Bandsports.
A corrida
A primeira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos começou de forma caótica. A pole Cecília Rabelo ficou parada no grid e, com isso, Vinícius Tessaro assumiu a ponta, com Rafaela Ferreira em segundo. Outro que ficou parado no grid foi Matheus Comparatto, vice-líder do campeonato, que acabou atingido por Lucca Zucchini. Os dois abandonaram a corrida e o safety car entrou na pista.
Na relargada, Matheus Ferreira ultrapassou Rafaela Ferreira e ganhou a segunda posição. Na sequência, ela foi atacada em conjunto por Alexandre Machado e Álvaro Cho. Cho ganhou as duas posições de uma vez na Curva Chico Landi e subiu para terceiro. Rafaela perdeu rendimento e caiu para a décima posição.
Na sexta volta, na disputa pela décima posição, Luan Lopes tentou o ataque sobre Rafaela Ferreira na reta oposta. Mas ela fechou a porta de forma brusca e provocou um acidente assustador. O carro de Luan sofreu danos na asa dianteira e teve de recolher aos boxes da BRB Fórmula 4 Brasil. Com isso, o safety car teve de entrar de novo na pista.
A relargada foi autorizada a pouco menos de nove minutos do fim da prova. Matheus Ferreira atacou Vinícius Tessaro no S do Senna e assumiu a liderança com uma bela ultrapassagem. Álvaro Cho, em terceiro, se aproximou também da briga pela liderança. Mais atrás, João Tesser e Arthur Pavie brigavam por posição e se tocaram. Tesser perdeu a asa dianteira e Pavie teve o pneu traseiro esquerdo furado.
Na 11ª volta, Fefo Barrichello se aproximou muto de Alexandre Machado para brigar pela quarta posição. E com uma bela manobra, Fefo ultrapassou Machado no S do Senna. Na frente, Matheus Ferreira abriu uma vantagem segura sobre Vinícius Tessaro para vencer em sua estreia na BRB Fórmula 4 Brasil. Álvaro Cho completou o pódio em terceiro. Alexandre Machado foi o melhor estreante, na quinta posição.
O que eles disseram:
“Foi uma corrida muito emocionante desde a primeira volta, quando recebi um toque mas consegui me manter em segundo. Depois foram dois safety-cars e fiquei bastante concentrado. Sempre tem o gostinho de fazer a corrida em casa e ganhar depois de algum tempo é especial. Nem tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora”
Matheus Ferreira
“Foi emocionante dividir a pista com a Fórmula 1, ainda mais com o autódromo lotado! É uma pressão a mais para nós, mas conseguimos administrar bem durante a prova. Foi uma bateria importante pensando no campeonato, nosso principal concorrente abandonou a prova e conseguimos abrir uma vantagem maior na disputa pelo título. Queria ter vencido, mas conseguimos bons pontos e a melhor volta, o que significa que estávamos com um bom carro.”
Vinícius Tessaro
“Tem um pouco de pressão, claro com muita gente assistindo, às vezes parece até um outro campeonato essa etapa da F1. Mas temos que sempre pensar em pontos e hoje o quali foi pura sorte. Não conseguimos nenhuma volta e largamos muito de trás, enquanto o líder do campeonato saiu na frente. Tinha que ser pelo menos parecido com o Tessaro meu resultado. Então consegui largar bem, mesmo quase batendo umas cinco vezes. Daí vim escalando, passando os outros e terminei uma posição atrás do Tessaro, o que não é o ideal, mas foi o possível de tudo que se apresentou. O carro está muito bom e estamos evoluindo. No treino o carro tinha deficit mas agora foi excelente”
Álvaro Cho
“Não podia ser mais louco… Além do diferencial do público, de correr esse evento gigante, a largada foi insana. Passei perto de bater algumas vezes, foram muitas disputas e o carro não era tão bom. Mas deu para jogar defensivo e ganhar no Rookie. O primeiro troféu neste evento é especial”
Alexandre Machado
Resultado da corrida 1 da BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos:
1 – Matheus Ferreira (OAKBERRY Bassani F4) – 14 voltas em 26:48.549
2 – Vinicius Tessaro (Cavaleiro Sports) – a 0.819
3 – Álvaro Cho (TMG Racing) – a 1.910
4 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – a 7.834
5 – Alexandre Machado (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 8.976
6 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – a 10.675
7 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports/R) – a 14.551
8 – João Tesser (TMG Racing) – a 21.948
9 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – a 38.875
10 – Arthur Pavie (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 1 volta
Não completaram:
Luan Lopes (TMG Racing) – a 8 voltas
Matheus Comparatto (OAKBERRY Bassani F4/R) – a 14 voltas
Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – a 14 voltas
* R – Estreante
Classificação do campeonato da BRB Fórmula 4 Brasil:
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 194 pontos
2 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 160
3 – Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4/R) – 152
4 – Luan Lopes (TMG Racing) – 132
5 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – 88
6 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 78
7 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 76
8 – João Tesser (TMG Racing) – 66
9 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – 61
10 – Arthur Pavie (Oakberry Bassani F4/R) – 49
11 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 26
12 – Matheus Ferreira (BRA/Oakberry Bassani F4) – 25
13 – Alexandre Machado (Oakberry Bassani F4/R) – 25
14 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – 18
15 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 15
* R – Estreante
Cronograma – Fórmula 4 Brasil – Etapa 5 – GP de São Paulo de F1 – Interlagos:
Sábado, 4 de novembro:
17:00 – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 5 de novembro:
11:00 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
Foto: Victor Eleuterio
Por: Luis Ferrari