Com 36 carros no grid, temporada começou competitiva
O gaúcho Fernando Júnior retornou em grande estilo ao Mercedes-Benz Challenge. Ausente de praticamente toda a temporada passada em virtude de uma cirurgia para reconstrução de um tendão da perna esquerda, ele reestreou em Goiânia (GO) na categoria CLA AMG Cup neste domingo (2/4) e garantiu o lugar mais alto do pódio em uma prova repleta de alternativas. Na categoria C 250 Cup, a primeira da temporada de 2017 coroou mais um triunfo do catarinense Claudio Simão, que subiu no degrau mais alto do pódio pela quarta vez na carreira.
A disputa pela vitória foi intensa até a metade da prova entre Fernando Júnior e o paranaense Lorenzo Varassin, que largou na pole position – e com isso conquistou o ponto extra concedido pelo novo regulamento de 2017. Os dois se alternaram na liderança com belas ultrapassagens, até Varassin ser punido com um drive-through (passagem obrigatória pelos boxes) em razão de um erro em seu pit stop. Foi o suficiente para que a vitória se aproximasse em definitivo do piloto gaúcho, campeão do Mercedes-Benz Challenge na categoria CLA AMG Cup em 2015.
“Mesmo no ano em que ficamos de fora do campeonato, continuei acompanhando o evento à distância, para manter esta conexão com a competição. E, a partir de novembro do ano passado, já recuperado da cirurgia, decidimos retornar ao campeonato e começamos uma preparação muito intensa, tanto fisicamente quanto tecnicamente. Comecei os treinos um pouco mal porque estava desabituado com o ritmo de corrida, mas como se tratou de uma etapa em Goiânia, uma pista pela qual tenho um carinho especial, consegui recuperar o melhor do meu desempenho. Além disso, tive um carro supercompetitivo. Começar o campeonato assim é ótimo, ainda mais porque a segunda prova do ano é na minha casa. Correndo em Santa Cruz do Sul, espero novamente um bom resultado”, declarou o vencedor.
A segunda posição na prova ficou com o vice-campeão de 2015 e terceiro colocado na temporada passada, o cearense Adriano Rabello. Companheiro de equipe de Lorenzo Varrassin, ele teve um início de etapa mais problemático do que o pole position, mas se recuperou durante a prova. “O fim de semana começou ruim, tivemos problemas nos dois treinos livres e também na sessão de classificação. Mas mesmo largando em oitavo, conseguimos uma grande recuperação na corrida. Para o campeonato este resultado é muito importante, pois aqui vale a pena lutar por qualquer pontinho que você possa alcançar. Agora vamos para a próxima etapa muito felizes por termos superado as dificuldades e conseguido chegar tão alto no pódio aqui em Goiânia”, disse Rabello.
A terceira posição ficou com Betão Fonseca, que chegou a incomodar os líderes na parte inicial da prova. “Estamos nos preparando constantemente e estamos colhendo os frutos deste trabalho. Espero sempre a vitória, mas hoje foi um dia muito difícil em razão do calor e do desgaste físico que ele normalmente traz”, declarou Fonseca.
Um dos destaques do dia foi a recuperação do paulista José Vitte, que largou em último na CLA AMG Cup para terminar em quinto. “Ontem tivemos problema na classificação e o pessoal da Mercedes e da equipe trabalhou de forma maravilhosa para deixar meu CLA pronto para a corrida. Larguei em último e tive que adotar uma estratégia agressiva, abusando bastante dos freios e dos pneus. Chegar em quinto em uma categoria tão competitiva é realmente algo para guardar na memória”, destacou o experiente paulista.
Quarta vitória na C 250 Cup –O degrau mais alto do pódio na categoria C 250 Cup ficou com o catarinense Claudio Simão, que havia conquistado sua primeira pole position no Mercedes-Benz Challenge no dia anterior. Simão chegou a cair para a segunda posição na prova, mas se recuperou para obter o quarto triunfo de sua carreira na competição. “A equipe trabalhou perfeitamente durante todos os dias e, duramente a prova, eu poupei o carro. Larguei com calma e cheguei a colocar o carro duas vezes ao lado do (Marcos) Paioli apenas para mostrar que eu estava em condições de tentar a ultrapassagem, mas que deixaria isso para o momento certo. Entramos juntos no box e quando vi que as minhas condições eram mais favoráveis, fiz assumi a dianteira”.
A segunda posição na C 250 Cup ficou com o novato André Moraes Júnior. Aos 17 anos de idade e estudando do segundo grau, ele é o piloto mais jovem do Mercedes-Benz Challenge, e mostrou já em sua primeira prova que deve ser uma das forças do campeonato. “Este resultado nos surpreendeu bastante. Não conseguimos acertar o carro nem nos treinos livres e nem mesmo na classificação, e no fim do dia de ontem (sábado) decidimos aplicar um setup de última hora, baseado em nosso conhecimento do carro principalmente para o circuito de São Paulo. E deu tudo certo. Faltou pouco para a vitória, mas na próxima vamos buscar um resultado ainda melhor”, resumiu o estreante de Americana.
Sabedoria de campeão – Maiores vencedores em atividade na categoria C 250 Cup, recordistas de pole positions no ano passado e sempre favoritos à vitória, Marcos Paioli e seu parceiro Peter Gottschalk souberam reconhecer o bom momento vivido por Claudio Simão e por André Jr. Para se manterem na briga pelas primeiras posições, garantem que vão apostar em uma estratégia que costuma render bons frutos no esporte a motor: trabalho.
