Foram seis anos de expectativa, ansiedade e torcida para que um dos principais campeonatos do rally brasileiro voltasse à ativa. E principalmente de muito trabalho e movimentação nos bastidores.
A temporada de 2017 marca o retorno do Mineiro de Rally de Velocidade (CMR). Graças ao empenho dos integrantes do Rally Clube Minas Gerais (RCMG), de pilotos, equipes e de um batalhão de abnegados e apaixonados pelo esporte, as máquinas voltam a levantar poeira no estado. O primeiro desafio será o Rally de Inhaúma, dia 20.
Em relação às edições anteriores, a competição traz uma série de novidades, com direito a novas categorias e à inclusão dos UTVs, quadriciclos, autocross (gaiolas) e motos, que competirão no regulamento Baja, sem levantamento ou livro de bordo, apenas brigando contra o cronômetro. Carros – nas categorias RC2, RC4 e RC5 – e veículos incluídos na Cross-country (picapes, protótipos, SUVs e modelos off-road homologados) manterão o sistema de disputa habitual, com o reconhecimento prévio, seguido da disputa das especiais.
Em Inhaúma, as duplas vão encarar um percurso de 19,8 quilômetros desenhado na Fazenda do Treme, que já recebeu competições como a etapa mineira da Polaris Cup. O regulamento prevê que os vencedores serão conhecidos ao fim de quatro passagens pelo trecho cronometrado. A área de apoio mecânico será montada na Praça da Manga, centro da cidade, vizinha a Sete Lagoas. A expectativa da organização é de que mais de 30 veículos marquem presença, a julgar pelo interesse inicial e pelas primeiras inscrições.
Sete Lagoas, aliás, será a segunda parada do calendário, em 24 de junho, levando os competidores a reencontrar a região da Serra de Santa Helena. Em 9 e 10 de setembro, Ouro Branco, tradicional palco do rally mineiro, sediará rodada dupla, também válida pela quinta etapa do Brasileiro (CBR). Os campeões serão conhecidos em uma prova inédita, em Morada Nova de Minas.
O Campeonato Mineiro de Rally tem a realização do Rallye Clube de Minas Gerais, com supervisão da Federação Mineira de Automobilismo (FMA) e Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG). Maiores informações podem ser obtidas no www.rallyemg.com.br
Foto: CMR
Por Rodrigo Gini Madeira