Matías Rossi é o melhor dos candidatos ao título no primeiro dia da decisão do TCR Brasil Banco BRB em Buenos Aires

Matías Rossi
Hernán Capa

Uma ótima sexta-feira para o argentino Matías Rossi, com o Toyota Corolla TCR #17 do Toyota Team Argentina. Em casa, no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, maior palco do automobilismo local, ele liderou o treino de quinta-feira para a etapa decisiva do TCR Brasil Banco BRB, que tem sete postulantes ao título. Com 1:19.598, ele ficou uma posição à frente de Pedro Cardoso, vice-líder do campeonato, no Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing.

Líder do campeonato, Raphael Reis foi o terceiro colocado entre os pilotos que disputam o TCR Brasil Banco BRB. Com o CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP, ele ficou apenas dois décimos atrás de Cardoso, e 18 milésimos à frente de seu outro rival, o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR #16 da Paladini Racing. Tudo leva a crer que a disputa pelo título será acirrada até o fim da etapa.

Entre os outros candidatos ao título ainda com chances matemáticas, Galid Osman foi o quinto com o CUPRA Leon VZ TCR #28 da equipe W2 ProGP. Rafael Suzuki, com o Peugeot 308 TCR #8 da PMO Racing, foi o sexto O pior do dia foi o uruguaio Juan Manuel Casella, com o Honda Civic Type R TCR #60 da Squadra Martino. Ele teve problemas e não andou na primeira atividade de pista em Buenos Aires.

Pela Copa Trophy, o melhor do dia foi o brasileiro Marcos Regadas. O uruguaio Enrique Maglione foi o segundo, seguido por Fábio Casagrande. Todos eles têm chance de título na subcategoria neste fim de semana.

Em atividade dedicada para os pilotos da Copa Trophy, Marcos Regadas liderou novamente com 1:20.233.

O TCR Brasil Banco BRB usa a configuração número 9 do Autódromo Oscar y Juan Gálvez. Em sentido horário, o circuito tem 3.353 metros de extensão, com dez curvas. Ele tem um primeiro setor muito rápido, com duas retas e uma curva de raio longo. Na sequência, um miolo travado para voltar à reta dos boxes. Um traçado extremamente seletivo e variado para a decisão da temporada 2024 da categoria.

As atividades na pista do fim de semana seguem nesta sexta-feira, quando serão disputados dois treinos livres. O sábado terá a classificação e a primeira corrida. No domingo, a segunda corrida da decisão do campeonato encerra o cronograma. O canal oficial do TCR South America Banco BRB transmite a classificação e as duas corridas ao vivo. O canal por assinatura Bandsports exibe as corridas em VT: a primeira às 22h (de Brasília) do sábado e a segunda no domingo, às 13h30.

O que eles disseram:

 

“Foi tudo bem hoje no shakedown. O Toyota se comportou muito bem, o balanço era muito bom também. Agora vamos trabalhar para acertar o carro nos setores de alta. Terminamos em segundo do TCR South America e liderando o TCR Brasil, agora vamos ver em que podemos melhorar para amanhã.”
Matías Rossi

“Foi um shakedown muito positivo. O mais importante é ter um companheiro de equipe que conhece muito bem a pista, no caso o (Leonel) Pernía. Isso vai ajudar muito a gente, principalmente na questão dos dados. Foi um resultado positivo para esse primeiro dia. Agora é encontrar o que a gente pode melhorar para a classificação. É uma pista muito desafiadora, precisa ter muita coragem para fazer as curvas, mais ou menos como Cascavel. É importante ir pouco a pouco; é um circuito que premia a coragem.”
Pedro Cardoso

 

“Utilizamos o shakedown para entender o comportamento do carro depois da última etapa. Usamos a sessão de hoje para assentar as pastilhas e encontrar algumas falhas. Foi uma atividade positiva, conseguimos localizar coisas que não estavam do nosso agrado para melhorar os ajustes. Terminamos na sexta posição, ainda que longe dos primeiros, mas não utilizamos como um treino propriamente dito. Estou satisfeito com o desempenho e com os objetivos que definimos para o treino. Tínhamos uma ideia de setup, agora vamos ver o quão competitivo estaremos na etapa.”
Raphael Reis

“Sim, não usamos pneus novos, o que me deixa tranquilo porque não fomos mal. Estamos longe de Pernía, mas não de Rossi. Mas só consegui fazer uma volta rápida, e ainda foi bem complicada. É difícil andar com os Trophy na pista, mas a categoria nos exige adaptação. Estamos brigando entre os cinco primeiros e estar à frente do Reis e do Cardoso é o meu objetivo. Quero vencer, mas não vai ser fácil. Mas temos pneus bons guardados para o restante do fim de semana.”
Juan Ángel Rosso

 

INSCRITOS:

W2 PRO GP
#77 Raphael Reis (BRA) B
#28 Galid Osman (BRA) B
#2 Marcio Basso (BRA)*

 COBRA RACING
#7 Thiago Vivacqua (BRA) B

SQUADRA MARTINO
#38 Matías Cravero (ARG)
#60 Juan Manuel Casella (URU) B
#15 Enrique Maglione (URU)* B
#34 Fabio Casagrande (BRA)* B

PMO RACING
#44 Leonel Pernía (ARG)
#43 Pedro Cardoso (BRA) B
#27 Marcos Regadas (BRA)* B
#8 Rafael Suzuki (BRA) B

TOYOTA TEAM ARGENTINA
#17 Matías Rossi B
#42 José María López

PALADINI RACING
#16 Juan Ángel Rosso (ARG) B
#51 Jake Cosío (MEX)
#73 Diego Gutierrez (ARG)*

SQUADRA MARTINO RACING
#47 Norberto Fontana

 B TCR Brasil Banco BRB
  Copa Trophy

Cronograma – TCR Brasil Banco BRB – Buenos Aires, Argentina

Sexta-feira, 4 de outubro:
12:35 – Treino Livre 1
15:55 – Treino Livre 2

Sábado, 5 de outubro:
13:10 – Classificação Q1
13:35 – Classificação Q2 (12 melhores)
16:35 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

Domingo, 6 de outubro:
10:19 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Classificação do TCR Brasil Banco BRB:
1 – Raphael Reis – 213 pontos
2 – Juan Ángel Rosso – 208
3 – Pedro Cardoso – 208
4 – Matías Rossi – 186
5 – Galid Osman – 179
6 – Digo Baptista – 158
7 – Juan Manuel Casella – 151
8 – Rafael Suzuki – 145
9 – Fabián Yannantuoni – 142

Por: Luis Ferrari 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*