“O fim de semana foi desafiador em razão da excelente performance do Claudio Simão já no treino de classificação. E isso nos deixa mais empenhados para continuar evoluindo no acerto do carro. Vamos precisar trabalhar ainda mais para fazer frente a essa nova concorrência, que também é personificada pelo André Júnior. Mesmo sendo este o sétimo ano do Mercedes-Benz Challenge, para nós é como se estivéssemos em um ano de estreia. Chegando a São Paulo vamos colocar todos os dados coletados aqui em Goiânia na prancheta, para estudar o que pode ser feito para a etapa de Santa Cruz do Sul”, disse Paioli.
A segunda etapa da temporada 2017 do Mercedes-Benz Challenge está agendada para o dia 21 de maio, em Santa Cruz do Sul (RS).
Resultado da etapa de abertura do Mercedes-Benz Challenge, em Goiânia:
1) Fernando Junior (WCR – CLA), 28 voltas em 47min26s627
2) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports – CLA), a 5s706
3) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing – CLA), 8s981
4) Cristian Mohr (WCR – CLA), a 9s086
5) José Vitte (WCR – CLA), a 13s112
6) Fernando Amorim (Mottin/Sul Racing – CLA), a 16s430
7) Renato Braga (RSports Racing – CLA), a 28s457
8) Pierre Ventura (Cordova Motorsports – CLA), a 32s776
9) Fabio Escorpioni (Hot Car Competições – CLA), a 37s753
10) Lorenzo Varassin (Cordova Motorsports – CLA), a 38s607
11) Fernando Poeta (Mottin/Sul Racing – CLA), a 54s652
12) Raijan Mascarello (Mottin Racing – CLA), a 58s496
13) Paulo Varassin (Cordova Motorsports – CLA), a 1min19s568
14) Cesar Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing – CLA), a 1min23s428
15) Claudio Simão (Center Bus Sambaiba Racing – C 250), a 1 volta
16) André Moraes Júnior (PGL Racing – C 250), a 1 volta
17) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing – C 250), a 1 volta
18) Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel (Brandão Motorsport – C 250), a 1 volta
19) Peter Michel Gottschalk (Paioli Racing – C 250), a 1 volta
20) Flavio Andrade (Hot Car Competições – C 250), a 1 volta
21) Max Mohr (RSports Racing – C 250), a 1 volta
22) Beto Rossi (Paioli Racing – C 250), a 2 voltas
23) Alexandre Navarro (RSports Racing – C 250), a 2 voltas
24) Luiz Barcellos (Center Bus Sambaiba Racing – C 250), a 2 voltas
25) Carlos Guilherme/Sérgio Kuba (Center Bus Sambaiba Racing – C 250), a 3 voltas
26) João Lemos (PGL Racing – C 250), a 3 voltas
27) Carlos Machado (Center Bus Sambaiba Racing – C 250), a 3 voltas
28) Cello Nunes (RSports Racing – C 250), a 3 voltas
29) Giusepe Vecci (Friato/DCM – C 250), a 3 voltas
30) Rudinei Sabino (Center Bus Sambaiba Racing – C 250), a 3 voltas
31) Ciro Lobo/Fabio Peterson (Center Bus Sambaiba Racing – C 250), a 3 voltas
32) Fernando Pessoa (Center Bus Sambaiba Racing – C 250), a 5 voltas
33) Ydenis de Souza/Bruno Alvarenga (RSports Racing – C 250), a 7 voltas
Não completaram:
34) Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing – CLA)
35) Roger Sandoval (Mottin Racing – CLA)
36) Danilo Pinto (Cordova Motorsports – CLA)
Confira a classificação do Mercedes-Benz Challenge 2017:
CLA AMG Cup:
1) Fernando Júnior, 20 pontos
2) Adriano Rabelo, 17
3) Betão Fonseca, 15
4) Cristian Mohr, 13
5) José Vitte, 11
6) Fernando Amorim, 10
7) Renato Braga, 9
8) Pierre Ventura, 8
9) Fabio Scorpioni, 7
10) Lorenzo Varassin, 6
11) Fernando Poeta, 5
12) Raijan Mascarello, 4
13) Paulo Varassin, 3
14) Cesar Fonseca, 2
C 250 Cup:
1) Claudio Simão, 20 pontos
2) André Moraes Júnior, 17
3) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 15
4) Raphael Teixeira/Ricardo Crunivel, 13
5) Peter Michel Gottschalk, 11
6) Flavio Andrade, 10
7) Max Mohr, 9
8) Beto Rossi, 8
9) Alexandre Navarro, 7
10) Luiz Barcellos, 6
11) Carlos Guilherme/Sérgio Kuba, 5
12) João Lemos, 4
13) Carlos Machado, 3
14) Cello Nunes, 2
15) Giusepe Vecci, 1
Confira as próximas etapas do calendário 2017
21/05 – Santa Cruz do Sul (RS)
09/07 – Londrina (PR)
06/08 – Velo Città (SP)
10/09 – Local ainda não confirmado
22/10 – Curitiba (PR)
26/11 – Brasília (DF)
10/12 – Interlagos (SP)
Foto: Fabio Davini/Mercedes-Benz
Por BestPR Comunicação