MEMBROS DA ALIANÇA ATINGEM 10,76 MILHÕES DE UNIDADES VENDIDAS EM 2018
· VENDAS ACUMULADAS DA RENAULT, NISSAN E MITSUBISHI MOTORS TÊM AVANÇO DE 1,4%, CHEGANDO A 10,76 MILHÕES DE UNIDADES EM 2018, O QUE REPRESENTA UM A CADA NOVE VEÍCULOS COMERCIALIZADOS NO MUNDO (CARROS DE PASSEIO E VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES).
· AS VENDAS DE VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES (LCV) TOTALIZARAM 2 MILHÕES DE UNIDADES, REGISTRANDO UMA ALTA DE 13,5% EM RELAÇÃO A 2017.
· AS VENDAS ACUMULADAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS AUMENTARAM 34% EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR, PARA UM TOTAL DE 725.000 VEÍCULOS ELÉTRICOS VENDIDOS DESDE 2010.
· NÚMERO CRESCENTE DE VEÍCULOS BASEADOS EM PLATAFORMAS COMUNS (CMF).
A Renault-Nissan-Mitsubishi, a aliança automotiva número um no mundo, vendeu um total de 10.756.875 unidades durante o ano calendário de 2018. A Aliança manteve sua posição de líder mundial de vendas em volumes de carros de passeio e veículos comerciais leves.
Em 2018, as vendas aumentaram 1,4% em relação ao ano anterior, em um contexto de forte demanda por veículos como Renault Clio, Captur e Sandero; Nissan X-Trail/Rogue e Sentra/Sylphy; bem como Mitsubishi Eclipse Cross e Xpander.
Em 2018, também houve uma aceleração na produção e venda de veículos que utilizam a arquitetura CMF (Common Module Family, família de módulos comuns), um dos principais pilares do plano de médio prazo Alliance 2022. Por exemplo, o Renault Kwid está sendo comercializado em vários mercados, e a produção da picape Nissan Frontier, cuja arquitetura é compartilhada com a Renault e a Mercedes, vem aumentando gradativamente.
O ano de 2018 também foi marcado por uma forte demanda por veículos comerciais leves, com uma nítida progressão das vendas do Renault Kangoo, Master e Trafic; Nissan Frontier/Navara e Terra, bem como a Mitsubishi Triton. A otimização das sinergias, como o desenvolvimento cruzado e a produção cruzada, tem papel de destaque na estratégia da Aliança, para aumentar a participação de mercado e as vendas de veículos comerciais leves das três montadoras em todo o mundo.
Em 2018, a Aliança manteve seu compromisso e a liderança no segmento de veículos zero emissão, com vendas acumuladas de 724.905 veículos elétricos desde 2010, uma performance alavancada, entre outros, pela demanda pelos modelos 100% elétricos Renault Zoe e Nissan Leaf.
As vendas do Grupo Renault avançaram 3,2%, chegando a 3.884.295 unidades durante o ano de 2018. No mesmo ano, a Nissan Motor Co. Ltd. vendeu 5.653.683 veículos no mundo, em queda de 2,8% em relação ao ano anterior. Já a Mitsubishi Motors Corporation vendeu 1.218.897 unidades no mundo, em alta de 18% em relação a 2017.
Progressos realizados em relação ao plano estratégico de seis anos Alliance 2022
De acordo com os objetivos do plano estratégico Alliance 2022, a Renault-Nissan-Mitsubishi prevê atingir sinergias anuais totalizando 10 bilhões de euros até o término do plano. As montadoras que fazem parte da Aliança vão aumentar o uso de plataformas comuns, tendo como objetivo a produção de 9 milhões de veículos baseados em 4 plataformas comuns. Já os motores comuns representarão 75% das vendas totais. Além disso, até o final do plano, 12 novos veículos 100% elétricos serão lançados, bem como 40 veículos equipados com diferentes níveis de delegação de autonomia.
10 principais mercados da Aliança
País
Vendas totais
China
1.920.541
Estados Unidos
1.611.952
França
763.984
Japão
727.823
Rússia
648.795
México
355.968
Alemanha
343.656
Brasil
334.469
Itália
277.941
Espanha
275.884
10 principais mercados do Grupo Renault
País
Vendas totais*
France
689.788
Rússia
497.266
Alemanha
235.609
China
216.699
Brasil
214.822
Itália
208.580
Espanha
189.480
Turquia
115.842
Argentina
114.348
Reino Unido
103.607
*com exceção do Twizy
10 principais mercados da Nissan Motor
País
Vendas totais
China*
1.563.986
Estados Unidos
1.493.877
Japão
615.966
México
314.123
Canadá
149.117
Reino Unido
116.914
Rússia
106.138
Brasil
97.512
Espanha
72.943
Tailândia
72.394
*inclui a marca Venucia
10 principais mercados da Mitsubishi Motors
País
Vendas totais
Indonésia
146.805
China
139.856
Estados Unidos
118.075
Japão
104.611
Austrália
84.826
Tailândia
84.560
Filipinas
65.894
Alemanha
52.196
Rússia
45.391
Reino Unido
30.952
SOBRE A RENAULT-NISSAN-MITSUBISHI
O Grupo Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors forma a maior aliança automotiva do mundo, por meio da parceria intercultural mais antiga e mais produtiva do setor. Juntas, as três montadoras que fazem parte da Aliança venderam mais de 10,7 milhões de veículos em quase 200 países em 2018. A Aliança tem como foco a colaboração e otimização de sinergias, para aumentar ao máximo a competitividade. Além disso, ela firmou acordos de cooperação estratégica com outras montadoras, como a Daimler (Alemanha) e a Dongfeng (China). A Aliança estratégica é líder na produção de veículos zero emissão e desenvolve as tecnologias mais avançadas, com planos para oferecer recursos de conectividade, condução autônoma e serviços de mobilidade em uma ampla gama de veículos acessíveis.